Buscar

AULA 1 CLIMATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 1 CLIMATOLOGIA
GEOGRAFIA EAD- ESTÁCIO 2018
A atmosfera terrestre possui uma estrutura vertical extremamente variável, em termos de composição, temperatura, umidade, pressão, entre outras. Para fins acadêmicos, costuma-se dividir a atmosfera em várias camadas.
A camada cujo limite superior se encontra a, aproximadamente, 50 km de altitude, na qual a temperatura cresce devido à absorção de radiação pelo ozônio presente nessa região, é denominada:
R= Estratosfera.
Os efeitos da poluição e os problemas ambientais de caráter local, regional ou global têm contribuído bastante para a sensibilização da sociedade na busca de acordos sobre tecnologias mais limpas e mecanismos de desenvolvimento sustentável.
O Protocolo de Montreal, criado em 1987, é um tratado internacional que estabeleceu, principalmente, medidas para mitigação de determinado problema ambiental, conhecido como:
 R= Destruição da camada de ozônio.	
Leia o texto a seguir:
"O tempo meteorológico é, na realidade, algo que varia muito sobre a face da Terra. O tempo seria a soma total das condições atmosféricas de um dado local e tempo cronológico, ou seja, a descrição instantânea". ALMEIDA, Hermes Alves de. Climatologia aplicada à Geografia. Campina Grande: EDUEPB, 2016.
Sobre o assunto, julgue as assertivas a seguir:
I. Fará muito calor hoje em São Paulo. Em Goiânia, as temperaturas serão mais amenas.
II. As temperaturas em todo o mundo estão cada vez maiores e vêm causando preocupações entre os cientistas.
III. Costuma chover muito em Salvador nessa época do ano, é melhor estarmos preparados!
IV. Li no jornal que essa semana será chuvosa em Belém.
Com base nas afirmações acima, é possível afirmar que:
R= II e III fazem referência ao clima e I e IV fazem referência ao tempo.
A atmosfera é uma fina camada de gases, sem cheiro, sem cor e sem gosto. Dente os gases presentes na atmosfera, aquele que a constituí em maior quantidade é:
R= Nitrogênio.
O entendimento dos fenômenos climatológicos é fundamental para a análise geográfica e ambiental do espaço no entorno da sociedade e, dente os conceitos propostos, a diferença entre tempo e clima precisa ser analisada. Sobre a relação entre tempo e clima, é correto dizer que:
R= O clima é a sucessão de eventos relacionados com o tempo meteorológico.
Um dos problemas ambientais mais sérios com que se defronta, nos dias atuais, a humanidade, é a poluição da atmosfera terrestre. Contudo, nem todas as camadas da atmosfera sofrem diretamente os efeitos dessa poluição. Em que camada da atmosfera se concentra a poluição do ar?
R= Troposfera.

Outros materiais