Buscar

libras objetiva 1

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto a seguir: 
“No caso da Libras, a interpretação ocorre geralmente de maneira informal, em momentos em que o surdo esta interagindo com outros individuo que não dominam/conhecem a língua de sinais. Nesse cenário, observa-se que a maioria dos interpretes brasileiros tem desenvolvido sua proficiência e a habilidade de interpretar a partir, digamos, de uma situação de “emergência” comunicativa na interação surdo/ ouvinte.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e proconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. Pg. 47. 
Sobre a atuação do intérprete de Libras assinale V para verdadeiro e F para falso.
 
I.  (  ) É a pessoa ouvinte bilíngue que traduz e interpreta da língua de sinais para a língua portuguesa e vice versa.
II. (  ) É a pessoa que estabelece as relações sociais entre surdos e ouvintes, atenuando as barreiras comunicativas e linguísticas.
III. (  ) É a pessoa que conhece os sinais, não é necessário ter formação específica para desempenhar tal função.
IV. (  ) Este profissional precisa seguir conceitos éticos como imparcialidade, confiabilidade, descrição e fidelidade.
V. (  ) Este profissional não precisa buscar qualificação permanente, pois uma vez que já domina a língua, já terá bom desempenho.
Assinale a sequência correta:
A
V, F, F, V, F.
B
V, V, V, V, F.
C
V, V, F, V, V.
D
F, V, F, V, F.
E
V, V, F, V, F.
Texto 05: A Classificação Indicativa na Língua de Sinais
Página 12.
 
As afirmativas I e II são verdadeiras segundo os seguintes argumentos:
O tradutor-intérprete da língua de sinais é a pessoa ouvinte bilíngue que traduz e interpreta a língua de sinais para a língua portuguesa em quaisquer modalidades que se apresentar, seja oral ou escrita (Decreto nº 5.626/2005).
A afirmativa III é falsa de acordo com o seguinte argumento:
O intérprete de LIBRAS precisa ter qualificação específica para atuar como tal. Isso significa ter domínio dos processos, dos modelos, das estratégias e técnicas de tradução e interpretação.
 
A afirmativa IV é verdadeira de acordo com o seguinte argumento:
Cabe a esses profissionais seguir preceitos éticos como imparcialidade, confiabilidade, discrição e fidelidade.
 
A afirmativa V é verdadeira de acordo com o seguinte argumento:
A busca de qualificação permanente e a observância do Código de Ética são fundamentais para o bom desempenho dos intérpretes de LIBRAS.
 
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto: 
“A possibilidade de receber uma atenção educativa desde o momento em que se detecta a surdez é uma garantia para um desenvolvimento satisfatório da criança. Uma atenção educativa que inclua a estimulação sensorial, as atividades comunicativas e expressivas, a utilização da língua de sinais se a criança for surda profunda, o desenvolvimento simbólico, o envolvimento dos pais e a utilização dos resquícios auditivos da criança favorece a superação das limitações que a surdez acarreta.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. Pg.176.
De acordo com o artigo lido, sobre o atendimento educacional ao aluno surdo, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  ( ) O aluno deve ter acesso ao conteúdo curricular na Língua Brasileira de Sinais.
II. ( ) A avaliação do aluno surdo é igual a do aluno ouvinte, não havendo necessidade de entender a especificidade da deficiência ou de adaptar materiais.
III.( ) O aluno pode necessitar de tempo extra para responder aos testes.
IV. ( ) O professor deve disponibilizar o material a ser trabalhado em sala previamente ao aluno para que o mesmo possa tomar conhecimento das palavras técnicas do conteúdo da aula. 
Agora, marque a sequência correta:
A
V, F, V, V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. A fim de facilitar o aprendizado do surdo, o professor deve previamente disponibilizar o material a ser trabalhado bem como atuar em conjunto com um intérprete de Libras em suas aulas. Os testes podem ser respondidos pelo aluno em um período de tempo maior, entendendo que o mesmo está respondendo e sua segunda língua.
A afirmativa II é falsa. O professor deve utilizar-se de técnicas procedimentos e instrumentos de avaliação compatíveis com as necessidades do aluno surdo, sem alterar os objetivos da avaliação, como por exemplo, maior valorização do conteúdo em detrimento da forma da mensagem expressa.
Texto 2 – Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?
Página 107, 108
B
V, V, V, V
C
V, F, V, F
D
F, F, V, V
E
F, V, V, F
Questão 3/10
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A escrita de surdos em uma língua oral se assemelha a escrita de qualquer usuário de uma segunda língua/ língua estrangeira. Ela recebe transferência de sua primeira língua- uma Língua de Sinais, ou seja, uma língua de modalidade viso-espacial,diferente das línguas oral-auditivas, como o Português, o Inglês etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: QUADROS, Ronice Muller de; STUMPF, Marianne Rossi.(Org.). Estudos Surdos IV. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2009. Pg 212.
A maioria dos surdos apresenta dificuldades na escrita da língua portuguesa, e mesmo após escolarizados demonstram problemas na compreensão tantos níveis fonológico e morfossintático quanto nos níveis semânticos e pragmáticos. 
Leia as proposição que abordam este conceito:
I – A capacidade de comunicação linguística não é o principal responsável pelo processo de desenvolvimento na criança surda, ou seja, ela terá mesmo sem língua um desenvolvimento completo integrando-se a vida social.
II - Quanto mais cedo o surdo tenha perdido a audição, e quanto mais profundo for o comprometimento, maiores serão as dificuldades educacionais, caso não receba atendimento adequado.
III – É importante que a fluência da língua portuguesa oral não seja supervalorizada em relação ao desempenho do aluno com surdez.
IV – As alternativas para suprir a defasagem deve basear-se na substituição da audição por outros canais, destacando-se a visão além do aproveitamento de algum resíduo auditivo.
São corretas as afirmativas:
A
Afirmativa I, II e III, apenas.
B
Afirmativa II, III e IV, apenas.
Texto 4: Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de Comunicação e Sinalização: Surdez
Página16.
 
As afirmativas II, II e IV são verdadeiras de acordo com os seguintes argumentos:
A capacidade de comunicação lingüística apresenta-se como um dos principais responsáveis pelo processo de desenvolvimento da criança surda em toda a sua potencialidade, para que possa desempenhar seu papel social e integrar-se verdadeiramente na sociedade.
 
 
A afirmativa I é falsa, de acordo com os seguintes argumentos:
A capacidade de comunicação lingüística apresenta-se como um dos principais responsáveis pelo processo de desenvolvimento da criança surda em toda a sua potencialidade, para que possa desempenhar seu papel social e integrar-se verdadeiramente na sociedade.
 
C
Afirmativa I, II e IV, apenas.
D
Afirmativa II e IV, apenas.
E
Afirmativa I e III, apenas.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entretanto, apesar das possíveis diferenças na quantidade de input disponível para a criança, a língua de sinais e a língua falada são adquiridas em estágios de desenvolvimento muitos similares.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de; (Org.). Questões Teóricas das Pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2008. Pg. 220.
Leia as afirmativas sobre a importância da exposição da criança/pessoa em um ambiente linguístico: 
I– Ter acesso um ambiente linguístico favorável é necessário para ativar a estrutura latente e para que a pessoa possa sintetizar e recriar mecanismos linguísticos.
II -  A crianças que ouvem, aprendem a língua portuguesa oral de uma forma semelhante e no mesmo espaço de tempo que a criança surda aprende a língua de sinais se houver um ambiente linguístico favorável.
III – No ambiente linguístico com exposição a uma língua oral-auditiva, a criança aprende rapidamente a linguagem oral independentemente se é surda ou ouvinte, pois o ambiente favorável é o fator determinante desta relação.
IV – As crianças surdas, expostas em um ambiente linguístico favorável (com usuários da língua de sinais) aprendem de forma semelhante a criança ouvinte exposta em um ambiente linguístico favorável (com usuários da língua oral).
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
A
São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
B
São corretas as afirmativas I, III e IV, apenas.
C
São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
D
São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
Texto 04 – Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de Comunicação e Sinalização: surdez.
Página 15.
 
As afirmativas I, II e IV estão corretas de acordo com os seguintes argumentos:
A exposição a um ambiente lingüístico é necessária para ativar a estrutura latente e para que a pessoa possa sintetizar e recriar os mecanismos lingüísticos. As crianças são capazes de deduzir as regras gerais e regularizar os mecanismos de uma conjugação verbal, por exemplo. Dessa forma, utilizam as formas “eu fazi”, “eu di”, enquadrando-as nas desinências dos verbos regulares – “eu corri”, “eu comi”. A afirmativa III é falsa de acordo com os mesmos argumentos acima e todo o capítulo 2.1 que se encontra nas páginas 15 à 19.
 
E
São corretas as afirmativas II e IV, apenas.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entre 1960 e 1992, a terminologia sofre mudanças: de “surdos-mudos” para “deficientes da audição”, e destes para “surdos”, deixando, inclusive, de aparecer no nome da escola. Nesse processo, Carlos Skliar teve um papel importante em termos da reestruturação da escola, iniciada em 1992, ao prestar assessoria aos demais profissionais da escola e corroborar com a idéia de que a Língua de Sinais funciona como “um fator de identidade cultural dos surdos e se converte no meio idôneo para  exercitar o direito à informação que toda pessoa possui.””
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2007. Pg 53
 
Existem diversos equívocos sobre a terminologia utilizada para direcionar-se a pessoa com surdez.
Leia as proposições a seguir: 
I – Nem todo surdo é mudo, e por isso não é correto o termo surdo-mudo.
II – Todo surdo é mudo, e por isso é correto o termo surdo-mudo.
III – Os surdos não falam porque não escutam, e assim não aprendem os sons das letras, a menos que recebam tratamento fonoaudiológico para desenvolvimento da fala.
IV – Considera-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons.
São corretas as afirmativas:
A
AfirmativasI e III, apenas.
B
AfirmativasI e IV, apenas.
C
AfirmativasIII e IV, apenas.
D
AfirmativasI, III e IV, apenas.
Você acertou!
Texto 05: A Classificação Indicativa na Língua de Sinais
Página 8.
As questões I, III e IV são verdadeiras de acordo com os seguintes argumentos:
Deficiência auditiva é a dificuldade de ouvir e, surdez, a impossibilidade de ouvir. Considera-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado parcialmente surdo aquele indivíduo cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva, e surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum.
A alternativa II é falsa, de acordo com o seguinte argumento na mesma página:
É importante saber que nem todo surdo é mudo e por isso não é correto o termo “surdo-mudo”.
 
E
AfirmativasII, III e IV, apenas.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto:
“Os jogos de antecipação, em que a mãe e o filho aprendem um papel que se repete, permitem que a criança realize as ações previstas e as altere com as da mãe. Dessa forma, se estabelece uma estrutura interativa análoga à que se criará depois com os intercâmbios linguísticos. Esses jogos são acompanhados e reforçados com expressões orais.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. Pg.177.
Sobre o brinquedo na educação precoce, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O brinquedo para a criança surda torna-se objeto de interação entre ele e o meio ambiente qual está inserido, podendo aprender conhecimentos próprios de seu grupo sócio-cultural.
II. ( ) Ao ter a oportunidade de explorar o brinquedo, a criança tem contato com diferentes vivências perceptivas como reconhecer diferentes cores, tamanhos, formas, texturas, cheiros, etc.
III. ( ) Ao brincar, a criança surda desenvolve-se em uma infinidade de ações, favorecendo seu pensamento prático desde os primeiros meses de vida.
IV. ( ) Livros predominantemente teóricos devem ser utilizados em sala de aula para com alunos surdos em detrimento de livros ilustrados.
Agora, marque a sequência correta:
A
F, V, V, V
B
F, F, F, V
C
V, V, F, F
D
V, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras. Os brinquedos não podem ser vistos como uma entidade isolada do grupo social. Ele é parte fundamental para a interação e conhecimento de mundo pelas crianças surdas.
A afirmativa IV é falsa. Além de livros ilustrados, o brinquedo é outro material que pode ser bastante explorado nesse período da infância, um vez que, a criança surda terá acesso a varias aprendizagens podendo assim, aprender através da abstração e da generalização.
Texto 1 – As Primeiras Aprendizagens da Criança Surda
Página 76 e 77.
E
F, V, V, F
Questão 7/10
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Todas essas línguas são brasileiras e por isso precisam ser reconhecidas através de políticas lingüísticas que garantam sua preservação como língua tão legítima quanto o português, e que são utilizadas de cidadãos brasileiros[...] Em relação ao contexto lingüístico dos surdos, ocorreram, nos últimos anos, algumas políticas lingüísticas importantes que empoderaram a Libras."
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2007. Pg 240, 241. 
As terminologias língua e linguagem são muitas vezes confundidas. Sobre a nomenclatura correta do significado da Libras pode-se afirmar que:
A
Libras significa Linguagem Brasileira de Sinais, pois trata-se apenas de gestos não tendo estrutura linguística.
B
Libras significa Língua do Brasil feita em Sinais, pois trata-se de uma língua produzida (feita/criada) no Brasil.
C
Libras significa Linguagem Brasileira dos Símbolos, pois trata-se de gestos realizadas por surdos no Brasil para se comunicar.
D
Libras significa Língua Brasileira dos Sentidos, pois trata-se do sentido auditivo que é ausente nas pessoas surdas.
E
Libras significa Língua Brasileira de Sinais, pois tem todos os parâmetros gramaticais como nas línguas orais.
Texto 05: A Classificação Indicativa na Língua de Sinais
Página 11 e 14.
A letra E é correta, de acordo com a contrariedade do parágrafo acima (página 14) e argumentos da página 11:
A LIBRAS apresenta todos os componentes das línguas orais, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos. Preenche, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguístico.Questão 8/10
Leia o texto a seguir: 
”No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada a primeira língua dos surdos dos centros urbanos. Por causa de sua condição audiológica, os surdos brasileiros apresentam o Português (escrito e/ou oral) como se aprende uma língua . O surdo portanto, é considerado um sujeito bilíngüe.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: QUADROS, Ronice Muller de; STUMPF, Marianne Rossi.(Org.). Estudos Surdos IV. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2009. Pg 209. 
Leia as afirmativas sobre a importância do aprendizado de uma língua:
I – O aprendizado da língua de sinais pelo surdo é de fundamental importância na formação da consciência. A língua permite atividades conscientes do homem como: ser capaz de duplicar o mundo perceptível, de assegurar o processo de abstração e generalização e de ser veículo de transmissão de informação.
II – Para a criança surda a aquisição da língua de sinais não ocorre de maneira totalmente espontânea como para as crianças ouvintes, pois ela não está exposta de maneira diariamente a língua de sinais, sendo em sua maioria adquirida de maneira fragmentada.
III – A criança surda precisa ser exposta a língua oral desde pequena, pois assim ela aprenderá mais rapidamente a falar e expressar-se em português.
IV – A língua de sinais para o surdo não é apenas uma forma de comunicação, mas tem função reguladora do pensamento.
V – Os pais tem papel fundamental no aprendizado de uma língua pela criança. Estes não são professores, mas são facilitadores que auxiliam os filhos a absorver a cultura e fazer uso ativo da sua curiosidade.
São corretas as afirmativas:
A
Afirmativa I, II, IV e V, apenas.
Você acertou!
Texto 4: Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de Comunicação e Sinalização: Surdez
Página17.
 
As afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras de acordo com os seguintes argumentos:
 
Para a criança surda, esse processo de desenvolvimento pode ficar fragmentado, pois é sabido que ela não poderá aprender a língua oral de forma totalmente espontânea, como a criança ouvinte.
 
 
A afirmativa III é falsa devido o seguinte argumento citado e no decorrer na conceitualização de todos os textos abordados:
Para a criança surda, esse processo de desenvolvimento pode ficar fragmentado, pois é sabido que ela não poderá aprender a língua oral de forma totalmente espontânea, como a criança ouvinte. Nesse sentido, a aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, mediante suas relações sociais, o acesso aos conceitos de sua comunidade, que passará a utilizar como seus, formando assim uma maneira de pensar, agir e ver o mundo característico da cultura de sua comunidade.
B
Afirmativa I, III, IV e V, apenas.
C
Afirmativa II, III, IV e V, apenas.
D
Afirmativa I, II, III e IV, apenas.
E
Afirmativa II, III e IV, apenas
Questão 9/10
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Não se pode negar que a surdez e a Língua de Sinais são traços de identificação entre os surdos, mas isso não é suficiente para dizer que todos os surdos são iguais ou, ainda, que vivem em uma clausura cultural, celebrada no singular, no purismo, e na estabilidade total. Se continuarmos discursando, exclusivamente e acriticamente, sobre a cultura surda em oposição à ouvinte, estaremos nos limitando a enxergar as diversidades e multiplicidades entre os surdos, estaremos repetindo os traços perversos e melindrosos do discurso hegemônico do processo de normalização.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: QUADROS, Ronice Muller de; STUMPF, Marianne Rossi.(Org.). Estudos Surdos IV. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2009. Pg 303.
Leia e analise as afirmativas sobre a cultura surda na educação do surdo e sua importância: 
I. É fundamental o contato da criança surda com adultos surdos e outras crianças surdas para que haja inserção lingüística facilitando a aquisição da língua materna do surdo.
II. Se uma criança surda puder aprender a língua de sinais da comunidade surda na qual está inserida, ela terá mais facilidade em aprender a língua oral-auditiva da comunidade ouvinte.
III. A multiculturalidade permite ao surdo ter oportunidades nos dois mundos: surdo e ouvinte.
IV. Recomenda-se que a educação dos surdos seja efetivada em língua de sinais. Assim, paralelamente às disciplinas curriculares, faz-se necessário o ensino de língua portuguesa como segunda língua.
V. Ao aprender a língua de sinais, o surdo não precisa mais aprender a língua portuguesa, no caso do Brasil, pois já tem uma primeira língua fluente.
São corretas as afirmativas:
A
Afirmativas I, III e V, apenas.
B
Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
C
Afirmativas I, II, III e V, apenas.
D
Afirmativas I, II, III e IV, apenas.
Você acertou!
Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica
Páginas 46 e 47.
As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras de acordo com o seguinte argumento:
Nesse sentido, é fundamental o contato da criança surda com adultos surdos e outras crianças surdas para que haja um input lingüístico favorável à aquisição da língua, possibilitado por um ambiente de imersão em língua de sinais.
 
A afirmativa V é falsa de acordo com o seguinte argumento:
Assim, paralelamente às disciplinas curriculares, faz-se necessário o ensino de língua portuguesa como segunda língua, com a utilização de materiais e métodos específicos no atendimento às necessidades educacionais do surdo. Nesse processo, cabe ainda considerar que os surdos se inserem na cultura nacional, o que implica que o ensino da língua portuguesa deve contemplar temas que contribuem para a afirmação e ampliação das referências culturais que os identificam como cidadãos brasileiros e, conseqüentemente, com o mundo da lusofonia, exatamente como ocorre na disciplina língua portuguesa ministrada para ouvintes, que têm a língua portuguesa como língua nativa.
E
Afirmativas II, III, IV e V, apenas.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“(...) A avaliação do processo escolar deve analisar todos os aspectos que incidem no processo de aprendizagem dos alunos surdos. Em primeiro lugar, deve-se verificar o tipo de comunicação que se estabelece com o professor e com os colegas. (...) Em segundo lugar, é necessário avaliar o ritmo de aprendizagem da criança surda e verificar as mudanças que devem ser feitas nos diferentes componentes escolares.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. Pg. 186.
Sobre o correto atendimento do aluno em sala de aula, leia as proposições:
I. Os alunos com deficiência auditiva que utilizem o recurso acústico do aparelho auditivo devem sentar-se na primeira fila de carteiras da sala afim de amplificar os sons, oportunizando um melhor aproveitamento das aulas.
II. Os alunos que utilizam-se da leitura labial para assimilação dos conteúdos explanados pelo professor fazem anotações constantes do conteúdo para estudo e aprofundamento posterior, sem a necessidade do professor ficar frente ao aluno para falar.
III. Disponibilizar com antecedência cópia do material bem como uma lista das terminologias técnicas utilizadas na disciplina para o aluno tomar conhecimento das palavras e do conteúdo da aula a ser lecionada.
IV. Fornecer tempo adicional para realização de testes e exames.
V. Falar com naturalidade e clareza, sem gritar.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
A
Afirmativas I, II e III, apenas.
B
Afirmativas I, IV e V, apenas.
C
Afirmativas II, III e IV, apenas.
D
Afirmativas I, III, IV e V, apenas.
Você acertou!
E
Afirmativas I, II, III e IV, apenas.

Outros materiais

Perguntas Recentes