Buscar

Evolucao politica do brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O processo de formação dessas elites nas diferentes etapas da evolução política brasileira.
A relação entre patriarcalismo, patrimonialismo, dominação política e poder econômico.
Como é possível identificar os elementos da doutrina marxista na construção teórica da obra? Cite exemplos.
-A economia vivida pelo Brasil à época, primeiras décadas do século XX, era a do modelo de exploração da terra (ou agrário-exportador ou ainda periférico e exploratório), que preconiza a relação de obrigatório fornecimento de produtos primários/agrários do país periférico (como o Brasil) para os países centrais, desenvolvidos.
Essa exploração da riqueza do Brasil, segundo Caio Prado, vai ser baseado na grande propriedade rural.
“A economia agrária colonial sempre tece por tipo a grande exploração rural. Estão aí as lavouras de cana e os engenhos de açúcar — nossa principal riqueza de então — os extensos latifúndios dedicados à pecuária; (…)
-no processo de colonização portuguesa a presença de um capitalismo mercantil, originando a burguesia na sociedade de classes
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
a colonização se deu pelo esforço do particular, das famílias rurais. Foi, portanto, um empreendimento privado.
no patrimonialismo4 a comunidade política é uma expansão da comunidade doméstica. Na nossa história, a figura do patriarca se confunde com a do senhor de terras, conforme se mencionou no item anterior. Por este motivo, os conceitos de patrimonialismo, personalismo e patriarcalismo são ligados à nossa herança rural.
 Caio Prado confirma este raciocínio. Para ele, o clã patriarcal, no Brasil, que brota do regime de produção colonial, é o domínio que absorve a maior parte das riquezas, entorno do qual se agrupa a população, escrava ou livre. O senhor rural, por sua vez, é quem realmente possui autoridade, diante do qual inclusive a Administração se curva.
no patrimonialismo o poder público comanda o aparato burocrático, as forças militares e a economia.
- Patrimonialismo: Poder do chefe público usado a seu favor de acordo com seu interesse pivados.
- Patriarcalismo: A visão de chefe “pai” que tem poder
tomando por base a argumentação de Caio Prado Júnior em "Evolução Política do Brasil e outros Estudos", o patrimonialismo exerceu significativa influência na época colonial no Brasil, principalmente nos primeiros 150 anos da colonização, devido ao fato de que, nesse período, a presença da Coroa portuguesa no território brasileiro foi diminuta e residual, cabendo aos proprietário de terras, por intermédio das Câmaras Municipais, o exercício do poder político de fato
https://jus.com.br/artigos/18960/o-patrimonialismo-no-brasil-da-colonia-ao-fim-do-segundo-reinado 
Esta dependência do Rei de Portugal em relação à administração do Brasil fica caracterizada no trecho do livro antes referido no qual Caio Prado nos informa acerca da passividade da Metrópole em relação à onipotência dos colonos, destacando a coincidência que havia entre os interesses régios e os das classes dominantes no Brasil colonial como justificativa para Portugal dar liberdade de ação aos colonos, tendo em vista que eram estes últimos que desbravavam o território 
Caio Prado Júnior, em "Formação do Brasil Contemporâneo",ao discutir as causas da incapacidade lusitana de reformar o seu sistema colonial, assim se refere ao caráter patrimonial do absolutismo português:
"A monarquia absoluta portuguesa tem por figura central e convergente de toda vida dela, o Rei; e com ele a corte, esta chusma de palacianos que cercam o trono e constituem, quase todos, uma nobreza togada que ocupa os empregos, comissões e outras funções mais ou menos ligadas à estrutura administrativa da monarquia. (...). Os usufrutuários são o rei e sua corte que ele mesmo constitui e com quem reparte os seus proventos; não a nação portuguesa, que só indiretamente se beneficiava das possessões imensas da monarquia. (...) podemos concluir relativamente ao conteúdo da política lusitana, em particular, no que diz respeito ao Brasil, que ela é antes de tudo um "negócio" do Rei, e todos os assuntos que se referem à administração pública são vistos deste ângulo particular"(Prado, 1989: 362)
-------------------------------------------------------------------------------------------
Caio Prado apresentou um método diferenciado de análise do passado, um método baseado na observação da ação política das classes populares. Utilizando-se da interpretação materialista, o autor se propôs a fazer uma história que não fosse a da classe dirigente, pois “na nossa história os heróis e os grandes feitos não são heróis e grandes feitos senão na medida em que acordam com os interesses das classes dirigentes, em cujo benefício se faz a história oficial...” (PRADO JR.,2006: 08). Nesse sentido, Evolução... representou uma renovação na historiografia brasileira, na medida em que criticava a valorização de nomes e fatos que na verdade eram símbolos dos interesses das classes dirigentes e trazia para o centro das análises a ação política das camadas populares.
Algumas das características da política no Brasil são o patriarcalismo e o patrimonialismo que estão ligados e geraram grande impacto na administração brasileira O primeiro é a ideia de chefe de família que 
http://anais.anpuh.org/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S25.0818.pdf
http://cienciashumanasemusica.blogspot.com.br/2011/04/caio-prado-jr-evolucao-politica-do.html

Outros materiais