Buscar

ED - Sistemas Operacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ED - Sistemas Operacionais - Conteudo 4
1 - C - O GRUB além da inicialização de alguns valores iniciais, tais como, registradores da CPU, controladores de dispositivos exibe ao usuário um menu com as diversas opções de kernel disponíveis para carregamento na memória.
Justificativa: O grub carrega alguns valores iniciais( registradores da cpu, controladores de dispositivos) e exibe uma lista ao
usuário com opções de kernel e dispositivos disponíveis para carregar na memória.
2 - E - As duas asserções são proposições falsas.
Justificativa: A multiprogramação objetiva ter sempre algum processo sendo executado, para maximizar a utilização da CPU. O objetivo do compartilhamento de tempo é permitir que os usuários possam interagir com seus programas enquanto eles são executados. Para que isso aconteça a CPU é transferida freqüentemente entre os processos. Em um sistema com um único processador, nunca haverá mais de um processo em execução. Se houver mais processos ativos, cada um terá que esperar até que a CPU esteja livre e possa ser alocado para sua execução. 
3 - D - Criação e remoção de processos, tanto do sistema quanto dos usuários. Suspensão e reativação de processos. Sincroniza de processos. Comunicação entre processos. Tratamento de impasses entre processos.
Justificativa: À medida que novos processos vão sendo criados, eles são colocados em uma fila de processos. Essa fila é constituída de todos os processos do sistema. Os processos que estão armazenados na memória principal e estão prontos para entrar em execução são mantidos em uma fila de processos
prontos. O cabeçalho de uma fila de processos prontos contém apontadores para o primeiro e o último BCP na lista. Cada BCP tem um campo que contém um apontador para o próximo processo na fila de processos prontos. Existem outros tipos de filas no sistema. Quando a CPU é alocada a um processo, suas instruções são executadas durante algum tempo e depois o processo termina, é interrompido ou passa a esperar pela ocorrência de um determinado evento, tal como o término de uma operação de E/S por ele requisitada. Nesse último caso, a requisição de E/S
pode ser uma requisição de uma operação em uma unidade de fita cujo uso foi reservado ao processo ou pode ser uma requisição de uma operação em um
dispositivo compartilhado, como um disco. O processo pode ter de esperar para usar o disco. 
4 - D - O Sistema Operacional para o que está fazendo e transfere imediatamente a execução para uma posição fixa, predeterminada para essa interrupção. Essa posição contém o endereço inicial da rotina de tratamento dessa interrupção. Essa rotina é executada e, quando termina, o Sistema Operacional retorna a execução do processo computacional que havia sido interrompido.
Justificativa: Sempre que a CPU se torna ociosa, o sistema operacional deve selecionar um processo para execução, da fila de processos prontos. A seleção de processos é realizada por um programa chamado escalonador da CPU. Esse programa seleciona um processo, dentre aqueles que estão na memória prontos para serem executados, e aloca a CPU para sua execução.
5 - B - Selecionar o processo P1 para execução pela CPU.
Justificativa: Seleciona um dentre os processos que estão prontos para serem executados e aloca a CPU a esse processo.
6 - C - O sistema operacional deve controlar o número de processos na memória. Se o grau de multiprogramação for instável haverá uma quantidade muito grande de processos querendo entrar na memória, e que acarretará um desequilíbrio entre a entrada e a saída de processos da memória.
Justificativa: -É uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente.
-Com isso, fará com que o sistema operacional se perca entre os processos e acabe travando.
-Com isso, fará com que o sistema operacional se perca entre os processos e acabe travando por falta de memória.
7 - B - I e II, apenas.
Justificativa: Os processos executam de forma independente da sua infraestrutura, ou seja, computadores poderiam ter quantidade diferente de núcleos. Por outro lado, como o processo é executavel, faz chamadas ao sistema com instruções de máquina que devem ser compativeis nos dois sistemas. O total de instruções de máquina de um sistema não precisa ser igual ao outro, mas as instruções, de forma geral, devem ser iguais.
8 - A - I.
Justificativa: Normalmente, as threads são consideradas subprocessos, ou seja, partes de um processo que executam independentemente umas das outras, mas compartilham atributos do processo ao qual estão associados. Os ciclos de vida de processos e threads são normalmente idênticos, pois as threads são as unidades que, de fato, são executaveis, mas não compartilham memória com threads de outros processos. Threads são adstritas ao processo do qual fazem parte e podem executar em qualquer tipo de processador.
9 - A - kernel monolítico híbrido.
Justificativa: O kernel Linux é do tipo monolitico, assim como o UNIX e BSD. No entanto vale uma ressalva, o Linux tem algumas excessões de regras do padrão monolítico, por exemplo, os drivers de dispositivos são configurados como módulos e carregados enquanto o sistema está sendo executado, estes ainda podem ser pré-inseridos, tais modificações garantiram uma melhora no multiprocessamento simétrico. O kernel híbrido é construído a partir de um micro kernel, mas contempla também alguns serviços não essenciais, mas continua comunicando-se com os “servidores” para executar outras funções, como o serviço de impressão.
Na prática, se um dos “servidores” derem erro, o sistema operacional continua funcionando, já que trabalham de forma separada, no entanto a necessidade de comunição por mensagens do núcleo, faz com que o desempenho desse kernel seja inferior e tenha um maior consumo de hardware.
10 - B - V,V,F,V - 
Justificativa:Não existe modelo de processo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais