Buscar

A Avaliação Escolar- O Processo de Ensino da Escola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Processo de Ensino da Escola
Neste processo, é importante frisarmos a necessidade de haver reciprocidade entre aluno e professor, onde o professor em como elementos principais os objetivos, conteúdos, métodos e prática pedagógica em si, e os alunos correspondendo através de demonstração de interesse, desenvolvimento cognitivos, habilidades conhecimentos dentre outros. 
Analisando algumas das características do processo de ensino, podemos observar que a palavra ensinar é vista simplesmente de forma da qual o professor e detentor do saber, onde é passada a matéria e os alunos copiam e copiam, e somente escutam o que o professor tem a dizer, prestando atenção para que logo mais a respostas do questionários e provas sejam reproduzir de forma decorada o que está no livro ou outro meio de ensino. Essas características são claras de um ensino ‘’fraco’’, que limita muitas das possibilidades de se desenvolver, este e o ensino chamado tradicional.
Para um ensino de qualidade se precisa mais que isso. Deve haver uma interação entre aluno e professor, possibilitando o desenvolvimento cognitivo e ambos, permitindo um acesso maior às suas capacidades intelectuais e aplica-las. Outro fator importante para um melhor ensino, é deixar de supervalorizar o livro, como se fosse a única forma correta de se transmitir informação e conhecimento, sendo que a melhor forma de se aprender é vivendo e um livro por mais dinâmico que seja não tem vida. O livro é melhor explorado quando se permite o aluno associar tal conteúdo com sua vida, com o dia a dia, dando então sentido à mensagem passada perlo autor.
Analisando então tais características, dentre outras também que há, de modo geral pode se dizer que o professor em geral tem de estar sensível ao seu ambiente de aula, atento às dificuldades que se pode encontrar, métodos para que o aprendizado e o entendimento alcancem a todos, procurar visualizar características de cada aluno, não só em sala, mas conhecer algo sobre a vida das crianças, por exemplo, que influência muito no seu dia a dia escolar. “ O trabalho docente, portanto, deve ter como referência, como ponto de partida, a prática social, isto é, a realidade social, política econômica, cultural da qual tanto o professor como os alunos são parte integrante. ” (P79)
 O ensino então tem como objetivo desenvolver e transformar progressivamente as capacidades intelectuais dos alunos, visa alcançar domínio de conhecimentos, habilidades, hábito entre outros.
Processos didáticos básicos: Ensino e aprendizagem
Quando se fala em aprendizagem, podemos observar que faz parte da nossa vida, em todo tempo estamos aprendendo, durante toda nossa vida através de experiências se aprende algo, este tipo de aprendizagem é denominado aprendizagem casual. Temos também aprendizagem organizada, é quando se procura a aprender algo específico, determinados por conhecimentos, habilidades, normas de convivência social. Esta organização intencional planejada e sistemática das finalidades e condições da aprendizagem escolar. Os resultados da aprendizagem se manifestam em modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social.
Faz parte do processo da aprendizagem de aprendizagem o a assimilação ativa onde deve haver percepção, compreensão, reflexão e aplicação dos alunos despertados através do conteúdo passado pelo professor. ‘’ nenhuma criança nasce com essas capacidades cognoscitivas prontas e acabadas. Elas vão-se desenvolvendo no decorrer da vida e, particularmente, no decorrer do processo de ensino. ’’
Dentro da aprendizagem se tem níveis: reflexo e cognitivo. O nível reflexo está relacionado ás nossas sensações pelas quais desenvolvemos processos de observação e percepção das coisas e nossas ações motoras no ambiente. Já o cognitivo assim como reflexo compreende tanto em contato com ambiente, quanto com palavras a respeito do ambiente.
O ensino é um meio fundamental do processo didático intelectual dos alunos. O processo de ensino abrange a assimilação de conhecimentos e a outras tarefas, o ensino é uma combinação adequada entre a condução do processo de ensino do professor e a assimilação ativa como atividade autônoma e independente do aluno. Em outras palavras, o processo de ensino é uma atividade de mediação pela qual são promovidos as condições e os meios para os alunos se tornarem sujeitos ativos na assimilação de conhecimentos. O ensino se dividi em três funções inseparáveis, a organização de conteúdos para a sua transmissão, de forma que os alunos possam ter uma relação subjetiva com eles, ajudar os alunos a conhecerem as suas possibilidades de aprender, orientar as dificuldades e indicar métodos de estudo e atividades que os levem a aprender de forma autônoma e independente, e dirigir e controlar a atividade docente para os objetivos de aprendizagem.
A unidade entre ensino e aprendizagem
Pode se sintetizar dizendo que a relação entre ensino e aprendizagem não é mecânica, não é uma simples transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende. Ao contrário, é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade dos alunos. O ensino visa a estimular, dirigir, incentiva, impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos, o ensino tem um caráter eminentemente pedagógico, com intuito de dar rumo definido para o processo educacional que se realiza na escola, com sua tarefa principal na difusão e o domínio dos conhecimentos sistematizados legados pela humanidade. A aprendizagem é a assimilação ativa de conhecimentos e de operações mentais, para compreendê-los e aplicá-los consciente e autonomamente, a aprendizagem é uma forma do conhecimento humano (relação cognitiva entre aluno e a matéria de estudo) desenvolvendo-se sob condições especificas do processo de ensino. O ensino não existe por si mesmo, mas relação com a aprendizagem.
 Estrutura, componentes E dinâmica do processo de ensino
O processo de ensino coloca em movimento os elementos constitutivos da didática, ou seja, os objetivos e conteúdo, o ensino e a aprendizagem, referidos as condições de cada situação didática concreta. A didática fazendo a mediação escolar de objetivos sociopolíticos e pedagógicos, por sua vez articulados com vista a inserção e atuação dos alunos nas diversas esferas da vida social, profissional, política, cultural, etc.
Estruturação do trabalho docente
A estruturação da aula deve refletir o entendimento que temos procurado trazer no nosso estudo, sobre o processo de ensino, um trabalho ativo e conjunto do professor e dos alunos, sob a direção do professor, tendo em vista a assimilação consciente e solida de conhecimentos, habilidades e hábitos pelos alunos e, por esse mesmo processo, o desenvolvimento de suas capacidades cognoscitivas. A estruturação da aula é a organização, sequência e inter-relação dos momentos do processo de ensino. Toda atividade humana implica um modo de ser realizada, uma sequência de atos sucessivos e inter-relacionados para atingir seu objetivo. O trabalho docente é uma atividade intencional, planejada conscientemente visando atingir objetivos de aprendizagem, por isso precisa ser estruturado e ordenado.
 O caráter educativo do processo de ensino e o ensino crítico
O processo de ensino, ao mesmo tempo que realiza as tarefas da instrução de crianças e jovens, é um processo de educação. No desempenho da sua profissão, o professor deve ter em mente a formação de personalidade dos alunos, não somente no aspecto intelectual, como também nos aspectos moral, afetivo e físico. Como um trabalho escolar, os alunos vão de formando o senso de observação, a capacidade de exame objetivo e crítico de fatos e fenômenos da natureza e das relações sociais, habilidades de expressão verbal e escrita. A instrução pela educação se reflete, assim na formação de atitudes e convicções frente a realidade, no transcorrer do processo de ensino.
O capítulo em questão aborda a aula como uma forma de organização do ensino, assim como já discorrido
anteriormente nos mostrou que não devemos deixar o método expositivo, o clássico método que sempre vem a mente quando se fala do assunto “aula”, onde os alunos em silencio se sentem e apenas o professor fala frente a turma, o que realmente faz parte da aula em si, mas a aula não trata apenas de uma atividade, mas é uma etapa no processo de estimulação e direção do ensino.
Desta forma, aula não é aplicada apenas como a expositiva, como mencionado, mas a todas as formas didáticas organizadas e dirigidas direta ou indiretamente pelo professor, tendo em vista realizar o ensino e aprendizagem, onde é posto objetivo, conhecimentos, problemas, desafios, com o fim de formação e instrução que incitam ao aprendizado.
Além do mais, ter uma estrutura didática da aula e indicar as etapas de seu desenvolvimento, não significa que todas as aulas serão da mesma forma e que deverão seguir um esquema rígido, o professor terá liberdade para lecionar de acordo com a evolução da turma e da necessidade visada, entendendo que as etapas são tarefas do processo de ensino relativas e constantes e comuns a todas as matérias.
Podemos então, conforme o parágrafo anterior, dividir em etapas que serão trabalhadas nas aulas, tratadas no capítulo em comento, sendo estas: a preparação e introdução da matéria, onde o professor irá colocar a didática dos objetivos, e seu tempo dependerá da matéria, do tipo de aula, do preparo ou nível de assimilação dos alunos, variando de classe em classe algumas vezes; outro ponto é o tratamento didático da matéria nova, onde serão abordados estímulos e atividades para implementação da matéria nova envolvendo transmissão/assimilação ativa dos conhecimentos; depois a consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades, podendo ser reprodutiva, de generalização e criativa, após compreender a matéria nova, recorda-se a matéria anterior com exercícios de revisão e logo após ocorre paralelamente os exercícios do novo conteúdo para assimilação e compreensão; logo mais a aplicação, para que seja avançada a matéria; por fim o controle e avaliação dos resultados escolares, com base nas notas ou conceitos, para comprovação e qualidade sistemática dos resultados de aprendizagem do aluno.
Concluindo assim, que não existe um tipo especifico de aula, tampouco apenas uma forma de abordar o conteúdo, e mesmo que sejam divididas em etapas não há como prevenir minuciosamente como será abordado na prática, pois existe uma forte variação decorrente dos resultados expressos pela classe e suas evoluções, devendo assim o professor lecionar e observar como serão trabalhadas as aulas da melhor forma possível.
A Avaliação Escolar
A avaliação escolar é uma tarefa importante, onde acompanha o processo de ensino e aprendizagem. Com os resultados das atividades obtidas pelo processor, o aluno poderá demonstrar quais são as suas dificuldades, tendo a reorientação do professor e a correção necessário do que esteve de errado. Sendo complexa, obtendo resultados qualitativos do processo de ensino. Onde cumpre funções importantes como pedagógicos e didáticos e o controle de rendimento escolar.
Uma definição bem clara da avaliação escolar, diz que é um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação ás atividades didáticas.
A pratica de avaliação tem sofrido em nossas escolas, por sua função de controle. Onde faz uma classificação das notas obtidas pelos alunos. Os professores não têm conseguido usar em pratica. A função é de buscar por melhoria das notas pelas funções e objetivos que faz a avaliação da pratica. Sendo utilizado apenas na aplicação e provas. 
Características da avaliação escolar existem várias, como onde reflete a unidade de objetivos conteúdos e métodos. Onde os objetivos explicitam conhecimentos, habilidades e atitudes, cuja assimilação e aplicação, por meio de métodos adequados, devendo se manifestar em resultados obtidos no exercício, provas e assim por diante.
Uma outra característica é a possibilidade a revisão do plano de ensino, que busca o levantamento das condições do aluno para iniciar uma nova matéria. Com a avaliação se torna mais fácil de identificar os objetivos que se quer atingir. 
Ajuda também a desenvolver capacidades e habilidades, para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos, visando diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para isto. Com objetivos, onde todas as crianças desenvolvam a capacidade físicas e intelectuais, onde preparem para a sua vida social.
As provas escritas dissertativas são um conjunto de questões ou temas que devem ser respondidos pelos alunos com suas próprias palavras. Buscando as palavras, os pensamentos claros dos alunos, como pensam.
Assim, nas provas escritas de questões objetivas está relacionado numa forma e elaboração, onde os alunos escolhem uma resposta entre alternativas que existe para a resposta. Avaliam a extensão de conhecimentos e habilidades.
Em questões de certo ou errado, o aluno escolhe entre duas ou mais alternativas. Cada item é uma afirmação que pode estar certa ou errada. Evitando alguns termos, tendo em vista do que vai formular. 
 Nas questões de lacunas, são frases incompletas onde os alunos devem completar com uma resposta certa. Não podendo aparecer no início da frase, não podendo haver adjetivos, preposições e nem conjunções.
Questões de correspondência são elaboradas fazendo duas listas de termos ou frases. Tendo duas colunas onde uma vai fazer referência a outra. Já nas questões de múltipla escolha, onde há apenas composta por uma pergunta, contendo várias alternativas, mais com apenas uma resposta certa.
Outro tipo de questão, não comum, mais bem usada é a do tipo, teste de respostas curtas ou de evocação simples. Sendo classificadas como provas objetivas, onde são respondidas na forma de dissertação, resolução de problemas ou simplesmente de recordação de resposta automatizada. 
Comum também as interpretações de texto, está ligada a muitas questões de provas. Sendo perguntas feitas com base em textos, num trecho escrito ou em uma frase. A questões de ordenação os alunos simplesmente deveram ordena-las na sequencia certa. Em questões de identificação, o nome próprio diz, identificar.
Nas observações das provas escritas, onde as provas são instrumentos de verificação dos resultados do processo do ensino e aprendizagem, com objetivo de avaliar o aluno. Sendo observado pelo professor do processo de ensino, com métodos da avaliação da prova. Do que foi imposto nas provas.
Existem alguns procedimentos de auxilio de avaliação, como a observação. Professores estão sempre interagindo com os alunos, aí que está é o momento certo de observar o comportamento dos alunos. Aprendendo a lidar com cada uma delas, desenvolvendo sua capacidade de percepção. Outra é a entrevista, que é uma técnica simples e direta de conhecer e ajudar a criança no desempenho escolar. A entrevista requer um relacionamento amigável do professor com a criança, deixando as crianças a vontade. Assim também tem a ficha sintética de dados dos alunos.
Atribuições de notas ou conceitos, estão ligadas com os resultados das notas ou conceitos que comprovam o conhecimento adquirido em relação com os objetivos. Junto com isto, surge as sugestões para tarefas de estudo como as perguntas para o trabalho independente dos alunos, como temas para aprofundamento de estudo, e temas para redação. 
O Planejamento Escolar
O Planejamento escolar é uma das principais características para si ter um bom resultado de ensino, tendo em vista a aplicação de atividades de modo com que exponha a problematização do contexto social.
Para que o professor tenha um sucesso expressivo em suas aulas o planejamento deve ser dividido em objetivos, conteúdos, métodos, a função do professor é orientar a prática, partindo das exigências da própria prática, partindo das
exigências da própria prática, ou seja o professor de acordo com o que ele apresenta, seu planejamento de conteúdo escolar, e a passar para os alunos ele já terá que expor os objetivos dessa aula para que os alunos demonstre menos dificuldade, pois saberão do que o conteúdo se trata.
É importante também que no planejamento o aluno expresse sua opinião, e que o professor dialogue de forma compreensiva, para chegar no ponto no qual o aluno tirou aquela conclusão, sobre aquela opinião expressada.
O método de dar aula é em dois pontos principais do planejamento que onde os professores têm que estabelecer a melhor forma de se abordar um tema para os alunos, de forma com que o aluno comigo captura aquela informação de forma com que ele entenda e expresse a opinião sobre o que foi passado para ele.
Relações Professor-aluno na Sala de aula
As relações entre professores e alunos, as formas de comunicação, os aspectos afetivos e emocionais, A dinâmica das manifestações na sala de aula faz parte das condições organizativas do trabalho docente.
As interação professor-alunos é um aspecto fundamental da organização da situação didática, tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino: transmissão e assimilação dos conhecimentos, hábitos e habilidades. Existe dois aspectos da interação professor-alunos no trabalho docente: o aspecto cognoscitivo (Que diz respeito a formas de comunicação dos conteúdos escolares e as tarefas escolares indicadas aos alunos) e o aspecto sócio emocional (que diz respeito às relações pessoais entre professor e aluno e as normas disciplinares indispensáveis ao trabalho docente).
Aspectos cognoscitivos da interação 
Ao ministrar aulas, o professor sempre tem em vista tarefas cognoscitivas colocadas aos alunos como: Objetivo da aula, conteúdos, problemas, exercícios. Os alunos por sua vez, dispõem de um grau determinado de potencialidades cognoscitivas conforme o nível de desenvolvimento mental, idade, experiências de vida, conhecimentos já assimilados etc. O trabalho docente se caracteriza por um constante vaivém entre tarefas cognoscitivas colocadas pelo professor.
O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também ouve os alunos, da atencao6 e cuidar do aprendizado dos mesmos.
Aspectos sócio emocionais
Os aspectos sócios- emocionais se referem aos vínculos afetivos entre professores e alunos, como também as normas e exigências objetivas que regem a conduta dos alunos na aula. Neste sentindo, o professor precisa aprender a combinar severidade e respeito. Na sala de aula o professor exerce uma autoridade, fruto de qualidades intelectuais, morais e técnicas ensinando objetivos sócias e pedagógicos, seleciona e organiza os conteúdos escolhe métodos, organiza a classe.
A disciplina na classe
A disciplina da classe está diretamente ligada ao estilo da prática docente, ou seja, A autoridade profissional, moral e técnica do professor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes