Buscar

D CONSUMIDOR AV e AVS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

D CONSUMIDOR AV e AVS
	Foi veiculada nos principais meios de comunicação a decisão de um Laboratório Farmacêutico quanto à retirada de um anti-inflamatório do mercado, em virtude da constatação de que pode causar danos aos consumidores que o utilizarem de forma contínua, dobrando a probabilidade de a pessoa sofrer infarto e outras complicações cardio-respiratórias. A decisão deste laboratório obedece algum dispositivo do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90)?
	
	
	
Resposta: Sim, o CDC obriga ao fornecedor do caso em tela, veicular nos principais meios de comunicação, advertência aos usuários sobre o problema ocorrido, entre outras medidas administrativas.
	
Gabarito:
GABARITO 1: A decisão do laboratório de retirar do mercado o medicamento (anti-inflamatório) tem por fundamento o principio da prevenção, que, por sua vez, está previsto nos artigos 8 a 10 do CDC. Para evitar os danos que produtos perigosos poderão causar aos consumidores, o fornecedor tem o dever de tomar as providencias previstas nos parágrafos 1 a 3 do art.10 do CDC.
	Hospital Santa Luzia Ltda adquiriu da XYZ Medical Systens sofisticado equipamento médico, no valor de 467 mil dólares, compra essa feita com reserva de domínio. Há no contrato a cláusula do foro de eleição de São Paulo (Capital) onde a vendedora tem sede. No curso do contrato o equipamento apresentou defeito, o que levou o Hospital Santa Luzia (comprador) a mover ação de rescisão contratual, cumulada com perdas e danos, no foro de Recife, onde tem a sua sede. A vendedora (XYZ Medical) arguiu exceção de incompetência com base na cláusula do foro de eleição de São Paulo. Procede a argüição? Resposta fundamentada.
	
	
	
Resposta: Não procede, como o CDC protege o consumidor como parte mais vulnerável na relação, o fornecedor não pode impor o foro contratual, devendo o mesmo permanecer no local de atuação do consumidor.
	
Gabarito:
GABARITO Ver REsp 467.47/SP Conflito positivo de competência. Contrato de venda com reserva de domínio. Equipamentos médicos. Relação de consumo não caracterizada. Hipossuficiência inexistente. Foro de eleição. Prevalência. Aditamento ao incidente. Autoridade judicial diversa. Inadmissibilidade. 1. A Segunda Seção deste Colegiado pacificou entendimento acerca da não abusividade de clausula de eleição de foro constante de contrato referente à aquisição de equipamentos médicos de vultoso valor. Conclui-se que, mesmo em se cogitando da configuração de relação de consumo, não se haveria falar na hipossuficiencia da adquirente de tais equipamentos, presumindo-se, ao revés, a ausência de dificuldades ao respectivo acesso à Justiça e ao exercício do direito de defesa perante o foro livremente eleito. Precedentes. 2. Na assentada do dia 10.11.2004, porém, ao julgar o REsp n. 541.867/BA, a Segunda Seção, quanto à conceituação de consumidor e, pois, à caracterização de relação de consumo, adotou a interpretação finalista, consoante a qual reputa-se imprescindivel que a destinação final a ser dada a um produto/serviço seja entendida como econômica, é dizer, que a aquisição de um bem ou a utilização de um serviço satisfaça uma necessidade pessoal do adquirente ou utente, pessoa física ou jurídica, e não objetive a incrementação de atividade profissional lucrativa. 3. In casu, o hospital adquirente do equipamento medico não se utiliza do mesmo como destinatário final, mas para desenvolvimento de sua própria atividade negocial; não se caracteriza, tampouco, como hipossufiente na relação contratual travada, pelo que, ausente a presença do consumidor, não se há falar em relação merecedora de tutela legal especial. Em outros termos, ausente a relação de consumo, afasta-se a incidência do CDC, não se havendo falar em abusividade de clausula de eleição de foro livremente pactuado entre as partes, em atenção ao principio da autonomia volitiva dos contratantes.
O Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor regulam relações de direito privado, por isso é correto afirmar que possuem a mesma essência 
R: não, porque o CDC regula relações entre desiguais enquanto o CC regula relações entre iguais 
Com relação à vulnerabilidade, é correto dizer 
R: é princípio estruturante do Direto do Consumidor 
	Não podem ser considerados consumidores, ou equiparados a consumidores, nos termos do CDC
	
	
	 
	A pessoa física que desenvolve atividade de montagem de produtos para venda no comércio
Maria Fernanda contratou com determinada empresa de telefonia fixa um pacote de serviços de valor preestabelecido que incluía ligações locais de até 300 minutos e isenção total dos valores pelo período de três meses, exceto os minutos que ultrapassassem os contratados, ligações interurbanas e para telefone móvel. Para sua surpresa, logo no primeiro mês recebeu cobrança pelo pacote de serviços no importe três vezes superior ao contratado, mesmo que tivesse utilizado apenas 32 minutos em ligações locais. A consumidora fez diversos contatos com a fornecedora do serviço para reclamar o ocorrido, mas não obteve solução. De posse dos números dos protocolos de reclamações, ingressou com medida judicial, obtendo liminar favorável para abstenção de cobrança e de negativação do nome. Considerando o caso acima descrito, assinale a afirmativa correta:
R: A conversão da obrigação em perdas e danos faz-se independentemente de eventual aplicação de multa. 
Com relação à publicidade, pode-se dizer:
a) Publicidade tem objetivo comercial, enquanto que propaganda visa a um fim ideológico.
b) Nem toda informação é publicidade, como também nem toda a publicidade é informação.
c) No regime contratual consumerista a publicidade obriga o fornecedor e integra o contrato que vier a ser celebrado, e nisso consiste o princípio da veracidade da publicidade.
d) Ao vedar a publicidade enganosa, o CDC consagrou o princípio da vinculação da publicidade.
e) O elemento fundamental para a caracterização da publicidade enganosa será a sua capacidade de induzir em erro o consumidor. Assinale a opção correta:
R: Estão incorretas as afirmativas das letras C e D 
Assinale a opção que não está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor 
R: O consumidor tem direito à modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais, mas não à revisão delas em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas. 
O consumidor pode desistir do contrato: 
R: no prazo de sete dias, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. 
VII Exame de Ordem Unificado Martins celebrou negócio jurídico com a empresa Zoop Z para o fornecimento de dez volumes de determinada mercadoria para entretenimento infantil. No contrato restava estabelecido que Martins vistoriara toda mercadoria antes da aquisição e que o consumidor retiraria os produtos no depósito da empresa. Considerando tal situação fictícia, assinale a alternativa correta à luz do disposto na Lei nº. 8.078/90, de acordo com cada hipótese abaixo apresentada: 
R: É nula de pleno direito a cláusula contratual que exonere a contratada de qualquer obrigação de indenizar por vício do produto em razão de ter sido a mercadoria vistoriada previamente pelo consumidor. 
AVS
No tocante à aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor é correto afirmar: 
I- Criou mais uma lei especial, dentre tantas, para regular uma relação específica; 
II- Havendo um consumidor e um fornecedor, há uma relação de consumo, logo a Lei 8.078/90 é aplicada; 
III- Criou uma sobrestutura jurídica multidisciplinar, aplicável em todos os ramos do Direito onde ocorram relação de consumo; 
R: Somente a II e a III estão corretas. 
Em relação à vulnerabilidade é incorreto afirmar 
R: Hipossuficiência é um agravamento da situação de vulnerabilidade ligada a aspectos processuais 
Não podem ser
considerados consumidores, ou equiparados a consumidores, nos termos do CDC 
R: A pessoa física que desenvolve atividade de montagem de produtos para venda no comércio 
Os serviços públicos possuem as seguintes características, mencionados no expressamente no Código de Defesa do Consumidor 
R:adequação, eficiente e seguro 
Com relação à publicidade, pode-se dizer:
a) Publicidade tem objetivo comercial, enquanto que propaganda visa a um fim ideológico.
b) Nem toda informação é publicidade, como também nem toda a publicidade é informação.
c) No regime contratual consumerista a publicidade obriga o fornecedor e integra o contrato que vier a ser celebrado, e nisso consiste o princípio da veracidade da publicidade.
d) Ao vedar a publicidade enganosa, o CDC consagrou o princípio da vinculação da publicidade.
e) O elemento fundamental para a caracterização da publicidade enganosa será a sua capacidade de induzir em erro o consumidor. Assinale a opção correta:
R: Estão incorretas as afirmativas das letras C e D 
É correto dizer que no CDC a revisão de cláusula contratual terá lugar se ocorrer: 
R: fato superveniente e álea extraordinária 
Acerca da responsabilidade no Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção correta. 
R: Caso o vício do produto ou do serviço não seja sanado no prazo legal, pode o consumidor exigir o abatimento proporcional do preço 
Claudia comprou uma televisão LCD 48 polegadas na Casa Bons Negócios, com garantia de doze meses. No décimo terceiro mês de uso a televisão apresentou grave defeito de imagem, mas a Casa Bons Negócios se recusa a reparar o defeito ao argumento de já estar vencido o prazo de garantia. Em face da negativa da vendedora. É correto afirmar: 
R: não está correto o entendimento da vendedora porque prevalece a garantia legal; 
	Quando se fala em cláusulas abusivas pode-se afirmar: I ¿ a lista do art. 51 do CDC é taxativa. II ¿ a nulidade da cláusula invalida o contrato. III ¿ podem ser declaradas nulas de oficio.
	
	
R: 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Os serviços públicos sujeitos às regras do CDC são aqueles remunerados por 
R: tarifa ou preço público

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais