Buscar

AULA 4 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCT0745_EX_A4_201407350897_V3 
	27/04/2018 19:33:22 (Finalizada)
	Aluno(a): EMERSON DE OLIVEIRA E SILVA
	2018.1 EAD
	Disciplina: CCT0745 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 
	201407350897
	 
	Ref.: 201407622022
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Entendendo que os Nativos Digitais já nasceram no bojo da revolução digital e lidam com os artefatos tecnológicos com naturalidade e desembaraço, podemos dizer que não é uma característica desse grupo:
		
	
	Colaboração.
	
	Interligação dos intelectos para conscientização organizacional.
	
	Abertura Intelectual.
	
	Independência e forte interação em rede.
	 
	Falta de consciência crítica sobre o uso das TIC.
	
	 
	Ref.: 201408007111
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em relação a tecnologia onipresente, os jovens que ingressam atualmente no mercado de trabalho são nativos digitais; ou seja, nasceram no bojo da revolução digital.
Essa geração de nativos digitais possuem algumas características, dentre elas: 
		
	
	A colaboração é reduzida.
	
	Ultilizam pouco as redes sociais.
	 
	Possuem forte interação em rede.
	
	Possuem pouca cultura de uso de inovação.
	
	São especialistas em Inteligência Artificial.
	
	 
	Ref.: 201407624417
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com o advento da internet muitos modelos de negócios de empresas foram alterados para que se pudesse manter a competitividade, além de expandir as áreas de atuação e assim aumentar oportunidade de realização de negócio. A Lojas Americana, assim como o Ponto Frio são exemplos deste novo modelo de negócio onde os clientes conseguem com um click comprar o que desejam e recebem em casa a mercadoria. 
Marque a alternativa correta que identifica o novo modelo de negócio citado neste contexto.
		
	 
	B2C
	
	C2C
	
	C2B
	
	B2B
	
	G2C
	
	 
	Ref.: 201407452300
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Submarino iniciou com três categorias de produtos: Livros, CDs e Brinquedos. Contava com oito fornecedores de CDs, cinco de brinquedos, cerca de trezentas editoras e cinco atacadistas de livros. Em 3 de novembro de 1999, a Submarino foi lançada em São Paulo, sendo o maior site de vendas de livros, CDs e Brinquedos nas nações de língua portuguesa e espanhola. Obteve um faturamento superior a um milhão de reais no seu primeiro mês de vendas, conquistando 500 mil clientes em seis meses, só no Brasil, a qual categoria de negócio eletrônico a submarino pertence:
		
	
	Governo-a-Cidadão.
	
	Governo-a-Pessoa.
	 
	Negócio-a-Cliente.
	
	Governo-a-Negócio.
	
	Negócio-a-Negócio.
	
	 
	Ref.: 201407452304
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente os trechos abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que define as formas de configuração dos processos de negócios digitalizados abordadas: 
I. "Toda a montanha de dados provenientes de seus hábitos de compra, assim como de seus contatos com as empresas e de suas reclamações, não poderiam ficar sem um tratamento especial. Tudo hoje é meticulosamente armazenado em bases de dados de forma classificada e ordenada (...) E não por acaso, facilmente você encontrará estranhas combinações de disposição de produtos nas prateleiras das maiores redes de supermercados. Cerveja ao lado de fraldas? Não se trata de mera coincidência, e sim do resultado da análise de sofisticados programas capazes de estudar milhões de combinações cruzadas entre produtos e hábitos de consumo" (acesso a http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2920, em novembro de 2010)
II. "Todas as atividades com o cliente devem ser registradas de uma forma padronizada, independente da forma de contato como: email, orçamento, twitter, orkut, contatos telefônicos e outras atividades ou informações sobre o cliente. Isso tudo depois é analisado e se torna fonte para relatórios gerenciais (...) Uma empresa consegue identificar clientes potencias e estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser cliente efetivo. Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contatos e transações" (acesso a http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/, em novembro de 2010)
		
	
	SIG (Sistemas de Informações Gerenciais) e TI Verde (Tecnologia da Informação Verde)
	 
	BI (Inteligência de Negócios) e CRM (Gerenciamento de Relacionamento com Consumidores)
	
	SSD (Sistemas de Suporte à Decisão) e IA (Inteligência Artificial)
	
	EDI (Transferência Eletrônica de Dados) e CC (Computação na Nuvem)
	
	ERP (Sistemas Integrados de Gestão) e SIG (Sistemas de Informações Gerenciais)
	
	 
	Ref.: 201408166200
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A arquitetura e a infraestrutura de tecnologia da informação fornecem a base para todos os sistemas de informação de uma organização. A responsabilidade da arquitetura de tecnologia da informação de um Sistema de Informação Baseado em Computador (SIBC) consiste em:
		
	
	Desenvolvimento de sistemas.
	
	Gerenciamento dos dados.
	 
	Desenvolvimento do plano dos recursos de informação.
	
	Gerenciamento da segurança e do risco.
	
	Comunicação sem fio.
	
	 
	Ref.: 201407450441
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analise as sentenças abaixo sobre a Revolução Digital e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) permitem que a informação e o conhecimento, atualmente, sejam acessados de forma rápida e fácil através da Internet;
II. O acesso, o armazenamento, a recuperação, o tratamento, a manipulação, a localização, o compartilhamento e a difusão da informação e do conhecimento ficaram mais difíceis pois a competitividade entre as empresas, o preço da banda larga e a quantidade disponível aumentam constantemente;
III. A convergência tecnológica nos possibilita acessar às informações exclusivamente dos computadores portáteis e das conexões de banda larga, utilizando interfaces híbridas.
		
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente a sentença II está correta
	 
	Somente a sentença I está correta
	
	 
	Ref.: 201407452302
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Atualmente, os usuários domésticos e empresariais estão recorrendo à computação na nuvem. Uma vez em formato digital a informação e o conhecimento são mais facilmente acessados, armazenados, recuperados, manipulados e compartilhados através das redes de computadores. Diante desse cenário podemos afirmar que:
		
	
	A convergência tecnológica promove facilidades de acesso às informações desde que seja num lugar específico, através de um meio de comunicação determinado
	
	A convergência computacional nos impede de acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação, por falhas nas redes de telecomunicações
	
	A convergência digital dificulta a troca de informações no contexto das redes sociais e da Internet, pois limita a distância gerográfica
	 
	A convergência tecnológica nos possibilita acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única
	
	A convergência computacional nos possibilita acessar as informações de lugares específicos e através de um meio de comunicação determinado (ligações telefônicas convencionais)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes