7, 10, 14, 21,30, 32
1 pág.

7, 10, 14, 21,30, 32


DisciplinaEconomia Geral104 materiais648 seguidores
Pré-visualização1 página
7 \u2013 O que é desenvolvimento econômico?
	O desenvolvimento econômico é o crescimento de um país atrelado ao aumento de sua renda per capta. O aumento ou diminuição do desenvolvimento econômico define também a variação nos índices de IDH e de industrialização em relação a agricultura por exemplo.
10 \u2013 O que são fatores de produção?
	São três os fatores de produção e são definidos como os elementos básicos que permitem a confecção de um produto, são eles: terra, trabalho e capital. Alguns autores ainda adicionam um quarto elemento que seria a tecnologia.
14 \u2013 Explique impostos indiretos.
	Impostos indiretos são os pagos de forma implícita, pois estão inseridos nos preços dos mais variados produtos e serviços do mercado: gasolina, roupas, eletricidade, importados em geral, por exemplo.
21 \u2013 O que é poupança externa?
	É o conjunto de bens e serviços provenientes do exterior e direcionados a ele. Uma poupança externa negativa implica numa saída de bens e serviços da nação para o exterior, já uma positiva, indica um fluxo de entrada maior que o de saída.
30 \u2013 Explique renda enviada e recebida no exterior.
	Renda enviada ao exterior são investimentos ou transferências de capital realizadas no exterior e são calculadas como negativas na balança comercial. Renda recebida do exterior é análoga e inversa à definição anterior, pois é calculada como positiva no saldo da balança comercial.
32 \u2013 O que é Renda Nacional (RN)?
	É a somatória de todas as rendas obtidas pelos proprietários de todos os fatores de produção e é calculada pelo IBGE no espaço de um ano. Inclui aluguéis, arrendamentos, gastos públicos, juros, entre outros.