Buscar

ORGEXP2 RELATORIO1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO- UFRJ
DISCIPLINA: QUIMICA ORGANICA EXPERIMENTAL 2
ALUNAS; DEBORA DUARTE BATISTA e JÉSSICA PINSARD CLEMENTE
 RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
Síntese de p-nitroacetanilida e corante vermelho de
 monolite (1-(p-itrofenilazo)-2-naftol)
INTRODUÇÃO: 
Corantes são compostos orgânicos que formam ligações, covalentes ou não, com as moléculas nos materiais como tecido por exemplo. Em corantes o grupo funcional azo (-N=N-) normalmente está ligado a dois anéis aromáticos e esses grupamentos azo são geralmente preparados ao se juntar um sal de diazônio com um composto aromático, por meio de uma substituição eletrofílica aromática.Nas práticas realizadas, primeiro foi sintetizada a p-nitroanilina, a partir da p-nitroacetanilida obtida na prática anterior, e por fim foi sintetizado ocorante vermelho de monolite (1-(p-nitrofenilazo)-2-naftol) a partir da p-nitroanilina obtida. 
OBJETIVO:
A síntese do corante vermelho de monolite foi distribuída em 4 práticas onde o objetivo foi a obtenção da p-nitroanilina a partir da p-nitroacetanilida e obtenção do corante vermelho de monolite a partir da p-nitroanilina.
METODOLOGIA:
Síntese da p-nitroacetanilida ( Para síntese da p-nitroacetanilida dispúnhamos de duas Rotas (A e B), porém realizamos a rota A, contendo tampão.(ver a apostila o que foi feito), com isso realizou-se a síntese da p-nitroacetanilida a partir da acetanilida pela reação de nitração da acetanilida feita com ácido nítrico na presença de uma mistura de ácido acético glacial e ácido sulfúrico concentrados.(ver apostila para terminar a metodologia)
 Síntese da p-nitroanilina ( A prática anterior havia resultado na produção com sucesso de (colocar o peso obtido de p-nitroaceta...) de p-nitroacetanilida. A partir desse produto, foram feitos os cálculos para que se ajustassem os demais reagentes às quantidades próprias a essa reação.Adicionou-se então à um balão de fundo redondo a p-nitroacetanilida e o ácido sulfúrico. Submeteu-se então o mesmo à aquecimento. Um condensador de refluxo foi colocado acima do balão para evitar perdas por evaporação. O aquecimento é necessário para ?????????? Os íons hidrônio provenientes da ionização do ácido,após o aquecimento, foi verificado o final da hidrólise pela diluição da amostra e verificação da limpidez da solução. A mistura foi então vertida sobre 250 ml de água fria. A p-nitroanilina foi então precipitada pela adição de excesso de solução aquosa de hidróxido de sódio, com agitação, tornando a solução amarela. Procedeu-se ao resfriamento da amostra e sua filtração. Não foi feita recristalização.
Síntese do corante vermelho de monolite (1-(p-itrofenilazo)-2-naftol) ( A partir da p-nitroacetanilida obtida na prática anterior (colocaro peso obtido ) realizou-se um sistema de refluxo com ácido sulfúrico,afim de promover a hidrólise, após o refluxo esfriou-se a mistura com água gelada e neutraliza-se o meio com NaOH afim de formar um precipitado e retirar-se o produto.
RESULTADOS:
CONCLUSÃO: Após todos os procedimentos terem sido realizados em aulas práticas, foi observado que todas as reações foram realizadas com êxito, atingindo o objetivo e tendo o produto final alcançado. Depois das reações terem sido realizadas, foi verificado que se fez possível a síntese da p -nitroanilina a partir da p-nitroacetanilida, e desta, a reação para a formação do corante Vermelho de Monolite, dando a certeza de que o experimento foi realizado com sucesso. 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO- UFRJ
DISCIPLINA: QUIMICA ORGANICA EXPERIMENTAL 2
ALUNAS; DEBORA DUARTE BATISTA e JÉSSICA PINSARD CLEMENTE
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
Síntese da p-nitroacetanilida ao corante vermelho de
 monolite (1-(p-nitrofenilazo)-2-naftol)
RIO DE JANEIRO
ABRIL DE 2018

Outros materiais