Buscar

libras discursiva

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Leia o texto a seguir:
 
“No ano de 1994, os representantes de mais de oitenta países se reúnem na Espanha e assinam a Declaração de Salamanca, um dos mais importantes documentos de compromisso de garantia de direitos educacionais. Este documento declara as escolas regulares inclusivas como o meio mais eficaz de combate à discriminação e ordena que as escolas devam acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou lingüísticas.”
STROBEL, K; PERLIN, G. Fundamentos da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008. Pg. 37-38.
 
 
A Declaração de Salamanca em 1994 determinou mudanças na educação das pessoas com deficiência. Explique as consequências ocorridas no processo educacional dos surdos em decorrência dessa Política Educacional.
Nota: 16.7
Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática Pedagógica
Páginas 57 e 58.
 
A educação bilíngüe nessa concepção é uma proposta de ensino que preconiza o acesso a duas línguas no contexto escolar, considerando a língua de sinais como língua natural e partindo desse pressuposto para o ensino da língua escrita. A proposta bilíngüe busca resgatar o direito da pessoa surda de ser ensinada em sua língua, a língua de sinais, levando em consideração os aspectos sociais e culturais em que está inserida. (...) [Respeitar a pessoa surda e sua condição sociolingüística implica considerar seu desenvolvimento pleno como ser bicultural a fim de que possa dar-se em um processo psicolingüístico normal' (Skliar et al., 1995: 16 ).
Cabe acrescentar que um marco na educação da pessoa surda encontra-se na Declaração de Salamanca, de 1994, documento de referência mundial e orientador do processo de inclusão. Em relação à situação do surdo, destaca a importância de uma educação pautada no direito e reconhecimento da língua natural do indivíduo, que lança um novo olhar sobre a inclusão, no sentido de ampliar essa noção: 'Políticas educacionais deveriam levar em total consideração as diferenças e situações individuais. A importância da linguagem de signos como meio de comunicação entre os surdos, por exemplo, deveria ser reconhecida e provisão deveria ser feita no sentido de garantir que todas as pessoas surdas tenham acesso a educação em sua língua nacional de signos. Devido às necessidades particulares de comunicação dos surdos e das pessoas surdas/cegas, a educação deles pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou classes especiais e unidades em escolas regulares'.
.
Questão 2/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Embora a Língua Brasileira de Sinais esteja oficializada conforme a lei 10.436, de 24 de abril de 2002 e regulamentada pelo Decreto 5626/2005, seu verdadeiro reconhecimento e sua aceitação enquanto língua por parte da sociedade em geral parece estar acontecendo a passos lentos, o que vem sendo um entrave para os avanços nas pesquisas, dificultando o acesso à informação, dados bibliográficos e referenciais teóricos.”
QUADROS, Ronice Muller de; STUMPE, Marianne Rossi.(Org.).Estudos Surdos IV. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2009. Pg. 84.
 
É de fundamental importância a legislação brasileira na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Argumente sobre a função das legislações vigentes na educação dos surdos.
Nota: 16.7
Espera-se que o aluno explique que as legislações tem a função de assegurar uma educação de qualidade para as pessoas, incluindo então as pessoas com deficiência e em nosso caso específico de estudo – os surdos.
Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática Pedagógica
Páginas 58 à 63.
Questão 3/3
“Existem sinais que podem levar os pais a suspeitarem que seu filho esteja apresentando uma perca auditiva. São sinais como: o balbucio da criança é reduzido ou para subitamente por volta dos oito meses, sendo substituído por gritos; (...) a não reação a sons fortes e ao nome, são alguns dos sinais mais frequentes para a suspeita de uma deficiência auditiva. Após a suspeita inicia-se a investigação: procura por médicos e exames. (...) O que se nota é que muitas vezes o diagnóstico é tardio.”
LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. Pg. 25.
 
Explique a importância do diagnóstico precoce da surdez e as consequências que podem ocorrer com a negligencia deste.
Nota: 26.7
Texto 1 – As Primeiras Aprendizagens da Criança Surda
Página 29 e 30. Todo o item 1.1.4. Avaliação e diagnóstico precoce.
A importa^ncia do diagno´stico precoce da surdez ja´ vem sendo discutida ha´ muito tempo entre os pesquisadores. Para Lacerda (1976, p. 177), “o diagno´stico precoce permite orientar a crianc¸a para a educac¸a~o igualmente precoce e adequada ao tipo de sua deficie^ncia”.
Essa ideia tambe´m e´ apresentada por Salles (1990, p. 134), pore´m enfatizando a responsabilidade dos profissionais na avaliac¸a~o e detecc¸a~o precoce da surdez. Segundo ela, ta~o logo a crianc¸a receba um diagno´stico de surdez, deve iniciar o atendimento educacional em func¸a~o dos benefi´cios que lhe podera~o ser oferecidos em termos de desenvolvimento global.
.

Continue navegando