Buscar

trabalho sobre tecido adiposo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho sobre tecido adiposo. 
1-funções do tecido adiposo.
R: O tecido adiposo é especializado no armazenamento de gordura e é encontrado bem abaixo da pele. Atua em nosso corpo como uma reserva de energia, isolante térmico e também como proteção.
2-tipos de tecido adiposo, localização de cada um dos tecidos adiposos, diferenças morfológicas entre os tecidos adiposos.
R: Tecido adiposo Unilocular e Tecido Adiposo Multilocular.
Tecido adiposo unilocular: O nome deste tipo de tecido adiposo dá-se devido ao fato de que as suas células apresentam uma gotícula de gordura predominante, que preenche quase todo o seu citoplasma. Bastante irrigado por vasos sanguíneos, este tipo de tecido também é conhecido como tecido adiposo comum ou amarelo, embora sua cor varie entre o branco e o amarelo-escuro. É o tecido que forma o panículo adiposo, uma camada de gordura disposta sob a pele, que absorve impactos e atua como isolante térmico. Nos recém-nascidos, este tipo de tecido adiposo é de espessura uniforme; nos adultos, a distribuição é regulada por hormônios, e o acúmulo se dá em determinadas posições.
Tecido adiposo multilocular
Com a função principal de gerar calor, o tecido adiposo multilocular é formado por células que possuem vários vacúolos (as gotículas) de gordura e várias mitocôndrias. Os animais hibernantes, como os ursos polares, possuem grande quantidade deste tecido, já que o calor produzido manterá a temperatura do corpo durante os longos períodos de frio. Nos recém-nascidos, este tipo de tecido também é abundante e muito importante para protegê-los do frio. Apresenta cor castanha devido à abundante vascularização e ao grande número de mitocôndrias.
3-origem dos lipídeos armazenado e lipogênese. 
R: Adipócitos são células armazenadoras de gordura (lipídios), possuem a forma arredondada e são encontradas no Tecido Adiposo. São originadas de uma célula mesenquimatosa pluripotente ou multipotente (célula-tronco que pode dar origem a qualquer tipo de célula fetal ou adulta, ou seja, cada conjunto de células forma um tipo de tecido). Estas células são sustentadas por uma trama de fibras reticulares e são envolvidos por uma rede vascular desenvolvida.
A Lipogênese é basicamente a formação de ácidos graxos a partir da glicose. Um processo que ocorre no organismo com o alto consumo de carboidratos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes