Buscar

Exercícios de Ergonomia

Prévia do material em texto

1
O sistema respiratório é composto por vias aéreas superiores, inferiores e alvéolos, cada qual com sua função, como observamos na nossa aula. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde corretamente às funções das vias aéreas superiores:
Filtrar, aquecer e umidificar o ar
2
Em nossa aula de sistema respiratório, observamos que, durante a fase de inspiração, é necessário que ocorra contração de um músculo e, a partir de então, será gerado um gradiente pressórico para que o ar seja conduzido até os alvéolos para a realização da hematose. Assinale abaixo a alternativa que corresponde ao músculo que será acionado e à definição de gradiente pressórico.
Diafragma; diferença de pressão entre dois pontos
3
A Lei de Fick rege a difusão dos gases no processo de hematose, além de fazer referência ao oxigênio. Correlacione os pontos dessa lei em relação à condição ser (I) favorável ou (II) desfavorável à ocorrência da difusão pelo oxigênio.
( ) Aumento da espessura da membrana alvéolo-capilar.
( ) Aumento da concentração de oxigênio acima de 21%.
( ) Redução da área de contato entre alvéolo e capilar pulmonar.
( ) Redução da espessura da barreira alvéolo-capilar.
A sequencia correta é:
II, I, II, I
4
Para que haja a ocorrência de contração do músculo toracoabdominal, é necessário que um potencial de ação seja conduzido por um nervo até o músculo em questão. Dessa maneira, marque abaixo o nervo responsável por conduzir esse estímulo até o músculo e quantos destes nervos encontramos no sistema respiratório.
Nervo frênico; um par de nervos
5
Determinadas ocupações podem levar a complicações pulmonares, que, a longo prazo, evoluem para fibrose, comprometem a troca gasosa e reduzem a capacidade funcional do indivíduo. Assinale abaixo a alteração mecânica que a fibrose pulmonar causa ao sistema respiratório:
Restrição pulmonar
6
O sistema cardiocirculatório interage com vários outros sistemas do organismo para cumprir com suas funções e vice-versa. Vimos que os sistemas nervoso e endócrio são muito importantes para o controle da pressão arterial, visto que estes fazem a regulação da pressão arterial através de um processo chamado:
Feedback negativo
7
O sistema nervoso regula a pressão arterial através de comandos para os vasos sanguíneos, que são enviados para o sistema nervoso através de aferências oriundas dos barorreceptores. Assinale abaixo a alternativa correta em relação à resposta dos vasos sanguíneos em detrimento à pressão arterial.
Hipotensão – vasoconstrição
8
O sistema endócrino também regula a pressão arterial através de liberação de determinados hormônios na corrente sanguínea. Vale lembrar que esse sistema trabalha de forma paralela ao sistema nervoso. Marque a alternativa que contém o hormônio secretado e a sua ação, respectivamente.
Adrenalina – vasoconstrição
9
A manifestação causada pelo aumento da pressão arterial, dislipidemia, hiperglicemia e obesidade abdominal recebe o nome de:
Síndrome metabólica
10
Vimos que o estresse é uma resposta a alguns agentes que são considerados nocivos ao homem, como medo, ansiedade e situações de “luta ou fuga”, que levará a uma alteração bioquímica, que pode ser de curto prazo ou prolongada, tornando-se crônica. Como efeitos gerais do estresse crônico, podemos observar:
Depressão, insônia e envelhecimento precoce
1
Os neurotransmissores são moléculas liberadas pelos neurônios a fim de estimular ou inibir outra célula e podem ser encontrados tanto no sistema nervoso periférico quanto no sistema nervoso central. Essas moléculas são liberadas mais comumente por qual região do neurônio?
Terminações axonais
2
Vimos que os axônios podem também ser chamados de fibra nervosas e têm a capacidade de se distribuir por nosso organismo e levar estímulos a mais de uma região. Com base nisso, podemos dizer que os nervos são encontrados:
No sistema nervoso periférico
3
Podemos ver que o potencial de membrana é determinado pela diferença de íons que estão no meio intracelular e os que estão no meio extracelular. Tendo isso como base, podemos afirmar que o íon em maior concentração no interior da célula é:
Potássio
4
Suponha que todo o cálcio pudesse ser removido do líquido extracelular em torno de um neurônio. Essa remoção inibiria a capacidade do neurônio de:
Liberar neurotransmissores.
5
O sistema nervoso apresenta três funções básicas, que são sensorial, integrativa e efetora. Estes comandos trafegam na forma de estímulos elétricos, que podem se direcionar para o sistema nervoso central ou se afastar dele. Assinale a opção abaixo que apresenta esses impulsos citados de forma respectiva:
Aferente e eferente
6
Vimos que os olhos apresentam diversos componentes anatomofisiológicos. Assinale os componentes que permitem a entrada da luz no olho:
Pupila e córnea
7
O olho humano percebe grande quantidade de informações. Trabalhando de maneira ergonômica, podemos facilitar a percepção de informações visuais referentes à escrita. Marque a opção INCORRETA:
Dê preferência aos textos com todas as letras maiúsculas.
8
O ouvido pode ser dividido em externo, médio e interno. Essas divisões do ouvido se comunicam entre si e possuem funções específicas, sendo que a do ouvido médio é amplificar o som para que seja conduzido ao ouvido interno. Os ossículos responsáveis por essa função são:
Estribo, bigorna e martelo
9
Apesar de ter sua função em termos de informação, não se recomenda o uso intensivo do som, pois, a longo prazo, pode se tornar irritante. Além disso, sons em intensidades elevadas por longos períodos podem causar surdez. Assinale a intensidade de som tolerada numa jornada de trabalho de 8 horas:
80 dB
10
Para que aja proteção dos trabalhadores quanto a lesões auditivas causadas pela intensidade do som, algumas medidas podem ser adotadas, tais como manutenção de equipamentos, isolantes acústicos e uso de protetores auriculares. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao protetor e suas características:
Earmuffs mais higiênicos e de fácil colocação.
O trabalhador com sintoma musculoesquelético tem como principal queixa a dor. Sabe-se que essas manifestações possuem diversas causas e podem atingir tecidos como músculos, tendões e ligamentos. Das afecções que causam a dor no trabalho, assinale abaixo qual é a principal delas:
Processos inflamatórios
2
Doenças ocupacionais, como qualquer outra patologia, possuem melhores abordagens se forem tratadas logo de início; sendo assim, seus sinais e sintomas não podem ser ignorados. Com base nisso, podemos dizer que a dor é:
Um sinal subjetivo
3
A cervicalgia é definida como dor na região cervical. No entanto, esse quadro álgico é provocado por uma condição clínica anormal, que pode ter diagnóstico exclusivamente clínico. Dessa forma, marque abaixo a opção correta:
Síndrome da dor miofascial
4
Os componentes da síndrome da dor miofascial são: ponto de gatilho, espasmo muscular, dor referida e envolvimento de partes moles. Das opções abaixo, assinale aquela que NÃO representa um componente que pode ser usado como critério diagnóstico:
Aumento da amplitude de movimento
5
O tratamento da síndrome da dor miofascial pode ser dividido em fases. Para a ciência da ergonomia, a fase de tratamento que mais interessa é:
Remoção preventiva de fatores perpetuantes
6
A cefaleia é um sintoma muito frequente e deve ser considerado um sinal de alerta, seja ela consequência de problemas graves ou não. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente a classificação da cefaleia segundo sua etiologia:
Primária e secundária
7
Por definição, é uma dor que surge abruptamente, em fração de segundo, atingindo a intensidade máxima instantaneamente, às vezes, com o indivíduo se referindo a um estalo. Estamos nos referindo à:
Cefaleia explosiva
8
Os tipos de cefaleia estão descritos na “Classificação e Critérios Diagnósticosdas Cefaleias, Neuralgias Cranianas e Dor Facial”, onde pode-se encontrar, ao menos, 13 tipos de cefaleia, além dos subtipos de cada uma. Nesta aula, tivemos como enfoque a cefaleia do tipo tensional, que é descrita como:
Um aperto ou uma pressão que tende a ser dos dois lados da cabeça (como uma faixa apertada).
9
As causas da cefaleia tipo tensional são muitas e variadas, contudo, existem fatores que são mais importantes que outros. Marque abaixo a opção que NÃO é considerada um fator preponderante:
Ruídos fracos
10
Uma das formas de prevenir o surgimento da cefaleia tipo tensional é a implementação de programas de ginástica laboral, que é realizada de forma rápida, quebra a rotina e traz um momento de descontração durante a jornada de trabalho. Se não existe um projeto desse na empresa, que orientações podem ser recomendadas ao trabalhador?
Pausas programadas durante a jornada de trabalho com alongamento dos músculos do pescoço.
1
De acordo com a enquete (pesquisa) que vimos durante a aula, pode-se dizer que:
Existe um agravo das condições relacionadas ao ritmo de trabalho.
2
Nos último anos existiu um aumento na intensidade do trabalho e muitos trabalhadores relatam realizar suas atividades com muita rapidez e com prazos curtos durante o período de trabalho; isso pode acarretar ao trabalhador:
Problemas de saúde
3
Um ponto também abordado na pesquisa, que observamos em nossa aula, foi a duração do trabalho; como consenso, ¼ das mulheres preferem trabalhar mais do que trabalham. Isso se deve a quê?
Autoafirmação
4
Existe uma condição que não é considerada trabalho propriamente dito, mas que o influencia diretamente podendo durar longos períodos e causar estresse e desconforto à pessoa. Estamos falando de:
Trajeto de trabalho
5
A ergonomia, no seu campo de atuação, não ficará restrita aos postos de trabalho e aos processos: também ocorrerá uma análise de todo o contexto relacionado à saúde do trabalhador. Dessa maneira, assinale a opção que pode ser realizada pelo setor de ergonomia para minimizar um deslocamento por longo período:
Escala de folgas em dias de semana.
6
O trabalho noturno data desde os tempos do Império Romano; no entanto, durante a história, existiram fatores que favoreceram a ampliação do trabalho em turnos. Assinale abaixo o principal fator:
Uso de lâmpadas elétricas.
7
Diversos setores laborais, como prestadores de serviços, indústrias e ramos do setor público, estabelecem o trabalho em turnos, que pode ocorrer por diversos motivos, tais como ordem técnica, social ou econômica. Sendo assim, marque abaixo a opção que caracteriza o trabalho em turnos:
Continuidade da produção e quebra na continuidade do trabalho realizado pelo trabalhador.
8
Nós, animais, desde a pré-história, respeitamos um “relógio” biológico guiado pelo ciclo claro-escuro, ou dia-noite. Esse “relógio” gera um ciclo chamado de ciclo circadiano, que nos homens é influenciado por:
Vida social, familiar e trabalho
9
O ciclo do sono é influenciado pela noite, tempo em que estamos sob ação de alguns hormônios. Marque abaixo o hormônio relacionado ao ato de dormir:
Melatonina
10
O jet lag ocorre em pessoas que atravessam fusos horários diferentes, o que leva a uma alteração do ciclo circadiano e pode ocasionar algumas alterações. Indique qual afirmativa a seguir pode se relacionar ao fenômeno referido:
Sonolência diurna e fadiga.
1
Os princípios biomecânicos quando aplicados ao trabalho com fins ergonômicos, denominam-se biomecânica ocupacional. É possível estimar as tensões que ocorrem nos músculos e articulações durante uma postura ou movimento, a partir daí, então, aplicar os conceitos para formular recomendações sobre postura e movimentos adequados durante atividades laborativas. Entende-se por biomecânica:
A ciência que estuda a estrutura e a função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica.
2
A NR-17 afirma que: “Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para essa posição. Porém há um grande número de interpretações erradas, pois (...)”
A postura mais adequada é aquela escolhida livremente, podendo variar ao longo do tempo.
3
Alongamento e aquecimento muscular, geralmente praticados em atividades laborais, são necessários para prevenir:
Fadiga muscular
4
A biomecânica aplicada à ergonomia pode contribuir de diversas formas no mundo do trabalho; dentre elas, podemos citar:
Ajudar o projetista na confecção da estação de trabalho, ou o ergonomista, na análise de posturas de trabalho.
5
O movimento humano é produzido por um complexo sistema de alavancas. Assim sendo, as alavancas predominantes no corpo humano são:
Interpotentes
6
A lombalgia tem recebido especial atenção pelas queixas em postos de trabalho, e os trabalhadores mais acometidos por essa patologia são:
Trabalhadores que necessitam levantar carga.
7
A coluna vertebral possui diversas regiões. As regiões de maior mobilidade são regiões que possuem curvaturas lordóticas, sendo essas as:
Cervical e lombar
8
Por cervicobraquialgia entende-se:
Dor irradiada da região cervical para os membros superiores.
9
Os discos intervertebrais são estruturas fibrocartilaginosas localizadas entre os corpos vertebrais e sua função está relacionada ao amortecimento do impacto, assim como a orientação do movimento. Quando esses estão lesionados e se rompem todas as suas fibras, a patologia é chamada de:
Hérnia de disco
10
Definição: a síndrome do impacto é a compressão das estruturas localizadas abaixo do ligamento coracoacromial e o tubérculo maior do úmero. Essas estruturas podem ser:
Manguito rotador e bursa subacromial.
1
De acordo com os estudos de Nachemson, a pressão discal é menor na posição:
Em pé
2
A postura sentada leva vantagens sobre a postura em pé em trabalhos que:
Exijam precisão
3
A incidência de dores lombares é menor quando a posição sentada é alternada com a em pé, e é menor ainda quando se podem movimentar os demais segmentos corporais como em pequenos deslocamentos devido:
À hidratação do disco intervertebral
4
Desvantagem da posição ortostática (em pé):
Dor em articulações que sustentam cargas
5
A escolha da postura em pé só está justificada em qual das condições abaixo?
A tarefa exige deslocamentos contínuos
6
Para a análise de um posto de trabalho, uma ferramenta de fundamental utilização é a antropometria, que é definida como:
Ciência que trata das medidas físicas do corpo humano.
7
Um ergonomista foi contratado para realizar alterações em um posto de trabalho de uma lanchonete; para isso ele necessita conhecer o dimensionamento do espaço do referido trabalho, que se define como:
Espaço imaginário necessário para realizar os movimentos requeridos pelo trabalho.
8
O sindicato dos ferroviários reclamava de uma cabine de controle de trens; o dono da empresa, decidindo antever problemas judiciais, contratou um ergonomista para identificar as possíveis alterações no posto de trabalho que poderiam beneficiar os trabalhadores. Por posto de trabalho entende-se:
Local onde um trabalhador desenvolve suas atividades.
9
Um empresário de uma grande empresa de telemarketing deseja trocar todo seu mobiliário e, para isso, contratou um ergonomista para rever os assentos dos operadores. Dentre os quesitos abaixo, qual deles deve ser levado em consideração?
O assento deve permitir variações de postura.
10
O mecanismo de recebimento e emissão de informações e atitudes é conhecido como:
Sistema homem x máquina
1
A Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia foi estabelecida pela Portaria nº 3.751, de 23 de novembro de 1990, e tem como objetivo estabelecer parâmetros das condições de trabalho para adaptações psicofisiológicas do trabalhador, proporcionando um máximo de:
Conforto, segurança e desempenho eficiente
2
São aspectos que devem ser consideradospara a análise ergonômica das condições de trabalho:
Organização do trabalho, mobiliário e equipamento
3
Acerca dos mobiliários dos ambientes de trabalho a NR 17 preconiza que:
Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para essa posição.
4
As condições ambientais de trabalho devem estar adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Com relação à iluminação do ambiente, podemos definir como correto, a partir da NR 17, que:
A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa e as normas para isso estão estabelecidas pelo INMETRO.
5
A organização do trabalho é um item controverso e muito debatido na aplicação desta norma, tendo em vista que muitos empregadores acreditam deter o poder sobre a total forma de organizar o trabalho e distribuir tarefas e funções. A organização do trabalho, para efeito da NR 17, deve levar em consideração:
Ritmo de trabalho, exigência de tempo e conteúdo das tarefas
6
Geralmente, demandas relacionadas à análise estão relacionadas à melhora de qualidade ou ao aumento da produtividade, sem proteção à saúde do trabalhador. Essas demandas podem ser por saúde ou judiciais. Marque a opção que se apresenta como uma demanda de saúde ou judicial.
Aumento do número de DORT e ações judiciais
7
Para avaliação da situação global de uma empresa, item de fundamental importância para a ergonomia do trabalho, há a necessidade de se tomar conhecimento de alguns fatores. Marque a opção que contém um fator que deve ser analisado para conhecer melhor a situação da empresa:
Análise da população de trabalhadores
8
São indicadores indiretos de sobrecarga de trabalho:
Absenteísmo elevado e alta rotatividade
9
Sendo o projeto de modificações ou alterações negligenciado, de que adianta fazer um diagnóstico e não propor mudanças ergonômica? Esse tem sido um item de diversas reprovações feitas por auditores fiscais. Dentro do projeto devem estar expostos:
Recomendações para melhoria do setor de produção, do mobiliário e das condições de trabalho.
10
Um ergonomista pode capacitar alguns empregados de uma empresa da seguinte forma:
Treinando pessoal para a utilização de instrumentos simples de avaliação, como questionários de opinião dos trabalhadores e grades de observação das posturas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes