Buscar

Trabalho O que é Literatura Infantil de Ligia Cadermatori

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Livro: O que é Literatura Infantil de Ligia Cadermatori
Como o livro de literatura infantil pode contribuir na construção de uma competência /potencialidade de sensibilidade à polifonia?
Os livros de literatura infantil, através dos jogos de linguagem e imagens relacionadas no decorrer das histórias faz com que o leitor, seja ele, criança ou adulto possa interagir com a história, ou seja, o leitor automaticamente fará sons ou gestos ao ler, por exemplo, “Ao sair de casa para ir a escola, a jovem Alice pisou no rabo do gato que gritou desesperado – miaaaaaaaaaaaaaau, e deu um pulo” – (Nesse momento da leitura, o leitor sem perceber irá miar imitando um gato de verdade e até mesmo saltar), ou então “Saindo apressada, ainda bateu a porta com tanta força que estremeceu até o chão” (O leitor acabará se balançando, como se estivesse presenciando um tremor abaixo de seus pés).
A literatura infantil desperta a curiosidade, a emoção, a criatividade e até conhecimento em seus leitores. Devemos quebrar esse engessamento de que literatura infantil não passa de histórias sem fundamentos, que serve apenas para distração das crianças. 
As variações de palavras, de contexto, de sons. A fantasia, sempre foi e continua sendo um dos elementos mais importantes na literatura Infantil. Através do prazer ou das emoções que as histórias lhes proporcionam, o simbolismo que está implícito nas cenas, no contexto e nos personagens vai agir em seu inconsciente, atuando pouco a pouco para ajudar a resolver os conflitos interiores normais nessa fase da vida. 
Na linguística, a polifonia é uma característica dos textos em que estão presentes diversas vozes. O termo polifonia é formado pelos vocábulos “poli” (muitos) e “fonia” (relativo ao som, voz). E é através dos contos literários que o leitor construirá essa percepção, a sensibilidade de diferenciar e simbolizar os gestos e sons.
“Segundo a autora é no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias.” Ligia Cadermatori.

Outros materiais