Buscar

PROJETOS DE SUPERVISÃO ESCOLAR 2018 CARLA E CARINA (2)

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA 
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – 
SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
MINIMIZANDO A INDISCIPLINA NA ESCOLA
POLO ...
2018
1. Tema: Indisciplina na escola. Título: Minimizando a indisciplina na escola.
2. Situação-problema:
	A indisciplina na escola, sendo um dos maiores desafios na atualidade, tornou-se um pesadelo para o professor. Infelizmente, a maioria dos professores não consegue compreender a realidade da indisciplina na escola. 
	Na escola, durante a aula, aumenta a agressividade.
	Uma das maiores questões de indisciplina que também poderão ser discutidas são a rejeição dos alunos sobre a presença do professor em sala de aula, bem como atos de recusar-se a fazer as atividades que são solicitadas por ele.
	Já a questão de disciplina não significa o indivíduo ser negativo, ela favorece as regras de conduta em função dos valores e dos objetivos que se quer alcançar.
	Muitas vezes o aluno é considerado como indisciplinado, porque esquecemos que eles podem ser frutos da violência familiar.
	A indisciplina também é um problema mundial, pode também ser gerada pelo sofrimento que o aluno recebe dos maus-tratos morais e/ou físicos, do desemprego, falta de atenção dos pais, etc.
	Entretanto, os professores, para reduzirem a questão da indisciplina, teriam que evitar a punição dos alunos, com a utilização de advertências, suspensões, etc. e sim fazer aulas mais dinâmicas, utilizando os recursos áudio-visuais para que a aprendizagem se torne mais construtiva e prazerosa, e, além disso, dialogar com os mesmos para que eles reflitam sobre a questão da indisciplina.
3. Justificativa e embasamento teórico:
	Já sabemos que o caso da indisciplina escolar é um desafio que afeta o andamento das aulas ministradas pelo professor, bem como o processo de ensino-aprendizagem por parte dos alunos.
	No entanto, a gestão democrática, professores, alunos e pais terão que adotar novas estratégias pedagógicas para que possamos permitir com que os alunos obtenham boas normas de conduta e desenvolvimento de uma personalidade sadia para a construção da cidadania.
	Ao adotarmos essas medidas já citadas anteriormente, estaremos recuperando e reconstruindo os valores muitas vezes que são esquecidos ou ignorados pela nossa sociedade.
	O papel da escola se modificou ao longo dos anos devido aos avanços da sociedade no Brasil, principalmente no ensino público.
	Com esses avanços da sociedade, deve-se gerar uma educação de qualidade a fim de que a formação do cidadão aconteça. (www.administradores.com.br/mobile/artigos/cotidiano/a-escola-de-hoje/70323).
	A grande maioria da reclamação dos professores ocorre por conta da agitação dos alunos, demonstrada pela indisciplina, que prejudica o andamento de todo o processo de ensino-aprendizagem. A indisciplina escolar é raciocinada como questão de comportamento e entendemos que existem atitudes de insatisfação que os alunos provocam em relação ao processo pedagógico entre os profissionais da educação. Entre esses fatores são as relações que se desenvolvem entre aluno-aluno, professor-aluno, aluno-escola, bem como a insatisfação com o conteúdo desenvolvido. (http://ensinofundamental.uol.com.br/2017/02/23/como-lidar-com-alunos-bagunceiros/).
	As escolas precisam desenvolver atividades mais dinâmicas aos alunos, como trabalhos em grupo, que envolvem discussões acerca da realidade de mundo, aulas práticas, projetos pedagógicos, teatros, etc.
	Essas são umas das práticas pedagógicas, que, além de serem mais atrativas aos alunos, estamos tornando-o um sujeito crítico da realidade de mundo.

Outros materiais