Buscar

FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO
	Avaliando Aprend.: SDE0412_SM_201408445093 V.1 
	Aluno(a): FRANCISCA SIMONE MENDES
	Matrícula: 201408445093
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	02/05/2018 18:01:28 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201408599648)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O movimento através do Trato Digestório deve ser sempre no sentido boca - ânus. e, em condições de normalidade, o movimento do material não deve ocorrer em sentido contrário. Para que este retorno não aconteça, nos locais em que termina um segmento e começa o outro existe uma estrutura em forma de anel que funciona como uma válvula - o esfíncter. O controle desses esfíncteres é feito pelo órgão que está antes ou acima dele e que recebe ordens motoras do Sistema Nervoso Central (SNC).
Considerando que o mecanismo do vômito é um bom exemplo do controle que o SNC exerce sobre o funcionamento do Sistema Digestório, avalie as asserções a seguir:
I- O estímulo do vômito pode surgir em qualquer parte do organismo: na sensação de um odor desagradável; ao ver uma cena que cause rejeição; a um estado emocional (conflito) interno ou a uma reação emocional provocada por um fato externo; dor intensa em qualquer região do corpo; sensibilidade exagerada a movimentos (viagem), etc.
II- Qualquer que seja o fator desencadeante, o estímulo vai através de nervos até o SNC, a uma região chamada centro do vômito, que emite uma resposta determinando: fechamento do piloro; o relaxamento (abertura) dos dois esfíncteres acima, isto é, o esofágico inferior (cárdia) e o esofágico superior; e que as contrações do estômago sejam em sentido contrário, ou seja, em direção a boca. Em conseqüência, haverá expulsão de todo material contido no estômago.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta
		
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma explicação correta do ciclo completo: captação da informação, condução até o SNC, processamento, emissão da resposta e condução desta até o local de onde veio. Este ciclo chama-se arco reflexo, especificamente reflexo do vômito.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda é uma justificativa incorreta do controle que o SNC exerce sobre o Sistema Digestório.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408512552)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Algumas glândulas auxiliam o complexo sistema de digestão e absorção. Podemos destacar: vesícula, fígado e pâncreas. Considera-se correto afirmar:
		
	
	O pâncreas armazena bile e em determinado momento esta bile vai ajudar na digestão de gordura.
	 
	A digestão pode ocorrer na boca, estômago ou intestino delgado, dependendo do nutriente.
	
	A vesícula armazena suco pancreático e em determinado momento este vai ajudar na digestão proteica.
	
	A vesícula armazena bile e em determinado momento esta bile vai ajudar na digestão proteica.
	
	A absorção pode ocorrer na boca, estômago ou intestino delgado, dependendo do nutriente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408599682)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 A habilidade do Trato Gastrointestinal em lidar com os conteúdos, que estão em mudança constante, ilustra o importante princípio fisiológico que controla o modo como todos os seres vivos funcionam - o princípio da homeostasia. A regulação do corpo em relação à digestão é um exemplo de regulação da homeostasia. Dois sistemas complexos e sensíveis coordenam todos os processos digestivos e de absorção: o sistema hormonal (endócrino) e o sistema nervoso (neural). 
Avalie as afirmativas sobre as ações dos hormônios gastrointestinais.
I. Vários hormônios são produzidos no estômago e nos intestinos em resposta à presença de alimentos ou componentes de alimentos. 
II. A gastrina do estômago e do duodeno estimula a produção e a liberação de ácido clorídrico e outros sucos digestivos, além da movimentação do conteúdo gastrointestinal.
III. A colecistocinina do duodeno sinaliza na vesícula biliar e no pâncreas a liberação de seus conteúdos no intestino para ajudar na digestão.
IV. A secretina do duodeno faz com que o bicarbonato neutralizador do ácido produzido pelo pâncreas seja mandado para o intestino e reduza a ação do estômago e sua secreção de ácidos e sucos digestivos.
V. O peptídeo inibidor gástrico do duodeno e jejuno inibe a secreção de ácido clorídrico e acelera o processo de digestão.
Assinale apenas as respostas corretas:
 
		
	
	I, II, IV e V
	
	I, II e V
	
	II e III
	 
	I, II, III e IV
	
	III, IV, V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409362270)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As atividades do sistema gastrointestinal são influenciadas não só por fatores neurais, mas também por fatores hormonais. Neste contexto, podemos afirmar: I- A gastrina é produzida somente pelas células G do estômago em resposta, por exemplo, aos produtos da digestão proteica e ao quimo presente no estômago. Sua principal função é aumentar a produção de ácido clorídrico no estômago. II- A secretina é produzida nas células S do duodeno em resposta ao ph ácido do quimo gástrico que alcança o duodeno. Suas funções incluem: estimular a secreção de bicarbonato pelas células dos ductos pancreáticos e ductos biliares; inibir a secreção de HCl e gastrina pelas células gástricas e a contração do piloro diminuindo a velocidade do esvaziamento gástrico. III- A colecistoquinina é secretada no intestino delgado em resposta à presença dos produtos da hidrólise lipídica e proteica neste local. Ela estimula a secreção enzimática do pâncreas, a contração da vesícula biliar e o relaxamento do piloro, estimulando o esvaziamento gástrico IV- O peptídeo inibidor gástrico é sintetizado no duodeno e jejuno em resposta à presença dos produtos da hidrólise dos macronutrientes. Suas ações incluem: retardo no esvaziamento gástrico e menor produção de suco gástrico. V- A regulação do apetite e do gasto energético pode ser regulada pelos hormônios grelina e leptina, produzidos, respectivamente, no estômago e no tecido adiposo. A leptina aumenta o gasto energético e o consumo alimentar, enquanto a grelina tem efeito oposto.
		
	 
	II e IV estão corretas
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	I e II estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	II, III, e V estão corretas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409395983)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O colesterol é um dos principais formadores das placas de ateroma. Por este motivo, é considerado nocivo à saúde, mas possui, no entanto, funções fisiológicas importantes. Quais são elas?
		
	
	Síntese de glicogênio, síntese de proteína e energia celular.
	
	Degradação celular, síntese de hormônios esteróides, formação de ácidos biliares.
	
	Síntese de hormônios esteróides, formação de ácidos biliares, lipólise.
	 
	Síntese de hormônios esteróides, formação de ácidos biliares, formação de membranas celulares.
	
	Síntese de hormônios esteróides, formação de ácidos biliares, lipogênese.

Outros materiais