Buscar

ensaio com mini-slump

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Amazonas
Ensaio no Mini-Slump
Relatório para obtenção de nota na
disciplina Materiais de Construção II ,
ministrada pelo Prof: Laerte Melo Barrros,
do curso de engenharia civil , do 5ª período.
Edson Moutinho de Souza
Manaus, 06 de Março de 2018
- Introdução 
Hoje os aditivos e as adições são largamente empregados no preparo de concretos, argamassas e caldas de cimento. Podem até mesmo serem considerados como um dos componentes do concreto, além da água, do cimento e dos agregados em geral.
A tecnologia das adições e dos aditivos tem se desenvolvido, acompanhando o ritmo crescente do setor da construção civil e permitindo soluções inovadoras e práticas. 
No entanto, é preciso esclarecer que os aditivos e as adições não transformam um concreto mal dosado e mal manuseado em um concreto bom. Eles aprimoram certas características positivas do concreto acabado, adequando-o às exigências da obra e do projeto. Transformam um concreto bom, em um concreto ainda melhor. 
A NBR 11768 define aditivo plastificante como aditivo que, sem modificar a consistência do concreto no estado fresco, permite reduzir seu conteúdo de água; ou como aquele aditivo que, sem alterar a quantidade de água, modifica a consistência do concreto, aumentando o abatimento e a fluidez; ou, ainda, como aquele aditivo que produz esses dois efeitos simultaneamente.
O aditivo GLENIUM, utilizado neste ensaio, é um aditivo para concreto, líquido, pronto para o uso e livre de cloretos, que foi desenvolvido para produção de concretos fluídos, concretos reodinâmicos e concretos de alto desempenho (CAD), geralmente utilizados na indústria de pré‐moldados e concretos protendidos, onde se requer maior durabilidade e desempenho. 
O GLENIUM é baseado em uma cadeia de éter policarboxílico modificado que atua como dispersante do material cimentício, propiciando super plastificação e alta redução água, tornado o concreto com maior trabalhabilidade sem alteração do tempo de pega.
-Objetivo
Determinar o efeito dos aditivos quando são misturados aos materiais cimentícios (especificamente ao cimento). Verificar a ação do dispersante na pasta de cimento.
- Aparelhagem (Materiais e equipamentos)
Balança de precisão;
Cone;
Espátula;
Cimento;
Aditivo;
Água;
Régua;
Recipientes;
Seringa;
Base de cerâmica;
Aditivo Glenium.
-Processo de execução
Medir 75g de água;
Medir 250g de cimento;
Misturar por um período de 2 minutos a pasta cimentícia com o aditivo.
- Procedimentos de moldagem
A priori nivelou-se a base de cerâmica. 
Centralizou-se o mini-slump na base de cerâmica.
Com o auxílio de uns dos integrantes da equipe segurou-se o molde durante o preenchimento da pasta cimentícia.
Aplicou-se pequenos golpes com a espátula na lateral do mini-slump para eliminar os vazios e razar a superfície.
Ergueu-se o mini-slump na vertical até que toda pasta escoa-se e aguardou-se a estabilização e com uma fita métrica realizou-se a medição de espalhamento.
Realizou-se o primeiro procedimento sem o aditivo, em seguida repetiu-se adicionando 0,2% de massa de aditivo em relação a massa do cimento.
Em seguida para 0,4%, 0,6% e 0,8% e realizou-se as medidas de estabilização.
 
 
-Resultados e discussão
OBS: É importante notar que com a porcentagem de 0,8% a medida de espalhamento reduziu em vez de aumentar, devido o aditivo em algumas proporções manter o grau de espalhamento constante da pasta, com isso, por mais que aumente a porcentagem o resultado de espalhamento será sempre mais baixo, por tanto, não se faz necessário o aumento da quantidade de aditivo na pasta, neste caso usa-se até 0,6%. 
- Conclusão
Em vista dos resultados obtidos, concluí-se que o uso de aditivos trás benefícios quanto à trabalhabilidade e fluidez do concreto e pasta em estado fresco, podendo atingir valores de abatimento elevados para os traços usuais, com isso, auxiliar na concretagem de peças em situações em que seja necessário um concreto mais fluido sem que seja prejudicada a sua resistência. A obtenção de estruturas de concreto com pouca ou nenhuma falha de concretagem devido à plasticidade obtida, também é um dos benefícios do uso de aditivo. 
Plan1
	Aditivo	Medida de 
	Porcentagem	Massa(g)	espalhamento 
	0	0	7,5 cm
	0.2%	0,5 g	23 cm
	0.4%	 1 g	19 cm
	0.6%	1,5 g	28 cm
	0.8%	 2 g	23 cm
	Tabela 1

Outros materiais

Perguntas Recentes