Buscar

Hidraulica

Prévia do material em texto

Calcular a perda de carga correspondente à vazão de 1,5 l/s em 15 m de canalização de diâmetro igual a 25mm. No caso, essa canalização é de Cobre. (Utilizar a fórmula de Fair Whipple Hsaio) Perda de Carga = 6,00m
Calcular a perda de carga correspondente à vazão de 2,5 L/s em 20 m de canalização de diâmetro igual a 50 mm, respectivamente, no caso dessa canalização ser de PVC (Utilizar a fórmula de Flamant ) 0,70m
O refluxo de águas servidas, poluídas ou contaminadas para o sistema de consumo decorre de pressões negativas. Quase todos os aparelhos sanitários são capazes de possibilitar a ocorrência desse refluxo. No entanto, hoje em dia, em face dos avanços tecnológicos, pode ocorrer com mais frequência somente em vasos sanitários e bidês.
O nome do problema apresentado em instalações hidráulicas é: Retrossifonagem
No sistema misto, algumas peças de utilização são ligadas com águas provenientes da rede e outras do reservatório ou de ambos. Normalmente, pias de cozinha, lavatórios e chuveiros têm duas alimentações.
Figura - Sistema de distribuição misto
Sobre o sistema misto, marque a alternativa correta: As vantagens são: fornecimento contínuo de água; permite a instalação de válvula de descarga
Segundo a NBR 5626, uma instalação elevatória consiste no bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior (figura a seguir) ou para um reservatório hidropneumático.Esquema Isométrico do Recalque sem escala
15% do consumo diário
Calcule qual a área necessária de coletor solar e assinale a alternativa correspondente ao valor calculado:4,5m²
Determine o consumo diário de água quente para uma residência de 4 pessoas 
CD = 200 l /dia
A norma de esgoto traz algumas recomendações para suas instalações:
    I.   Quando for adotada caixa sifonada ou sifão para receber despejos de lavatórios, banheiras, bidês, ralos e tanques, os respectivos ramais de descarga devem ser ligados conjuntamente ou por meio de caixa de passagem à caixa sifonada ou ao sifão.
   II.   Nas situações em que os conjuntos de lavatórios ou mictórios instalados em bateria nos sanitários coletivos, o ramal de esgoto que reúne os ramais de descarga de cada aparelho seja facilmente inspecionável.
 III.   Em instalações que venham a utilizar caixas retentoras de gordura, os ramais de descarga de pias de cozinha devem ser ligados diretamente às mesmas caixas ou a tubos de queda que nelas descarreguem.
Qual das alternativas mostra as incorretas:
Apenas I.
Dimensionar a capacidade de vazão da calha a seguir
· O material a ser utilizado é o plástico. (n = 0,011)
· Inclinação é de 0,5%.
Q = 829 l/min
Com relação aos condutores verticais de água pluvial é correto afirmar :
I - Os condutores verticais recebem as águas coletadas pelas calhas e as direcionam para parte inferior das edificações. Devem ser projetados, sempre que possível, em uma só prumada e podem ser instalados interna ou externamente ao edifício. 
II - Quando houver necessidade de desvio, devem ser usadas curvas de 90° de raio longo ou curvas de 45° e previstas peças de inspeção. 
III - Quando de seção circular, devem ter diâmetro mínimo de 100 mm
Somente as alternativa I e II estão corretas
Sobre as mangueiras de incêndio, existe toda uma normativa bem como caracterização na escolha do tamanho da mesma, conforme mostra a tabela a seguir: Sendo assim, podemos afirmar que:
    I.As mangueiras devem ser revestidas internamente com forro de borracha ou outro material de acordo com as especificações das normas técnicas
   II.O comprimento máximo das mangueiras, o diâmetro e respectivo esguicho serão escolhidos de acordo com a classe de risco atribuída à edificação.
 III.O 
no sistema de distribuição.
O dimensionamento das colunas de distribuição é menor comprimento escolhido para qualquer que seja o risco seria de 40 metros maior do que a norma recomenda pois poderão existir pontos de dobra não previstos por norma, mas que são expressamente recomendados pelos bombeiros.
Está correto o que se afirma em: I e II
Qual é a capacidade de uma calha de seção semicircular e diâmetro de 100mm e declividade de 1%. Adotar n = 0,011.
Q = 3,05 l/s
A água fria escoa com a vazão de 1,00 L/s no interior de uma canalização de PVC de diâmetro interno igual a 32 mm. A instalação é composta por L = 15 m de tubo e mais 2 Joelho de 90 (Comprimento equivalente = 2,00) e mais um Tê de saída Bilateral (Comprimento equivalente = 4,6). Calcular a perda de carga total total que ocorrerá nesta instalação.  Perda de Carga = 1,44m
A instalação hidráulica predial da figura está em um plano vertical e é toda em aço galvanizado novo com diâmetro de 1” e alimentada por uma vazão de 2,0 l/s de água. Os cotovelos são de raio curto e os registros, de gaveta. Determine qual deve ser o comprimento x para que as vazões que saem pelas extremidades A e B sejam iguais.
x = 1,88 m
A instalação mostrada na figura a seguir tem diâmetro de 50 mm em aço carbono galvanizado. Os coeficientes de perdas de carga localizadas são: entrada e saída da tubulação K = 1,0, cotovelo 90° K = 0,9, curvas de 45° K = 0,2 e registro de ângulo, aberto, K = 5,0. Querendo-se reduzir a vazão para 1,96 L/s, pelo fechamento parcial do registro, determine a perda de carga localizada no registro e seu comprimento equivalente. (Utilizar a fórmula de Fair-Whipple-Hsiao)
∆h = 3,18 m e Le ≈ 87 m
A população ocupante poderá ser calculada utilizando os seguintes critérios:
1o critério: 5 pessoas por unidade residencial, caso de residência térrea.
2o critério: 2 pessoas por dormitório + 1 pessoa por dormitório de empregada, em caso de prédios de apartamentos.
3o critério: código de obra de São Paulo, baseado em lotação máxima de ocupação das edificações, como segue:
- Escritório: 1 pessoa / 9 m  2
- Lojas: 1 pessoa / 3 m   2
- Depósitos: 1 pessoa / 10 m   2
-- Oficinas: 1 pessoa / 9 m   2
- Hotéis: 1 pessoa / 15 m   2
- Hospitais e consultórios: 1 pessoa / 15 m   2
- Escolas: 1 pessoa / 15 m   2
Assim sendo, podemos afirmar que o consumo para um apartamento de luxo com 3 dormitórios mais um quarto para empregada é:1100
Sobre a figura a seguir podemos afirmar que:
 
A figura mostra, esquematicamente, as colunas e as derivações dos respectivos ramais de distribuição.
A norma de esgoto traz algumas recomendações para suas instalações:
    I.   Quando for adotada caixa sifonada ou sifão para receber despejos de lavatórios, banheiras, bidês, ralos e tanques, os respectivos ramais de descarga devem ser ligados conjuntamente ou por meio de caixa de passagem à caixa sifonada ou ao sifão.
   II.   Nas situações em que os conjuntos de lavatórios ou mictórios instalados em bateria nos sanitários coletivos, o ramal de esgoto que reúne os ramais de descarga de cada aparelho seja facilmente inspecionável.
 III.   Em instalações que venham a utilizar caixas retentoras de gordura, os ramais de descarga de pias de cozinha devem ser ligados diretamente às mesmas caixas ou a tubos de queda que nelas descarreguem.
Qual das alternativas mostra as incorretas: Apenas I.
O aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis pode contribuir para a redução do consumo de água potável nas edificações, sendo uma opção interessante quando se trata de temas relevantes como o da conservação da água.
Com relação ao aproveitamento de águas pluviais em edificações residenciais, avalie as afirmações a seguir:
I. A viabilidade de utilização de águas pluviais como fonte abastecedora alternativa depende da quantidade de água captável do sistema, que varia de acordo com a área de captação e o volume de armazenamento de água de chuva, sendo influenciada também pelo índice pluviométrico da região e pelo coeficiente de escoamento superficial.
II. O sistema de aproveitamento da água da chuva, por ser descentralizado do sistema de abastecimento de água, requer cuidados específicos como, por exemplo, reservatório independente, para que não se misture com a água proveniente da rede de distribuição.
III.A utilização da água da chuva pode auxiliar na redução do escoamento superficial, minimizando os problemas com enchentes nas grandes cidades.
IV. A água proveniente da chuva, mesmo passando por processo de desinfecção, não deve ser aproveitada para fins potáveis.
É correto o que se afirma em:I, II, III e IV
Sobre a proteção por hidrantes no combate de incêndio, sabemos que esse sistema de proteção se destina a dar combate ao princípio de incêndio e auxiliar na ação dos bombeiros para debelar o incêndio. Afirma-se que:
    I.Os hidrantes podem ser internos ou externos e distribuídos de tal forma que qualquer ponto da edificação possa ser coberto por jato d’água, considerando-se, no mínimo, 150 m de mangueira.
   II.Recomenda-se que um hidrante deve ficar próximo da porta de acesso, a uma distância máxima de 15 m.
 III.Em edificação multi-andares, os hidrantes devem estar distantes da escadaria a fim de evitar acidentes.
Está incorreto o que se afirma em:
Todas as afirmações
A água fria escoa com a vazão de 1,00 L/s no interior de uma canalização de PVC de diâmetro interno igual a 32 mm. A instalação é composta por L = 15 m de tubo e mais 2 Joelho de 90 (Comprimento equivalente = 2,00) e mais um Tê de saída Bilateral (Comprimento equivalente = 4,6). Calcular a perda de carga total total que ocorrerá nesta instalação.  
Perda de Carga = 1,44mAnalise a figura a seguir de um corte do reservatório inferior:
É uma altura de limpeza para acúmulo de lodo para evitar a entrada de impurezas do reservatório
 realizado em função das vazões nos trechos e dos limites de velocidade ( ou ), conforme na tabela a seguir. Uma mesma coluna pode ter 2 ou mais trechos com diâmetros diferentes, porque a vazão de distribuição diminui à medida que atinge os pavimentos. As colunas de distribuição podem ser dimensionadas levando-se em consideração uma faixa de velocidade mediana entre , evitando, assim:
Perdas de carga excessiva, ruídos e golpes na coluna
O abastecimento de água quente, desde os aquecedores até os pontos de utilização, é feito através de tubulações completamente independentes do sistema de distribuição de água fria. Pode ser realizado de três maneiras distintas, uma delas é o aquecimento individual que corresponde a:
Quando o sistema aquecedor atende a um único aparelho ou a apenas um compartimento sanitário
A norma NBR-8160 recomenda para dimensionamento de coletores e subcoletores que:
    I.   Os coletores prediais e os subcoletores devem ser, de preferência, retilíneos e, nos trechos em deflexão imposta pela configuração de prédio ou de terreno, devem ser colocadas caixas de inspeção ou peças de inspeção que permitam a limpeza e desobstrução dos trechos adjacentes.
   II.   O coletor predial e os subcoletores devem ser construídos, sempre que possível, na parte não edificada do terreno. Quando inevitável sua construção em área edificada, devem ser tomados cuidados especiais para proteção a eles e fácil inspeção.
 III.   Nas mudanças de direção dos coletores em que não for possível intercalar caixas de inspeção, devem ser usadas curvas de ângulo central máximo igual a 90° de raio longo, preferencialmente de 45°, desde que se usem peças de inspeção para limpeza e desobstrução dos trechos adjacentes.
Assinale a alternativa que apresenta as sentenças corretas: Todas
As canalizações para o sistema de combate de incêndio possuem algumas recomendações:
    I.As canalizações deverão ter terminais padronizados pelo Corpo de Bombeiros, com registro, mangueiras e esguichos com conexões de engate padrão.
   II.As canalizações deverão ter diâmetro mínimo de 63 mm, de material resistente ao calor, como aço galvanizado, ferro fundido ou cobre. Nas redes externas enterradas, podem ser utilizadas canalizações de cimento amianto e PVC. Devem resistir a uma pressão em torno de 100 m.c.a, valor igual à pressão máxima de recalque de uma bomba de incêndio.
 III.Em rede de hidrantes alimentada por gravidade, recomenda-se não colocar válvula de retenção no dispositivo de recalque.
Está correto o que se afirma em: Todas as afirmações
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar é o responsável pela fiscalização das condições de segurança das edificações, cabendo a ele vistoriar e aprovar equipamentos de proteção contra incêndios instalados nos imóveis.
 
Figura - Esquema do triângulo do fogo
 
Com o texto acima e a figura apresentada, podemos afirmar que:
    I.   Para que ocorra a combustão de quaisquer materiais, não é necessário juntar três elementos simultaneamente, conforme figura, em um mesmo local, pois apenas a fonte de calor já garante o incêndio.
   II.   Para prevenir contra incêndio, basta evitar que as partes se juntem, caso contrário, o incêndio é iminente.
 III.   Para combater ou deliberar um incêndio, basta eliminar um dos elementos que compõe o triângulo. O combate pode ser feito de três maneiras: a) retirando o elemento combustível do contato com a chama, b) retirando o fluxo de oxigênio por meio de abafamento e c) retirando a fonte de calor ou resfriando o elemento que esteja provocando calor suficiente para a combustão.
Está correto o que se afirma em: II e III
A água fria escoa com a vazão de 1 L/s no interior de uma canalização de diâmetro interno igual a 25 mm e comprimento (L = 15 m). Calcular a perda de carga que ocorrerá ao longo deste comprimento, respectivamente, no caso dessa canalização ser de PVC. Perda de Carga Total = 2,83m
Qual é a capacidade de uma calha de seção quadrada de lado de 20 cm e declividade de 1%. Adotar n = 0,011. Q = 59,80 l/s
Um edifício residencial de apartamento:
1  N0 de pavimentos: 10.
2  N0 de apartamento por andar: 3.
3  N0 de dormitórios por apartamento: 2 .
4  Considerar 2 pessoas por dormitório.
 
O valor de consumo semanal será: 
168.000 L
O dimensionamento das colunas de distribuição é realizado em função das vazões nos trechos e dos limites de velocidade ( ou ), conforme na tabela a seguir. Uma mesma coluna pode ter 2 ou mais trechos com diâmetros diferentes, porque a vazão de distribuição diminui à medida que atinge os pavimentos. As colunas de distribuição podem ser dimensionadas levando-se em consideração uma faixa de velocidade mediana entre , evitando, assim: Perdas de carga excessiva, ruídos e golpes na coluna
Sobre aquecimento solar para abastecimento de áagua quente, podemos afirmar que:
    I.   Utiliza-se o coletor solar para aquecimento d’água para uso doméstico, piscinas e em processos industriais
   II.   Apresenta a vantagem de ser uma fonte de energia inesgotável, aliada a outras razões pelas quais o seu emprego vai se difundindo, como exemplo, por, não ser poluidora do ar, ser autossuficiente, ser completamente silenciosa, ser fonte de energia alternativa.
 III.   Para se obter melhor rendimento, precisa-se orientar o coletor de modo a receber a maior incidência dos raios solares, já que a radiação solar não é constante ao longo do dia e variando também em relação às estações do ano.
Está correto o que se afirma em: Todas as alternativas
Sobre o projeto para a drenagem de águas pluviais em edifícios:
    I.   O projeto para a drenagem de águas pluviais em edifícios deve prever a drenagem das águas por meio de ralos na cobertura ou nas áreas a serem esgotadas, a passagem de tubulações ao longo dos pavimentos, a ligação dos condutores verticais de água pluvial até as caixas de área ou pátio e a ligação do ramal predial à rede pública de drenagem urbana.
   II.   No projeto de esgotos sanitários é feito um esquema vertical para mostrar as canalizações, o mesmo deve ser feito para o projeto de águas pluviais, não se esquecendo de se fazer a diferenciação entre uma instalação e outra.
 III.   Devem levadas em consideração todas as considerações utilizadas na instalação predial de água fria.
Está correto o que se afirma em: 
Todas as afirmações
O desconector é definido como todo sifão sanitário ligado a uma canalização primária, ou seja, é um dispositivo hidráulico destinado a vedar a passagem degases do interior das canalizações de esgoto para o interior dos edifícios.
 
De acordo com a figura sobre a ventilação, podemos afirmar que: 
Permite a exaustão dos gases e assegura que o esgoto estará submetido sempre à pressão atmosférica.
Classificação quanto ao risco de incêndio
Os riscos de incêndio são classificados pela ocupação a que se destina cada edificação segundo a Tarifa de Resseguro do Brasil.
As edificações são classificadas de acordo com sua ocupação em uma escala de 1 a 13, e os riscos são determinados como segue:
· Risco Classe A - risco isolado, cuja classe de ocupação seja de 01 e 02, excluindo os depósitos.
· Risco Classe B - risco isolado, da classe de ocupação 03 a 06, incluindo os depósitos das ocupações 01 e 02.
· Risco Classe C - risco isolado, classe de ocupação de 07 a 13.
· Risco Isolado - um imóvel é considerado de risco isolado quando obedecer às seguintes distâncias em relação às edificações vizinhas:
4 metros - distância mínima entre paredes sem abertura e de material incombustível.
6 metros - distância mínima entre paredes com abertura em uma delas e devem ser de materiais incombustíveis.
8 metros - distância mínima entre paredes com abertura em ambas e devem ser de materiais incombustíveis.
Além do conceito de risco isolado em uma edificação, o Corpo de Bombeiros faz outras exigências quanto ao isolamento entre pavimentos, qual das alternativas corresponde ao tipo de isolamento entre pavimentos:Piso de concreto armado de acordo com as normas da ABNT
Para a ocupação adotar o seguinte critério : 2 pessoas por dormitório + 1 pessoa por dormitório de empregada, em caso de prédios de apartamentos.
Assim sendo, podemos afirmar que o consumo diário para um apartamento de luxo com 4 dormitórios mais um quarto para empregadaConsumo Diário = 1400 litros
Considere a figura e as informações a seguir
 
Dados:
 • o rendimento do grupo motor-bomba é 0,8;
 • a vazão a ser recalcada é 0,5 l/s do reservatório inferior até o reservatório superior, conforme a figura;
 • a perda de carga total para a sucção é 0,85 m;
 • a perda de carga total para o recalque é 2,30 m.
 Onde:
 P = potência (CV);
 Q = vazão (m³/s);
  = altura manométrica (m);
  = rendimento do grupo motor-bomba;
 Qual é a menor potência, em CV, do motor comercial que deve ser especificado para esse caso? 
½
I.Mostra uma instalação elevatória que consiste no bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior, ou para um reservatório hidropneumático.
II.Trata-se de um esquema Isométrico do Recalque sem escala.
III. A instalação de recalque deve ser dimensionada para vazão de recalque mínima equivalente a 15% do consumo diário
Todas
Sobre a capacidade do storage e da potência da caldeira, podemos fazer as seguintes afirmações.
    I. O storage deve acumular uma quantidade de água quente tal que, durante o período de consumo máximo, não venha a faltar água quente. Vale ressaltar aqui que, enquanto se está consumindo água, a caldeira continua fornecendo calorias que vão sendo transferidas à água do storage.
   II. Considera-se que a água quente a ser utilizada esteja em torno dos 60°C.
 III. A determinação do consumo de sua duração não é fácil de se fazer com exatidão em certos casos, como apartamentos, hotéis e hospitais. No caso de colégios, pela maneira como funcionam esses estabelecimentos, pode-se calcular, com certa exatidão, o consumo médio e o tempo de duração da demanda máxima.
 
Está correto o que se afirma em: I e III
Calcular a perda de carga correspondente à vazão de 1,0 l/s em 22 m de canalização de PVC soldável de diâmetro interno igual a 25mm mais três joelhos de 90°. No caso dessa canalização utilizar a fórmula de Fair Whipple Hsaio para Cobre que é a mesma utilizada para PVC. O comprimento equivalente para o cotovelo de 25mm é igual a 1,20m.  
Perda de Carga Total = 5,035m
Acerca do barrilete, podemos afirmar que:
       I.   O barrilete é caracterizado pela tubulação que interliga as duas seções do reservatório superior e da qual partem as derivações correspondentes às diversas colunas de alimentação.
       II.   Quanto ao barrilete unificado, as ramificações para cada coluna partem diretamente da tubulação que liga as duas seções do reservatório. Colocam-se registros que permitem isolar uma ou outra seção do reservatório. Cada ramificação para uma determinada coluna correspondente tem o seu registro próprio. Essa é a vantagem, pois o controle e a manobra de abastecimento, bem como o isolamento das diversas colunas são feitos num único local da cobertura.
      III.   Quanto ao barrilete ramificado da tubulação que interliga as duas seções, saem ramais, que dão origem a derivações secundárias para as colunas de alimentação. Utiliza-se esse tipo de barrilete por razões de economia de encanamento.
Está correto o que se afirma em
Todas as afirmações
As figuras a seguir representam sistema de distribuição de água quente simples sem retorno.
    Figura A – Sistema ascendente sem retorno                                                                     
       
          Figura B – Sistema descendente sem retorno
    
Ter de esperar um momento até ter água quente no registro da unidade que se quer abastecer, o que resulta em desperdício de água, no entanto economiza-se em canalização.
Sobre o projeto para a drenagem, em relação ao seu dimensionamento, devemos nos ater a alguns detalhes:
    I.   As chuvas geralmente se precipitam sobre superfícies inclinadas, telhados e lajes, ou superfícies horizontais, lajes e pisos. Após a precipitação, as águas podem escorrer até as calhas ou ralos e, através de condutos verticais e horizontais, irá até a sarjeta ou a galeria de águas pluviais.
   II.   No caso de coberturas horizontais de lajes, deve-se impedir o empoçamento, exceto durante as tempestades, visto que a situação é temporária. E essas superfícies devem ser impermeáveis.
 III.   Vazão de projeto é o elemento mais importante para o dimensionamento das calhas, condutores verticais e horizontais. A vazão de projeto é dada pela fórmula abaixo:
Q = (i x A) / 60  
Onde: Q: vazão de projeto em l/min; i: intensidade de chuva em mm/h; e, A: área de contribuição em m2.
Está correto o que se afirma em:Todas corretas
A norma NBR-8160 recomenda para dimensionamento de coletores e subcoletores que:
    I.   Os coletores prediais e os subcoletores devem ser, de preferência, retilíneos e, nos trechos em deflexão imposta pela configuração de prédio ou de terreno, devem ser colocadas caixas de inspeção ou peças de inspeção que permitam a limpeza e desobstrução dos trechos adjacentes.
   II.   O coletor predial e os subcoletores devem ser construídos, sempre que possível, na parte não edificada do terreno. Quando inevitável sua construção em área edificada, devem ser tomados cuidados especiais para proteção a eles e fácil inspeção.
 III.   Nas mudanças de direção dos coletores em que não for possível intercalar caixas de inspeção, devem ser usadas curvas de ângulo central máximo igual a 90° de raio longo, preferencialmente de 45°, desde que se usem peças de inspeção para limpeza e desobstrução dos trechos adjacentes.
Assinale a alternativa que apresenta as sentenças corretas:Todas
As canalizações para o sistema de combate de incêndio possuem algumas recomendações:
    I.As canalizações deverão ter terminais padronizados pelo Corpo de Bombeiros, com registro, mangueiras e esguichos com conexões de engate padrão.
   II.As canalizações deverão ter diâmetro mínimo de 63 mm, de material resistente ao calor, como aço galvanizado, ferro fundido ou cobre. Nas redes externas enterradas, podem ser utilizadas canalizações de cimento amianto e PVC. Devem resistir a uma pressão em torno de 100 m.c.a, valor igual à pressão máxima de recalque de uma bomba de incêndio.
 III.Em rede de hidrantes alimentada por gravidade, recomenda-se não colocar válvula de retenção no dispositivo de recalque.
Está correto o que se afirma em: Todas asafirmações
Com relação à Hidrantes é correto afirmar: 
I - Os hidrantes podem ser internos ou externos e distribuídos de tal forma que qualquer ponto da edificação possa ser coberto por jato d’água.
II - Devem possuir dispositivos de manobra, registro e engate rápido de 63 mm, ter altura entre 1 e 1,5 m, estar desobstruídos e sinalizados.
III - Recomenda-se que um hidrante deve ficar afastados da porta de acesso, a uma distância mínima de 5,0 m.
Qual das alternativas abaixo é a correta.
São Verdadeiras as alternativas I e II.
A água fria escoa com a vazão de 1 L/s no interior de uma canalização de diâmetro interno igual a 25 mm e comprimento (L = 15 m). Calcular a perda de carga que ocorrerá ao longo deste comprimento, respectivamente, no caso dessa canalização ser de aço carbono galvanizado. 
Perda de Carga Total = 4,77m 
Qual é a capacidade de uma calha de seção semicircular e diâmetro de 100mm e declividade de 1%. Adotar n = 0,01
Q = 3,05 l/s

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes