Buscar

Epidemiologia: Estudo da Saúde Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Epidemiologia - ciência do que ocorre sobre o povo
O conceito original se restringia ao estudo de doenças transmissíveis, entretanto, houve uma evolução no conceito que passou a abranger todos os eventos relacionados ao processo saúde/doença da população.
Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças.
Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividade humanas.
A epidemiologia se constitui na principal ciência da informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva.
Saúde coletiva é a arte de evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde física, mental e a eficiência, através de esforços organizados da sociedade, para:
O saneamento do meio ambiente;
O controle das infecções entre as pessoas;
A organização de serviços médicos e paramédicos para prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento da doença;
O aperfeiçoamento da máquina social que assegurará a cada individuo dentro da sociedade, um padrão de vida adequado à manutenção da sua saúde.
De acordo com Rita Barradas, em seu artigo Epidemiologia Social, os epidemiologistas, atores da saúde coletiva, vem desenvolvendo novas estratégias de investigação e novas ferramentas de analise que possam, cada vez mais, fornecer elementos corretos para orientar as intervenções sociais no campo da saúde e a formulação de políticas publicas baseadas no reconhecimento das direitos de cidadania, na garantia da liberdade democrática e na busca da felicidade.
Formação Histórica da Epidemiologia
O Renascimento
Movimento de resgate dos elementos filosóficos, estéticos e ideológicos mais avançados da cultura Greco-latina.
O Pensamento renascimento propiciou as bases para a compreensão racional da realidade que resultou na constituição das ciências modernas.

Outros materiais

Outros materiais