Buscar

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
	Avaliando Aprend.: SDE3486_SM_201408445093 V.1 
	Aluno(a
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	03/05/2018 11:34:50 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201409604578)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Diferente dos guias alimentares tradicionais que se baseiam em nutrientes, grupos alimentares e porções recomendadas, a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira traz uma abordagem inovadora valorizando as refeições, as dimensões sociais e culturais do alimento. Além de recomendações para se alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada, a publicação traz informações de como comer e preparar a refeição, além de sugestões para enfrentar os obstáculos do cotidiano para manter um padrão alimentar saudável, como falta de tempo e inabilidade culinária. Com base nesse documento, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Alimentos processados (2) Alimentos ultraprocessados (3) Alimentos in natura ou minimamente processados ( ) São aqueles submetidos à limpeza, remoção de partes não comestíveis, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento, congelamento, moagem e fermentação, sem adição de sódio ou açúcar. ( ) Embora mantenham a identidade básica e a maioria dos nutrientes do alimento do qual derivam, os ingredientes e os métodos de processamento utilizados na fabricação alteram de modo desfavorável a composição nutricional. ( ) Por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos mais saudáveis. As formas de produção, distribuição, comercialização e consumo afetam de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
		
	
	2 3 1
	 
	2 1 3
	
	2 1 2
	 
	3 2 1
	
	1 2 3
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409643408)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os frutooligossacarídeos são carboidratos não digeríveis que apresentam vários benefícios para o organismo humano. Sobre o FOS marque a opção correta.
		
	
	Não são incorporados como aditivos na indústria alimentícia.
	 
	Atuam como prebióticos alimentando as bactérias benéficas do intestino.
	
	Frango e peixe são exemplos de alimentos que apresentam FOS em grande quantidade.
	
	Os FOS só são encontrados nos alimentos, não são veiculados na forma de suplementos alimentares.
	
	Os FOS devem ser utilizados de forma isolada, pois quando usado junto com probióticos podem apresentam malefícios a saúde.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409379962)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em 2014, o Ministério da Saúde lançou o Novo Guia alimentar para população Brasileira. A nova proposta apresenta uma regra de ouro que facilita a observação das quatro recomendações gerais feitas no capítulo. Indique quais afirmações à baixo cita esta regra de ouro:
		
	
	O uso de alimentos processados pode ser consumido, em grandes quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados;
	
	Alimentos minimamente processados tendem a afetar negativamente a cultura, a vida social e o ambiente;
	 
	Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias à alimentos ultraprocessados;
	
	Atividade Física ao menos 3 vezes na semana, tende a melhorar a saúde do indivíduo;
	
	Prefira sempre alimentos ultraprocessados e preparações culinárias a alimentos minimamente processados.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408605837)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Existe uma série de padrões para o planejamento e avaliação de dietas e suplemento alimentares para indivíduos ou coletividades. De acordo com o conceito de ingestão dietética de referência (Food Nutrition Board. 1994), a ingestão média estimada (EAR - Estimated Average Requeriment ) refere-se à:
		
	
	Recomendação de um nutriente baseado em observação ou estimativa de nutrientes ingeridos por grupos ou indivíduos saudáveis.
	
	Quantidade de um nutriente necessária para atender às necessidades de quase toda a população sadia de indivíduos e devendo servir como meta para a ingestão individual.
	 
	Quantidade de ingestão de um nutriente por meio da qual cerca de metade dos indivíduos pode ter suas necessidades atendidas, e a outra metade, não.
	
	Fixação do nível máximo da ingestão diária de um nutriente que não causará efeitos adversos a quase todos os indivíduos da população.
	
	Quantidade ideal que deve ser consumida por indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, visando sua recuperação, e pela população em geral.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409515491)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em 2002, o Institute of Medicine (IOM) propôs novos conceitos de recomendações nutricionais, as Dietary Reference Intake (DRIs). Sendo assim, considere as seguintes afirmativas:
A ingestão dietética recomendada (RDA) é o nível de ingestão alimentar suficiente para atender as necessidades de metade dos indivíduos saudáveis de um determinado grupo etário e sexo.
O limite superior tolerável da ingestão que pode oferecer efeito adverso à saúde é representado pela necessidade média estimada (EAR).
 Ingestão continuada de determinado nutriente acima do limite superior tolerável de ingestão (UL) não coloca em risco a saúde da maior parte dos indivíduos.
A Ingestão adequada (AI) pode ser empregada quando não se pode determinar a EAR.
A necessidade média estimada (EAR) é o nível de ingestão alimentar suficiente para atender as necessidades de metade dos indivíduos saudáveis de um determinado grupo etário e sexo.
Está correto o que se afirma em:
		
	
	IV e V
	
	III e IV
	
	II e III
	 
	Apenas V
	
	I e V

Outros materiais