Buscar

Relatório - Ensaio Por Liquido Penetrante

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
Os ensaios não destrutivos os chamados END’s são ensaios aplicados a produtos acabados ou semiacabados para verificar a existência ou não de descontinuidades ou defeitos. Neste sentido um dos ensaios mais eficazes para a localização de descontinuidades e/ou defeitos superficiais é o Ensaio por Liquido Penetrante que se torna possível devido o fenômeno físico da capilaridade.
O Ensaio por Liquido Penetrante não pode ser utilizado em materiais porosos e absorventes. Ele foi criado incialmente, no intuito de fazer o controle de qualidade de componentes da indústria ferroviária, de maneira a prevenir perdas materiais e/ou humanas. Mais tarde esta técnica veio a se desenvolver junto com a ascensão da indústria aeroespacial. 
Objetivo
	Aplicou-se um liquido penetrante (Figura 1.0) sobre a peça e após um tempo de cerca de 5 minutos foi aplicado um revelador (Figura 1.1), de maneira a evidenciar possíveis descontinuidades e defeitos em duas peças soltadas (Figura 1.2).
 Metodologia
	Inicialmente pegou-se as duas peças a serem ensaiadas e as limpou (Figura 1.2) a fim de garantir que impurezas não pudessem vir a obstruir eventuais descontinuidades impedindo que o liquido penetrante adentrasse as mesmas, depois que ambas as peças a serem ensaiadas estavam limpas usou-se um liquido penetrante de coloração vermelha aplicando-o sobre as superfícies das peças (Figura 1.3) depois de decorrido cerca de 5 minutos usando estopas retirou-se o excesso de liquido penetrante, assim com as peças limpas do excesso de liquido penetrante aplicou-se o revelador que em questão de instantes já começou a revelar descontinuidades, durante a revelação, observou-se que ao aplicar o revelador deve-se ter cuidado, pois como o mesmo era um spray a sua aplicação em excesso limpou o liquido penetrante de algumas partes da peça que não revelaram defeitos ou descontinuidades (Figura 1.4), todavia uma inspeção visual feita antes da aplicação do liquido penetrante já havia identificado os defeitos não revelados no ensaio do liquido penetrante.
Resultado e Discussão
	O Ensaio Não Destrutivo por Liquido Penetrante somente se torna possível devido o principio físico da capilaridade, mesmo principio que rege a nutrição dos vegetais que leva os nutrientes das raízes, através do caule até a copa das árvores (para frutos, folhas e flores), este fenômeno que possibilita o ensaio por liquido penetrante ocorre devido a ação de duas força contrárias a adesão e a coesão. A coesão é o fenômeno capaz de manter as moléculas do líquido unidas (atração intermolecular – no caso da água as pontes de hidrogênio), enquanto a adesão consiste na atração das moléculas do líquido com as moléculas da superfície dos recipientes (Figura 1.5), no caso do ensaio com a superfície das descontinuidades e/ou defeitos. 
	O líquido para de penetrar as descontinuidades no momento em que a força de adesão passa a ser menor que a força de coesão, dai tem-se a necessidade de aguardar um determinado intervalo de tempo para que o liquido penetre as descontinuidades, a quantidade de liquido penetrante que vai adentrar as descontinuidades é uma função do diâmetro ou espessura das mesmas.
	Resumidamente o mecanismo da capilaridade funciona da seguinte forma o liquido por ação da adesão ira ter uma certa afinidade com a parede do recipiente e ira aderir a parede do mesmo e por ação da coesão, mecanismo que mantém as moléculas do liquido unidas, ira ‘arrastar’ para cima as outras moléculas do liquido (Figura 1.6). Observa-se que no caso de tubos capilares a altura que o liquido alcançara no tubo é uma função do seu diâmetro, pois quanto maior o diâmetro do tubo menor será a taxa de adesão das moléculas do liquido com a superfície do tubo e consequentemente menor é o numero de moléculas ‘arrastadas’ para cima pela ação da coesão (Figura1.7).
Conclusão
	Após concluído o ensaio analisau-se o comportamento observado e os dados coletados, pode-se afirmar que os ensaios não destrutivos possuem elevada importância na indústria, no intuito de fazer um eficiente controle de qualidade e de prevenir perdas desnecessárias propiciando economia no processo produtivo, ademais a inspeção visual e o ensaio por liquido penetrante se mostraram muito relevantes no processo de fabricação industrial dada a sua relativa facilidade de aplicação, contudo estes ensaios ainda que simples devem ser aplicados corretamente por pessoas qualificadas e treinadas, pois caso a inspeção visual e/ou o ensaio por liquido penetrante sejam realizados por individuo não qualificado pequenas descontinuidades e defeitos podem passar despercebidos se tornando em alguns casos concentradores de tensão.
. Bibliográfia
1 - Willian D. Callister, Jr; Segunda Edição, Fundamentos da Ciência e Engenharia dos Materiais, 2006.
2 - Amauri Garcia; Ensaio dos Materiais, 2008.
3 - Ricardo Andreucci; Líquidos Penetrantes, julho/2003.
4 - ESALQ – USP:
http://www.esalq.usp.br/departamentos/leb/aulas/lce200/Cap7.pdf
5 - InfoSolda:
http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/ensaios-nao-destrutivos-e-mecanicos/217-ensaio-nao-destrutivo-liquidos-penetrantes.html
6 - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção:
http://www.abendi.org.br/abendi/default.aspx?mn=709&c=17&s=&friendly=

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais