Buscar

GESTÃO DE SUPRIMENTOS V.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise as afirmações abaixo a respeito da cadeia de suprimento e julgue os itens a seguir: I - A cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente e não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. II - A gestão da cadeia de suprimentos é o conjunto de abordagens utilizadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes, depósitos e armazéns, de forma que a mercadoria seja produzida e distribuída na quantidade certa, para a localização certa e no tempo certo, de forma a minimizar os custos globais do sistema ao mesmo tempo em que atinge o nível de serviço desejado. III - A logística é mais abrangente do que a cadeia de suprimentos. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	I apenas
	
	
	I, II e III
	
	
	II apenas
	
	
	I e II apenas
	
	
	I e III apenas
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Escolha a afirmação INCORRETA.
	
	
	
	
	A Logística foi posicionada dentro da empresa como uma das competências que contribuem para o processo fundamental da criação de valor para o cliente.
	
	
	Quando as operações logísticas estão fortemente integradas e posicionadas como uma competência chave, elas podem servir como uma base para a obtenção de vantagem competitiva.
	
	
	Um desempenho logístico integrado nem sempre produz melhores resultados que funções gerenciadas individualmente, sem coordenação entre si, constitui o paradigma fundamental da Logística.
	
	
	Um dos fundamentos da Logística é o aumento do nível de serviço ao cliente.
	
	
	O desenvolvimento dos processos Logísticos necessitam de apoio fundamental da TI.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Os três ciclos de atividades logísticas são:
	
	
	
	
	Suprimentos, compras e distribuição.
	
	
	Suprimentos, produção e distribuição.
	
	
	Manutenção, produção e distribuição.
	
	
	Suprimentos, produção e manutenção.
	
	
	Suprimentos, manutenção e distribuição.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Esta incluida a responsabilidade pela coordenação conjunta com Marketing em áreas como apoio promocional, niveis de serviço ao cliente, padrões de entrega, manuseio de mercadoria. Qual a denominação deste ciclo ?
	
	
	
	
	Suprimentos
	
	
	Transportes
	
	
	Estoques
	
	
	Distribuição
	
	
	Produção
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A produção empurrada pode ser definida como:
	
	
	
	
	É uma técnica que visa substituir as ferramentas em até 10 minutos, utilizando-se de conceitos como setup interno e setup externo.
	
	
	É quando se analisa estatisticamente o processo produtivo para controle de qualidade e taxa de output das máquinas. A ideia é ¿puxar¿ os números diretamente das máquinas para então realizar uma série de testes estatísticos.
	
	
	É quando o processo produtivo se encontra em estágios iniciais, sem o uso de máquinas motorizadas. Desse modo a movimentação interna dos produtos é realizada somente por tração humana, ou seja, são os(as) colaboradores(as) que puxam as peças de uma estação para outra.
	
	
	É quando o processo produtivo se inicia quando há uma solicitação do cliente. Dessa maneira o fluxo de produção se inicia com o pedido do cliente e todas as estações vão de certa forma puxando o processo produtivo.
	
	
	É quando o processo produtivo se inicia por iniciativa da empresa. O fluxo de ordem de produção começa no almoxarifado e segue por todas as estações até a chegada ao estoque de produtos acabados
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Sob a perspectiva da responsividade e eficiência da cadeia de suprimentos, os fatores chave ou críticos de desempenho da Cadeia de suprimentos são: I. Tecnologia (Informação) e Instalações. II. Gestão de Estoques e infraestrutura de transporte. III. Gestão da demanda e de compras. É correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
	(I) e (III) apenas.
	
	
	(I) e (II) apenas.
	
	
	Apenas I.
	
	
	(II), (III) apenas.
	
	
	(I), (II), (III)
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Hoje a competição atingiu um novo patamar. Produzir produtos de qualidade, com bons projetos e com pro¬dução eficiente deixaram de ser diferenciais competitivos e passaram a ser apenas aspectos qualificadores. Empresas que não conseguem fazer ao menos isso estarão fora da competição. Por isso podemos afirmar que:
	
	
	
	
	O novo fator de sucesso passou a ser a cadeia de compra coletiva em que essas empresas estão inseridas.
	
	
	O gerenciamento de uma cadeia de suprimentos deve se pautar na maximização do valor gerado para a cadeia como um todo.
	
	
	Na perspectiva do cliente o que importa é ter um produto barato disponível para compra em qualquer lugar do mundo.
	
	
	A única fonte de receita da cadeia é o estoque , que guarda o produto e espera a alteração do valor cambial para valer mais a empresa que o armazena.
	
	
	As empresas dependem cada vez mais de suas redes de amigos e conselheiros para serem bem sucedidas.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. É a capacidade de ter o produto no momento que ele é desejado pelo cliente. Uma das práticas mais comuns em obtê-la é armazenar em antecipação aos pedidos dos clientes. O planejamento da demanda é baseado, normalmente, em previsões das necessidades e pode incluir estratégias diferenciadas para itens específicos. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
	
	
	
	
	Consistência
	
	
	Flexibilidade
	
	
	Disponibilidade
	
	
	Velocidade
	
	
	Confiabilidade
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual a descrição relacionada com o nível ESTRATEGICO ?
	
	
	
	
	Este nível que utiliza as informações disponíveis no sistema transacional para o gerenciamento das atividades logísticas.
	
	
	Os fornecedores e clientes podem acessar um só fluxo de informações, confiável, rápido e contínuo, em que as perdas e os custos são minimizados.
	
	
	Viabiliza iniciativas que resultam em ganhos de vantagem competitiva para a cadeia, como: agilidade, velocidade de resposta às novas demandas do mercado, aumento da flexibilidade, atendimento personalizado, maior satisfação do cliente.
	
	
	As empresas conseguem simplificar seus processos decisórios, mantendo maior intercâmbio de informações entre os parceiros da cadeia e facilitando a integração das atividades de planejamento e controle da produção.
	
	
	Neste nível, podem-se encontrar atividades como mensuração financeira, gerenciamento de ativos, mensuração do serviço ao cliente e mensuração da qualidade e produtividade.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		É a base das operações logísticas; nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas. Esse sistema transacional é caracterizado por regras formalizadas, comunicações inter-funcionais, grandes volumes de transações e um foco operacional nas atividades cotidianas. A denominação deste Sistema de Informações é :
	
	
	
	
	Tempo Hábil
	
	
	Controle Gerencial
	
	
	Apoio às Decisões
	
	
	Transacional
	
	
	Planejamento Estratégico

Outros materiais