Buscar

Caso processo civil III

Prévia do material em texto

Caso – 01 - A data da sessão de julgamento da apelação interposta por Manoel Carlos foi devidamente publicada no Diário Oficial.
R: Sim, o advogado de Manoel Carlos tem razão, pois tem que haver uma distância mínima de 5 dia art 935 cpc. Principio da não Surpresa
Obj. Incube ao Relator Exceto
R: decidir o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, quando este for instaurado em sede de primeiro grau de jurisdição.
Obj. Quando o resultado do julgamento do recurso de apelação não for unânime deverá o Presidente do respectivo órgão fracionário do respectivo Tribunal:
R: dar prosseguimento ao julgamento considerando a extinção do recurso de embargos de infringentes
Caso – 02 - João ingressou com uma ação de reintegração de posse em face de Valdomiro visando obter a retomada de seu imóvel como também a indenização por perdas e danos.
 R: a) Não, o pedido de reconsideração tem natureza de sucedâneo recursal, ou seja apesar de possuir as mesmas finalidades não esta indicado na lei como um recurso, e o tema obedece ao principio da taxatividade.
R:b) Não, pois não se trata de um recurso pois existe dúvida objetiva (caracteriza a aplicação do princípio da fungibilidade recursal).
Obj 1 - São princípios fundamentos dos recursos previstos no Código de Processo Civil (Promotor de Justiça/SP-2006):
R: a) o duplo grau de jurisdição, a taxatividade, a singularidade, a singularidade, a fungibilidade e a proibição do reformatio in peius.
R: b) Havendo sucumbência recíproca e sendo proposta apelação por uma parte, será cabível a interposição de recurso adesivo pela outra parte.
Caso – 03 - Marcos Antônio ingressou com uma ação declaratória em face do plano de saúde Vida Saudável, responsável por atender importante parcela da população brasileira,
R:a) O Amicus Curiare leva seu conhecimento ao juiz para que ele tome uma decisão mais justa possível, ele auxilia a instituição do judiciário e não parte das partes.
R: b) O assistente precisa demonstrar interesse jurídico para ingressar no processo. Já o amicus curiae não, pois ele vem a relação jurídica oara esclarecer sobre o seu conhecimento em determinada área.
Obj - De acordo com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta (Juiz de Direito – SC – 2009):
R: O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem anuência do recorrido, desistir do recurso;
Caso – 04 - Carlos ingressou com uma ação indenizatória em face da Construtora JSP com o objetivo de obter indenização pela demora na entrega de seu imóvel.
R:a) Não, pois da decisão que rejeita o incidente de desconsideração da personalidade jurídica caberá agravo de instrumento art. 1015 cpc
R:b) No caso em tela, o sistema afasta a verificação dos requisitos pelo magistrado ( juízo ad quo), sendo realizada diretamente pelo tribunal, juízo ad quem. Sobretudo por ser tratar de Recurso de Agravo de Instrumento. Art. 1010 pargrafo 3º cpc
Obj 1 - O recurso de apelação será recebido somente no efeito devolutivo quando interposto conta sentença que julgar ação (Promotor de Justiça – RO – 2006):
R: condenatória de prestação alimentícia
Obj 2 - É correto afirmar que o recurso de apelação comporta juízo de retratação nas seguintes hipóteses (XLIV Concurso para ingresso da Magistratura do TJ/RJ) :
R: excepcionalmente, nos casos de julgamento liminar de improcedência e nos de indeferimento da inicial.
Caso – 05 - Rafael e José impetraram Mandado de Segurança em face do Município visando obter a reintegração na Guarda Municipal, considerando que foram exonerados arbitrariamente por abuso de poder da municipalidade.
R: Não, Pois se trata de exclusão de litisconsorte neste caso o recurso cabível não é apelação, e sim Agravo de Instrumento de acordo com art, 1015, VII CPC
Obj. 1 - Em um processo que observa o rito comum ordinário, o juiz profere decisão interlocutória contrária aos interesses do réu. É certo que, se a decisão em questão não for rapidamente apreciada e revertida, sofrerá a parte dano grave,
R: Não será admitido o agravo de instrumento.
Obj. 2 - Da decisão que julgar a liquidação de sentença caberá (MPE-SP - 2011 - MPE-SP - Promotor de Justiça):
R: recurso de agravo de instrumento.
Caso – 06 - Marcia ingressou com uma ação de revisão de cláusulas contratuais em face da Editora Encanto no I Juizado Especial da Comarca de Salvador.
R: Não, porque o NCPC alterol o art. 50 da lei 9099/95 e passa a valer o art. 1065 NCPC que trata da alteração, onde os embargos de declaração interropem o prazo, não mais suspendem o prazo em hipótese alguma.
Obj. 1 - suspendem o prazo para a interposição de outro recurso, por qualquer das partes.
Obj. 2 - Recurso Ordinário ao STJ, independentemente do conteúdo da decisão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes