Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COM RELAÇÃO A SOCIEDADE LTDA:
Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais um quarto do capital social.
COM RELAÇÃO ÀS SOCIEDADES LIMITADAS, É CORRETO AFIRMAR:
A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social;
A administração da sociedade limitada poderá ser feita por administrador não sócio, desde que haja permissão no contrato social da sociedade;
Os sócios, para a constituição da sociedade, devem contribuir para a formação do capital social com dinheiro ou qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação pecuniária
ACERCA DA SOCIEDADE LIMITADA, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA:
Cabe ao conselho fiscal acompanhar e fiscalizar a administração da sociedade, verificando a sua atuação e opinando sobre os procedimentos e práticas adotados, conforme determinado no contrato social; como forma de proteção dos interesses da minoria, é, ainda, assegurado ao grupo de sócios que detenha no mínimo um quinto do capital social eleger, em separada, um dos membros do conselho fiscal e seu respectivo suplente.
CONSIDERANDO A DISCIPLINA LEGAL DAS SOCIEDADES, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Em uma sociedade limitada, o quorum para alteração do contrato social é de 3/4 (três quartos) do capital social. Já o quorum para a destituição de administrador sócio nomeado no contrato social é de 2/3 (dois terços) do capital social.
UM SÓCIO DE UMA SOCIEDADE LIMITADA FOI DELA EXCLUÍDO EXTRAJUDICIALMENTE POR DELIBERAÇÃO DA MAIORIA ABSOLUTA DO CAPITAL SOCIAL. HAVIA PREVISÃO CONTRATUAL PARA A EXCLUSÃO EXTRAJUDICIAL E TODO O PROCEDIMENTO LEGAL PARA O ATO FOI OBSERVADO, TENDO SIDO ARQUIVADA A ALTERAÇÃO DE CONTRATO SOCIAL RETRATANDO A EXCLUSÃO DO SÓCIO NO ÓRGÃO DE REGISTRO COMPETENTE. DIANTE DISSO, ELE LHE PERGUNTA COMO SERÃO CALCULADOS E PAGOS OS SEUS HAVERES. CONSIDERANDO O CONTIDO NO CÓDIGO CIVIL A RESPEITO DA RESOLUÇÃO DA SOCIEDADE EM RELAÇÃO A UM SÓCIO, SUA RESPOSTA À REFERIDA INDAGAÇÃO DEVERIA SER UMA DAS ALTERNATIVAS ABAIXO. ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA: 
Os haveres do sócio excluído serão calculados e pagos de acordo com o contido no contrato social. Caso o contrato social seja o misso, os ha veres do sócio excluído deverão ser calculados com base na situação patrimonial da sociedade, à data da exclusão, verificada em balanço especialmente levantado. Neste último caso (omissão do contrato social acerca de regras sobre o pagamento dos haveres), a quota liquidada deverá ser paga em dinheiro, no prazo de 90 (noventa) dias, a partir da apuração de seu valor em balanço especial. 
A RESPEITO DAS SOCIEDADES, CONSIDERE AS PROPOSIÇÕES ABAIXO E ASSINALE A CORRETA:
A quebra do affectio societatis não se erige como causa para a exclusão do sócio minoritário, mas apenas para dissolução (parcial) da sociedade 
COM RELAÇÃO À RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS E ADMINISTRADORES, JULGUE O ITEM SEGUINTE. 
O administrador de sociedade empresária não responde pessoalmente pelas obrigações que contrair em nome da sociedade por atos regulares de gestão, estando, contudo, obrigado pessoalmente e solidariamente a reparar o dano, por ato ilícito se, no âmbito de suas atribuições e poderes, agir de forma culposa.
ACERCA DA SOCIEDADE LIMITADA, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
Cabe ao conselho fiscal acompanhar e fiscalizar a administração da sociedade, verificando a sua atuação e opinando sobre os procedimentos e práticas adotados, conforme determinado no contrato social; como forma de proteção dos interesses da minoria, é, ainda, assegurado ao grupo de sócios que detenha no mínimo um quinto do capital social eleger, em separado, um dos membros do conselho fiscal e seu respectivo suplente.
I – A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
III – Os sócios, para a constituição da sociedade, devem contribuir para a formação do capital social com dinheiro ou qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação pecuniária.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. 
É direito do sócio de sociedade limitada, no silêncio do contrato social, ceder sua participação social a outro sócio independentemente de autorização dos demais. Também poderá ceder sua participação societária a terceiro, estranho à sociedade, desde que não haja oposição de ma is de u m quarto do capital social.
TEREZINHA, SÓCIA MINORITÁRIA E ADMINISTRADORA DA SOCIEDADE Z & CIA. LTDA., COM PARTICIPAÇÃO DE 23% NO CAPITAL SOCIAL, FOI EXCLUÍDA DA SOCIEDADE POR TER SE APROPRIADO DE BENS SOCIAIS E ALIENADO-OS DE FORMA FRAUDULENTA. A EXCLUSÃO EXTRAJUDICIAL OBSERVOU TODOS OS REQUISITOS LEGAIS, TENDO SIDO INCLUSIVE, APROVADA EM ASSEMBLEIA PRÓPRIA, COM QUÓRUM SUPERIOR À METADE DO CAPITAL SOCIAL. APÓS A DELIBERAÇÃO, FOI ALTERADO O CONTRATO SOCIAL COM A NOVA COMPOSIÇÃO SOCIETÁRIA E REALIZADO O ARQUIVAMENTO NA JUNTA COMERCIAL. EFETUADO O REGISTRO DA ALTERAÇÃO CONTRATUAL, DEVERÁ 
realizar a liquidação das quotas de Terezinha, com base em balanço especial; a ex-sócia responderá pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após a averbação da resolução da sociedade na Junta Comercial.
A RESPEITO DA DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS NOS DIFERENTES TIPOS SOCIETÁRIOS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
nas sociedades limitadas, a responsabilidade de cada quotista é limitada ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. 
A teoria ultra vires societatis (além do conteúdo da sociedade) dispõe que, se o administrador, ao praticar atos de gestão, violar o objeto social delimitado no ato constitutivo, este ato não poderá ser imputado à sociedade.
Desta feita, a sociedade fica isenta de responsabilidade perante terceiros, salvo se tiver se beneficiada com a prática do ato, quando então, passará a ter responsabilidade na proporção do benefício auferido.

Outros materiais