Buscar

AP Ed ambiental

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604737818)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	De qual famoso educador brasileiro pertence a frase: "ninguém educa ninguém, ninguém conscientiza ninguém, ninguém se educa sozinho. Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe. "
		
	
	Marina Silva
	
	Paulo Brito
	
	Cora Coralina
	
	Paulo Freire
	
	Vinicius de Moraes
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604402453)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Dentre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição de educação ambiental:
		
	
	A educação ambiental é um processo que busca mudanças na relação do homem com o ambiente e tem como proposta principal a conscientização das vantagens econômicas auferidas com a reciclagem dos materiais e utilização dos recursos naturais.
	
	A educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e tem como proposta principal a superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. 
	
	A educação ambiental é o ramo do Direito Ambiental que rege as relações entre os seres humanos e o meio ambiente, visando conscientizá-los através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.
	
	A educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente, destinada exclusivamente aos setores públicos e Organizações Não-Governamentais (ONG¿s).
	
	A educação ambiental é um ramo do saber que tem como objetivo obrigar as pessoas a tomar atitudes corretas em relação ao meio ambiente, através da promulgação de leis e normas específicas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604433093)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes. Quais são os componentes?
		
	
	Modismo, comunicação e psicológico.
	
	Modismo, ansiedade e psicológico.
	
	Utilitário, comunicação e psicológico.
	
	Utilitário, comunicação e modismo.
	
	Utilitário, modismo e psicológico.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605225099)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O termo ¿desenvolvimento sustentável¿ é muito empregado para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. A expressão " desenvolvimento sustentável" designa, especificadamente:
		
	
	A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.
	
	A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.
	
	A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.
	
	A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.
	
	O desenvolvimento industrial e comercial em todos os setores, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento econômico e social.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604842292)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	... a disseminação da consciência ambientalista no Brasil foi muito prejudicada pelos altos e baixos da democratização do país. Qual a participação da ditadura militar neste contexto?
		
	
	Durante o período da ditadura militar era terminantemente proibido manifestações em defesa da conservação do meio ambiente.
	
	A ditatura militar de 1964 não teve impacto na educação ambiental do país.
	
	A ditadura militar ainda que tenha tirado de cena alguns personagens que atuavam de forma ativa nas discussões sócio ambientais, não impediu a disseminação da consciência ambiental.
	
	A ditadura de 1964 desmobilizou a cidadania, resultando numa atuação estatal tímida e particularmente voltada para a criação de áreas naturais protegidas.
	
	Foi somente após o período da ditadura de 1964 que o poder publico brasileiro iniciou ações em defesa do meio ambiente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604405862)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced ou Earth Summit), veio contrariar os que gostam de tornar as coisas mais complicadas. Através do capítulo 4, Seção IV da Agenda 21, a Rio-92 corroborou as recomendações de Tbilisi para a EA. Ficou patente a necessidade do enfoque interdisciplinar e da prioridade das seguintes áreas de programas: 
		
	
	Conscientizar, transmitir informações e estabelecer critérios e padrões.
	
	Reorientar a educação, aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente e estabelecer critérios.
	
	Reorientar a educação, estabelecer critérios e padrões e promover o treinamento.
	
	Reorientar a educação, aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente e promover o treinamento.
	
	Conscientizar, transmitir informações e promover o treinamento.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201604397264)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Acredita-se que no futuro o binômio educação/ambiente desaparecerá, originando uma Educação que não precise de adjetivos e que seja sempre ambiental. Contudo, este acontecimento depende de que sejam tradadas os problemas ambientais oriundos da desigualdade social. Neste contexto, observamos que o processo de Globalização:
		
	
	A Educação Ambiental não deve se preocupar com as questões sociais no sentido de apresentar formas criativas de se diminuir a desigualdade social e sim focar na recuperação do ambiente.
	
	É errado colocar o ser humano, e demais espécies, como foco do desenvolvimento e o crescimento econômico deve ser considerado um meio e, não, um fim do desenvolvimento.
	
	É muito importante que este processo ocorra com bases éticas, onde o lucro máximo dos participantes do mercado seja a principal meta de desenvolvimento.
	
	Está ampliando a oportunidade de expansão do capital para milhões de pessoas, possibilitando uma maior equidade social e oferecimento de novas vagas de empregos nas empresas e outros setores.
	
	É um modelo atual de desenvolvimento que pode estar ocasionando um consumo irracional dos recursos naturais, além de um processo de degradação ambiental e intensificação da pobreza.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201604215137)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (Artigo 225 da Constituição Federal). 
Com base no princípio constitucional acima indique a resposta correta: 
		
	
	Cabe somente ao poder público, a defesa do ambiente para as gerações futuras.
	
	O ambiente ecologicamente equilibrado é uma definição legal e política.
	
	O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente definições biológicas.
	
	Todos devem ter o mesmo padrão de vida social e econômico.
	
	Não há relação entre meio ambiente, sociedade e cultura.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201604405549)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Por seu turno, o ambientalismocoloca-nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades. Assim, resgatar a política é fundamental para que se estabeleça _______________________________resultante das lutas ambientalistas (Sorrentino et al., 2005). Qual a alternativa completa a frase acima?
		
	
	um desenvolvimento tecnológico mais acelerado
	
	um regime de uso do meio mais aberto
	
	uma ordem pública
	
	uma prática mais agressiva para o desenvolvimento do país
	
	uma ética da sustentabilidade 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201604407040)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como o início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Conforme Barbieri (2010), uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais. Marque a resposta errada:
		
	
	Código Florestal
	
	Código de Águas
	
	Código de Educação ambiental
	
	Código de Minas
	
	Código de Caça

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes