Buscar

Territorio cultura e representação discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Território, Cultura e Representação
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“[...] é fácil convencer-se de que do mesmo modo como não se pode considerar mesmo o Estado mais simples sem o seu território, assim também a sociedade mais simples só pode ser concebida junto com o território que lhe pertence”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, Antônio Carlos Robert.  Ratzel. 1ª ed. São Paulo: Ática, 1990. p. 76. 
Considerando os conteúdos apresentados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, descreva a diferença entre os conceitos de territorialidade e de território.
Nota: 26.7
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A territorialidade seria definida como as diversas formas de apropriação do território. Os vários agrupamentos humanos gradativamente ocupam determinadas áreas consideradas fundamentais para a manutenção de suas vivências – em muitos casos, a ausência do Poder Público pode geral territorialidades ligadas a atividade criminosa. [...] o território é o espaço concreto em si, com suas peculiaridades socialmente construídas, apropriado e ocupado por um grupo social. Quando um grupo social define seu território, tem início um processo de enraizamento com identidade cultural“ (livro-base Território, Cultura e Representação, p. 94)
Questão 2/3 - Território, Cultura e Representação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Considerado como o fundador da Geografia Cultural, Sauer apresenta a epistemologia da Geografia e como a cultura passou a ser entendida como uma dimensão analítica do espaço e que cabia aos geógrafos, e não aos antropólogos, a tarefa de realizarem tais estudos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, Elis. A Dimensão Cultural e o Espaço: Uma leitura geográfica. Revista da ANPEGE. v. 3, p. 94 - 98, 2007. p. 95. Disponível em: < http://www.anpege.org.br/downloads/resenha_1.pdf >. Acesso em 01 ago. 2016. 
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação. Caracterize a dimensão cultural da análise geográfica em nossos dias.
Nota: 33.3
Parte da sensação e das representações humanas e utiliza como fundamento a corporeidade, ou seja, o movimento do corpo humano e a experiência direta do espaço. Isso fornece aos sentidos sensações que são transformadas em imagens mentais. Ao se referir a sentidos no plural, são possíveis abordagens geográficas além da percepção visual, como os ambientes sonos (paisagem sonora) e as paisagens olfativas. (p. 59)
Resposta:
Questão 3/3 - Território, Cultura e Representação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
”Entender as paisagens a partir das percepções, ou seja, de um conjunto composto por sentimentos e valores, é um desafio que se apresenta dentro da Geografia, sendo fato que somente a partir de novos estudos, de novas discussões e debates, é que a Geografia Humanista vai se desenvolver mantendo a sua qualidade e ampliando os seus horizontes de conhecimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://revistas.ufpr.br/raega/article/view/7670/9077>. Acesso em 01 set. 2016. 
O fragmento de texto anterior traz algumas reflexões sobre a Geografia Humanista. Descreva três elementos que se apresentam como desafios ao trabalho do geógrafo cultural e humanista na atualidade, sob a ótica apresentada no livro-base Território, Cultura e Representação.
Nota: 16.7
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A gigantesca diversidade cultural brasileira, em especial considerando os avanços econômicos, técnicos e tecnológicos frutos da globalização; as questões sociais nos campos e nas cidades; o choque com outras culturas e os movimentos contracultura; além das mudanças de mentalidade das pessoas, resultante desses processos, são apenas alguns dos elementos que desafiam o geógrafo cultural e humanista atualmente”. (livro-base Território, Cultura e Representação, p. 59)
·

Outros materiais