Buscar

Prova de didatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: MARCIA ANDREIA DE OLIVEIRA BARBOSA
	Matrícula: 201703452828
	Disciplina: CEL0304 - DIDÁTICA 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		A escola fundamentada na Pedagogia Renovada tem como função:
	
	
	
	
	As ações de ensino estão centradas na exposição de conhecimentos pelo professor.
	
	
	O professor é visto como a autoridade máxima, um organizador dos conteúdos e de estratégias de ensino e, portanto, o único responsável e condutor do processo educativo.
	
	
	Há predominância da exposição oral dos conteúdos, seguindo uma sequência pré- determinada.
	
	
	O centro da atividade escolar deixa de ser o professor e os conteúdos disciplinares, passando a ser o aluno um ser ativo e curioso.
	
	
	O professor transmite o conteúdo como verdade absoluta.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Os conteúdos são baseados em temas geradores. Assim, pode ser um exemplo de aula o professor:
	
	
	
	
	 fazer a exposição de um dado tema para os alunos e em seguida aplicar um exercício de fixação
	
	
	 trazer uma temática social para ser debatida pelos alunos
	
	
	 da zona rural trabalha uma temática do campo usando vídeo durante todo o seu horário e pede para os alunos realizarem uma lista de tópicos sobre o vídeo para finalizar o conteúdo e na aula seguinte aborda outro conteúdo.
	
	
	 da zona rural pode trabalhar a temática do campo da seguinte forma: aula expositiva usando vídeo durante todo o seu horário e na aula seguinte aborda um outra tema relativo à zona rural
	
	
	expor a sua aula em forma texto e em seguida pede para os alunos elaborarem um resumo.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Os princípios subjacentes ao ideal pedagógico de Comenius, educador do século XVII, sustentam-se nos ideais de uma escola na qual todas as classes sociais sejam educadas, isto é, onde o ensino seja destinado a todos sem qualquer tipo de discriminação. As contribuições do pedagogo Comenius impulsionaram reflexões sobre a escola e o papel da educação na sociedade, instigando naquele contexto histórico a I busca por um método de ensino mais racional, ordenado e mais apropriado para garantir aos indivíduos o acesso aos conhecimentos produzidos pela sociedade moderna. II busca pela democratização do saber, considerando a exceção dos que não tinham aptidão e inclinação para os estudos segundo a sua natureza humana. III defesa de uma escola universal, partindo do pressuposto da natureza educável do homem e da necessidade de uma educação escolarizada para ele. IV construção de um projeto educativo que inclua todos os homens e a disposição de um saber universalizante que se encontra na base da formação humana. Assinale a opção em que todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Um dos mais célebres educadores brasileiros com atuação e reconhecimento internacional ficou conhecido principalmente pelo seu método de alfabetização de adultos. Caracteriza-se como uma educação "não formal"; a construção do conhecimento é realizada a partir do diálogo entre professor e alunos. O educador em pauta e a pedagogia que defendeu são, respectivamente:
	
	
	
	
	Anísio Teixeira, Pedagogia Renovada.
	
	
	Paulo Freire. Pedagogia Libertadora.
	
	
	Silvio Gallo. Pedagogia Libertária.
	
	
	José Carlos Libâneo. Pedagogia Crítico ¿ Social dos Conteúdos.
	
	
	Willian Kilpadric. Pedagogia de Projetos.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Um dos saberes necessários à docência é o questionamento. O professor se perguntar que tipo de formação está oferecendo ao aluno, que tipo de sociedade deseja ajudar a construir, quais os seus objetivos educacionais, tomando como objeto de estudos a sua própria prática, a sua própria realidade escolar e se preocupando com o sentido de suas ações pedagógicas. Nesse sentido, podemos dizer que o professor:
	
	
	
	
	está exercendo a práxis
	
	
	encontrou as respostas definitivas para os fenômenos educativos
	
	
	age tomando como referência a experiência
	
	
	compreende o planejamento como preenchimento de documentos
	
	
	adota uma pratica alienada e alienante
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		A corrente pedagógica reflete o momento sócio cultural em que foi construída, as necessidades e visão de mundo do seu tempo. Podemos destacar dois grandes grupos das tendências pedagógicas: liberal e progressista. Na tendência liberal temos as correntes
	
	
	
	
	Renovadora, Construtivista e crítico Social
	
	
	Renovadora, Tecnicista e Crítico Social
	
	
	 Libertadora, Renovadora e Tecnicista
	
	
	Libertadora, Construtivista e Critico Liberal
	
	
	Tradicional, Renovadora e Tecnicista
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		(FUNIVERSA - SESI-DF - 2010 - Professor de 1º ao 5º ano) - A didática, na Tendência Sócio-histórica ou Crítico-social, tem a prática social como ponto de partida de todo o processo pedagógico. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	A preparação do aluno ocorre por meio de uma mobilização para a construção do conhecimento escolar, partindo-se do princípio de que ele nada conhece.
	
	
	O conteúdo a ser desenvolvido deve estar vinculado à realidade, uma vez que é socialmente necessário.
	
	
	A prática social imediata do aluno não é tema relevante para o professor.
	
	
	Devem ser trazidos para a sala de aula apenas as vivências e as experiências que o educador tem sobre o conteúdo a ser trabalhado.
	
	
	A relação do conteúdo com a vivência dos alunos está ausente no cotidiano dessa prática pedagógica.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		De acordo com Libâneo (1990), aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade. Que idéias educacionais podem ser relacionadas com a Tendência Progressista Libertadora de Paulo Freire e a citação de Libâneo?
 I - Na dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem a ênfase está nas relações igualitárias;
II - No contexto da luta de classes, o saber mais importante para o oprimido é a descoberta de sua situação, condição para se libertar da exploração política e econômica;
III - A educação não está dialeticamente relacionada com a sociedade;
IV- A escola deve ser valorizada como instrumento das lutas populares, levando em conta a realidade social na qual o aluno está inserido e desprezando o conhecimento científico;
V - O conhecimento adquirido pelo acúmulo de informações deve elevar o nível de consciência do educando, propiciando acesso ao saber historicamente acumulado pela humanidade.
São corretos:
	
	
	
	
	I e V, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		O plano de aula é o planejamento diário das atividades pedagógico-didáticas, em conformidade com o projeto político-pedagógico da escola. Nesta perspectiva de planejamento educacional, são elementos constitutivos do plano de aula:
	
	
	
	
	práxis interativa, método, significação, visão de processo avaliativo.
	
	
	marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação de conjunto.
	
	
	dimensão atitudinal, criticidade, diálogo problematizador e avaliação do processo.
	
	
	chamadinha, leitura coletiva, diagnóstico e conteúdos.
	
	
	Objetivos (para
quê), conteúdos (o quê), metodologia (como) e avaliação.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		"Quando intervimos em nossas aulas, quando programamos nossas unidades didáticas, quando avaliamos ou simplesmente nos dirigimos aos nossos alunos, nunca podemos perder de vista que diante de nós, antes de um indivíduo que se submete a ritos e normas, temos uma pessoa que sente que vibra e, sobretudo, que está em processo de crescimento e que, portanto, demanda de nós, de forma explícita ou implícita, a satisfação de um conjunto de necessidades".
(Juan Miguel Batalloso Navas: Didática Desconstrutiva e Complexidade: Alguns princípios. Apud Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: teoria e prática docente, de Maria Cândida Moraes e Juan Miguel Batalloso Navas.(Orgs)  Wak Editora)
Face ao exposto, assinale a alternativa em que todas as propostas devem obrigatoriamente compor o conjunto de práticas necessárias para o trabalho docente, além das expressas pelo autor:
( 1 )Fins a serem atingidos, claramente expressos
( 2 ) Fundamentação teórico-metodológica sólida e ampla
( 3 ) Conhecimento da realidade geo-socio-histórico cultural da comunidade em que atua
( 4 ) Consideração do aluno como pessoa em suas múltiplas dimensões;
(5 ) Domínio pleno de todas as tecnologias de transmissão do conhecimento.
(6) Prática didática contextualizada
 
	
	
	
	
	1,2,4,5,6
	
	
	2,3,4,5
	
	
	1,3,4,5
	
	
	1,4,5,6
	
	
	1,2,3,4,6
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais