Buscar

LISTA DE EXERCÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS
Alunos: Juvenal Junior e Marquin Toin 
R8. Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet.
O meio mais usado é o par de fios traçados, pelo custo ser baixo, existem também os cabos coaxiais, fibras óticas e espectros de rádio.
R10- Descreva as tecnologias de acesso sem fio mais populares atualmente. Faça uma comparação entre elas.
LAN sem fio: Em uma LAN sem fio, os usuários transmitem/recebem pacotes de um ponto de acesso que, por sua vez é conectado à Internet com fio. Acesso sem fio em longa distância: Os usuários de Internet móvel utilizam uma infraestrutura de telefone celular, acessando estações-base que estão até 10 km de distância.
R12. Qual é a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos?
Inicialmente vamos definir alguns termos: Comutação de circuitos: quando fazemos uma chamada telefônica o comutador do sistema telefônico procura um caminho físico desde o seu telefone até o telefone do receptor, essa técnica chama-se comutação de circuitos. Comutação de pacotes: pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. Em redes de computação de circuitos os recursos necessários ao longo do caminho são reservados pelo período da sessão de comunicação, em redes de comutação de pacotes esses recursos não são reservados, as mensagens usamos recursos por demanda e como consequência poderão entrar em fila para conseguir acesso ao enlace. Na comutação de circuitos, como é reservada uma largura de banda, os comunicantes podem transferir dados a uma taxa constante garantida, na comutação de pacotes, o pacote é enviado a rede sem nenhuma reserva de largura de banda (é utilizada a técnica sore and forward). Comutação de pacotes permite que mais usuários usem a rede, é mais simples, sem configuração de chamada, entretanto há a necessidade de protocolos para transferência confiável e controle de congestionamento devido ao atraso e perda de pacotes. TDM e FDM, uma comutação de circuitos é implementada em um enlace por multiplexação por divisão de frequência (FDM) ou por multiplexação por divisão de tempo (TDM). Na FDM o aspectro de frequência é dividido em bandas de frequência, tendo cada usuário a banda exclusiva da divisão. Na TDM cada usuário obtém periodicamente a largura de banda inteira por um de terminado período de tempo. TDM: Total de tempo disponível é dividido em vários usuários, ou seja, cada usuário usa o meio exclusivamente, durante u m tempo curto. FDM: o aspectro de frequência total é dividido para os vários usuários.
R13- Suponha que usuários compartilhem um enlace de 2 Mbits/s e que cada usuário transmita continuamente a 1 Mbit/s, mas cada um deles transmite apenas 20% do tempo. (Veja a discussão sobre multiplexação estatística na Seção 1.3.)
a. Quando a comutação de circuitos e utilizada, quantos usuários podem ser admitidos?
b. Para o restante deste problema, suponha que seja utilizada a comutação de pacotes. Por que não haverá atraso de fila antes de um enlace se dois ou menos usuários transmitirem ao mesmo tempo? Por que haverá atraso de fila se três usuários transmitirem ao mesmo tempo?
c. Determine a probabilidade de um dado usuário estar transmitindo.
d. Suponha agora que haja três usuários. Determine a probabilidade de, a qualquer momento, os três usuários transmitirem simultaneamente. Determine a fração de tempo durante o qual a fila cresce.
R15- Alguns provedores de conteúdo criaram suas próprias redes. Descreva a rede da Google. O que motiva os provedores de conteúdo a criar essas redes?
 A rede do Google se apresenta como rede mundial, devido a ter um grande fluxo de dados, recebendo um grande contingente de diversas partes do mundo. O que motiva os provedores a criar essas redes é a prestação e melhoria do acesso ao serviço oferecido.
R20- Suponha que o sistema final A queira enviar um arquivo grande para o sistema B. Em um nível muito alto, descreva como o sistema A cria pacotes a partir do arquivo. Quando um desses arquivos chega ao comutador de pacote, quais informações no pacote o comutador utiliza para determinar o enlace através do qual o pacote é encaminhado? Por que a comutação de pacotes na Internet é semelhante a dirigir de uma cidade para outra pedindo informações ao longo do caminho?
O sistema final A divide o arquivo grande em porções de dados menores. Para cada porção de dados, é adicionado um cabeçalho, gerando pacotes. O cabeçalho de cada pacote contém o endereço de destino (neste caso, o sistema final B). Na rede, quando um pacote chega a um comutador de pacotes (roteador), este examina uma parte do endereço de destino do pacote e conduz o pacote a um roteador adjacente. Cada roteador possui uma base de encaminhamento que mapeia o endereço de destino (ou partes desse endereço) para os enlaces de saída. Quando um pacote chega ao comutador de pacotes (roteador), este examina o endereço de destino (ou partes deste endereço) no cabeçalho do pacote e busca a sua base utilizando este endereço de destino para encontrar o enlace de saída apropriado. O comutador de pacotes (roteador), então, direciona o pacote ao enlace de saída. A comutação de pacote na Internet é análoga a dirigir de uma cidade para outra pedindo informações ao longo do caminho, pois em ambos o caso, é utilizado um endereço específico para determinar qual o caminho a seguir. No caso do pacote, o (s) enlace (s) de saída é determinado pelo roteador, e no caso do motorista, o caminho é determinado por quem (ou o que) atende o pedido de informação.
PG 52
R23- Quais são as cinco camadas da pilha de protocolo da Internet? Quais as principais responsabilidades de cada uma dessas camadas?
Aplicação → residem as aplicações de rede e seus protocolos
Transporte → transporta mensagens da camada de aplicação entre cliente e servidor de uma aplicação
Rede → é responsável pela movimentação, de uma máquina para outra, dos datagramas (pacotes da camada de rede).
Enlace → é responsável por rotear um datagrama por meio de uma série de comutadores de pacotes (roteadores de internet) entre a origem e o destino.
Física → movimenta os bits individuais que estão dentro do quadro de um nó para o seguinte
R26- Qual é a diferença entre um vírus e um worm? 
Ambos o vírus e worm são tipos de programas malware que variam desde muito incômodos até extremamente perigosos. Os vírus se anexam a programas ou arquivos, e contam com pessoas para executar o programa ou abrir o arquivo para que possam infectar um PC. Worms, um subtipo de vírus de computador, são semelhantes a vírus, mas não exigem qualquer ação humana para infectar um PC e se espalham por uma rede e mesmo além, digamos ao se enviar por meio de e-mail para todas as pessoas em seu catálogo de endereços.
R28- Suponha que Alice e Bob estejam enviando pacotes um para o outro por uma rede de computadores e que Trudy se posicione na rede para poder capturar todos os pacotes enviados por Alice e enviar o que quiser para Bob; ela também consegue capturar todos os pacotes enviados por Bob e enviar o que quiser para Alice. Cite algumas atitudes maliciosas que Trudy pode fazer a partir de sua posição.
Tomar posse de informações e pessoas e sigilosas de Bob e de Alice, podendo também infectar o computador de ambos enviando pacotes contendo vírus ou worms. 
P3- Considere uma aplicação que transmita dados a uma taxa constante (por exemplo, a origem gera uma unidade de dados de N bits a cada k unidades de tempo, onde k é pequeno e fixo). Considere também que, quando essa aplicação começa, continuará em funcionamento por um período de tempo relativamente longo. Responda as seguintes perguntas, dando uma breve justificativa para sua resposta:
A. O que seria mais apropriado para essa aplicação: uma rede de comutação de circuitos ou uma rede de comutação de pacotes?Por quê?
Uma rede de comutação por circuitos. Uma transmissão contínua por um longo período de tempo tende a ocupar toda a largura de banda do enlace para ser eficiente, de modo que deve ser escolhida a comutação por circuito, já que a mesma aloca esta capacidade ao criar um canal dedicado para a transmissão.
b. Suponha que seja usada uma rede de comutação de pacotes e que o único tráfego dessa rede venha de aplicações como a descrita anteriormente. Além disso, admita que a soma das velocidades de dados da aplicação seja menor do que as capacidades de cada um dos enlaces. Será necessário algum tipo de controle de congestionamento? Por quê?
Sim. O controle de congestionamento decorre da capacidade limitada dos roteadores de processar o tráfego de dados direcionado para suas entradas, independente da capacidade dos enlaces que os interliga.
P6- Este problema elementar começa a explorar atrasos de propagação e de transmissão, dois conceitos centrais em redes de computadores. Considere dois hospedeiros, A e B, conectados por um único enlace de taxa R bits/s. Suponha que eles estejam separados por m metros e que a velocidade de propagação ao longo do enlace seja de s metros/segundo. O hospedeiro A tem de enviar um pacote de L bits ao hospedeiro B.
a. Expresse o atraso de propagação, dprop, em termos de m e s.
b. Determine o tempo de transmissão do pacote, dtrans, em termos de L e R.
c. Ignorando os atrasos de processamento e de fila, obtenha uma expressão para o atraso fim a fim.
d. Suponha que o hospedeiro A comece a transmitir o pacote no instante t = 0. No instante t = dtrans, onde
estará o último bit do pacote?
e. Imagine que dprop seja maior do que dtrans. Onde estará o primeiro bit do pacote no instante t = dtrans?
f. Considere que dprop seja menor do que dtrans. Onde estará o primeiro bit do pacote no instante t = dtrans?
g. Suponha que s = 2,5 ∙ 108, L = 120 bits e R = 56 kbits/s. Encontre a distância m de modo que dprop seja igual a dtrans.

Continue navegando