Buscar

ADM NOVOS NEG 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	No ambiente interno da empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
		
	
	concorrentes
	 
	stakeholders
	
	fornecedores
	
	clientes
	 
	políticos
	
Explicação:
Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes.
Ambiente é o universo que envolve a organização.
O ambiente interno envolve tudo que é necessário para que a organização realize suas operações. Então, clientes (sem os quais a empresa não tem razão de existir), fornecedores (sem os quais não há matéria prima), concorrência (que determina as linhas de ação) e stakesholders (grupos interessados na organização), com certeza, fazem parte do ambiente interno da organização, uma vez que são fatores intimamente ligados ao próprio funcionamento de uma empresa. No entanto, os políticos, embora possam indiretamente interferir nas operações empresariais, no que se refere à legislação, podem ser responsáveis por alterações nos processos empresariais, mas como uma influência EXTERNA. Sendo assim, como o enunciado pede para apontar a exceção, a opção correta é ¿políticos¿.
	
	 
	Ref.: 201407848547
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um dos tópicos mais abordados nos dias atuais é a Globalização, que significa o aumento da competição internacional e do livre comércio entre os países, gerando um cliente cada vez mais exigente. Assinale a alternativa que apresenta uma característica deste novo consumidor:
		
	
	Não valoriza o bom atendimento.
	
	Redução do poder de compra.
	
	Pouca informação sobre tudo.
	 
	O cliente quer encontrar o que deseja e ser bem atendido.
	 
	Não pesquisa antes de comprar.
	
Explicação:
Hoje o cliente é crítico e informado. É atuante no processo de consumo, interagindo com marcas, outros clientes e até participa do processo de concepção de produtos e serviços. Sendo assim, é importante que as empresas se dediquem a oferecer produtos de qualidade superior, com serviços agregados e atendimento de qualidade superior.
	
	 
	Ref.: 201407842162
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O padrão e a qualidade de vida na sociedade contemporânea atual dependem dos esforços conjuntos das pessoas, das empresas, do governo e das organizações de um modo geral. Toda realização humana surgiu inicialmente na mente de alguém que teve atitude e vontade suficientes a fim de colocar aquilo em prática, identificando alguma oportunidade no ambiente. Essas pessoas são conhecidas como:
		
	
	Gestores.
	
	Aventureiros.
	 
	Empreendedores.
	
	Autônomos.
	
	Especialistas.
	
Explicação:
O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que enxerga novas oportunidades, é viosionário e ao mesmo tempo realizador. Está sempre pensando em novas soluções para atender diferentes demandas. O empreendedor busca a autorrealização, assim como o reconhecimento da Sociedade. Na maioria das vezes o empreendedor é um líder que está sempre em busca do seu autodesenvolvimento.
	
	 
	Ref.: 201407175880
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresas, foram herdados da:
		
	
	Primeira gerra mundial
	 
	Revolução Industrial
	
	Segunda guerra mundial
	
	Unificação do Mercosul
	
	Descoberta do Brasil
	
Explicação:
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Como um processo de grandes transformações econômico-sociais, trouxe consigo o aparecimento das empresas formais¿ e, consequentemente, com o decorrer do tempo, os conceitos de organização do trabalho, estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão, foram evoluindo.
	
	 
	Ref.: 201407759234
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Toda empresa recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar às oportunidades e ameaças. Baseado nesta informação pode-se afirmar que os clientes, fornecedores e concorrentes fazem parte do:
		
	
	Ambiente Geral.
	 
	Ambiente de Tarefa.
	 
	Macro-ambiente.
	
	Ambiente interno.
	
	Ambiente maior.
	
Explicação:
O ambiente de tarefas é formado pelos clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras e parceiros estratégicos. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização deve operar. Por isso a análise dos principais concorrentes e seus diferenciais, assim como a avaliação de possíveis ameaças de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações próprias do ambiente de tarefa.
	
	 
	Ref.: 201407402315
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No ambiente externo à empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
		
	
	demográficos
	 
	colaboradores
	
	sindicais
	 
	econômicos
	
	sociais
	
Explicação:
Uma vez que o que está sendo questionado  é o que não faz parte do ambiente EXTERNO, a única alternativa cabível é que menciona os colaboradores, que fazem parte integrante do ambiente INTERNO da empresa. Todas as outras opções dizem respeito a fatores de fora da organização (externos).
	
	 
	Ref.: 201407842187
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma empresa é um sistema ---------------------, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, para que a empresa possa sobreviver e se desenvolver, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar aos acontecimentos, utilizando um processo de previsão do futuro.
		
	 
	Novo.
	
	Único.
	
	Fechado.
	
	Conjunto.
	 
	Aberto.
	
Explicação:
As empresas caracterizam-se como um sistema aberto e dinâmico formado por elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções. De acordo com Pereira In: Catelli (1999) ...como um sistema aberto, a empresa encontra-se permanentemente interagindo com seu ambiente. Como sistema dinâmico, realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que a mantém em constante mutação e requerem seja constantemente orientadas ou reorientadas para uma finalidade principal.
	
	 
	Ref.: 201407842196
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, chamadas de:
		
	
	Acionistas.
	
	Analistas de mercado.
	
	Mercado de câmbio.
	 
	Stakeholders.
	
	Bolsa de valores.
	
Explicação:
Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, ou seja, seus stakeholders. Stakeholder é um grupo estratégico para empresa, inclui aqueles indivíduos, grupos e outras organizações que têm interesse nas ações de uma empresa e que têm habilidade para influenciá-la (Savage, Nix, Whitehead, & Blair, 1991). São eles: funcionários, fornecedores, acionistas, clientes, sindicatos e etc.

Outros materiais