Buscar

CASO CONCRETO 3 - HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 3
Freqüentemente o apoio à pena de morte é destaque na mídia brasileira. Recentemente, mais especificamente o mês de janeiro de 2018, pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha apontou que 57% da população brasileira são favoráveis à pena de morte. Na verdade tal número representou um aumento de 10 pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada no ano de 2008, quando a quantidade de pessoas que apoiavam este tipo de punição era de 47%. Ao menos em relação ao tema pena de morte, parece que a visão da população brasileira parece estar indo de encontro com as idéias preconizadas por Cesare Beccaria, um grande iluminista italiano, contemporâneo de Tiradentes.
Com fundamentos nas Ordenações Filipinas
 Não, pois a morte de Tiradentes foi realizada com violência e crueldade. Cesare Beccaria foi um iluminista que aconselhou a abolição da pena de morte e da tortura, consideradas como inúteis, ineficazes e desumanas.
Não seria possível a condenação à morte, exceto em casos de guerra declarada. A pena de morte no Brasil foi extinta no ano de 1890 e solidificada, nos dias de hoje.

Outros materiais