Buscar

Provafinal2018.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (411870) -Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
 Prova: 6664071
QUESTÃO:
1. Com São Tomás de Aquino, a Igreja Cristã desenvolveu uma teologia e uma filosofia que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus. Sustentou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que ambas não se opõem. Afirmou também que não pode haver contradição entre fé e razão. Disserte sobre a influência de São Tomás de Aquino na cultura religiosa cristã.
RESPOSTA ESPERADA:
São Tomás de Aquino foi teólogo e filósofo influente no pensamento da Igreja Católica. A sua obra Suma Teológica se constitui numa das bases do catolicismo para questões econômicas, culturais e sociais. São Tomás de Aquino foi o principal teólogo da escolástica, que tentou conciliar as dimensões da fé e da razão. Contribuiu consideravelmente para o método de ensino dos jesuítas com base na dimensão religiosa.
QUESTÃO:
2. A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período, a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização, e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, disserte sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
RESPOSTA ESPERADA:
A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida. No ano de 1932 ocorre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir do qual se propõe que a educação nacional seja pública, obrigatória e laica. Criou-se, a partir da revolução de 1930, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos estados. Em 1934 surge a Universidade de São Paulo (USP). A revisão da Constituição estabelece o direito de todos à educação e define as obrigações do Estado e da família no que diz respeito à educação.

Outros materiais