Buscar

APOL 01 Sistema de Informação de Marketing / Comportamento do Consumidor 100 Pontos

Prévia do material em texto

APOL 01
Sistema de Informação de Marketing / Comportamento do Consumidor
NOTA: 100 Pontos.
Questão 1/5 - Sistema de Informação de Marketing
Sabemos que a eficiência operacional e a estratégia, de acordo com Porter (1996), citado por Paixão ( 2011), são as bases de um desempenho excelente, mas é preciso se entender que se tratam de elementos diferentes. Para que uma empresa possa competir e fazer melhor do que seus concorrentes, ela deve preservar características próprias, proporcionando maior valor aos consumidores, o que permite manter um posicionamento estratégico com base no seu diferencial. Dessa maneira, a essência do posicionamento estratégico pode se basear em três aspectos diferentes.
Leia abaixo e identifique qual aspecto está sendo citado:
“Quando uma empresa produz melhor do que as rivais um determinado produto ou serviço, utilizando conjuntos distintos de atividades.”
	
	A
	VARIEDADE
	
	B
	NECESSIDADES
	
	C
	ACESSO
	
	D
	VANTAGEM
	
	E
	COMPETITIVIDADE 
Questão 2/5 - Sistema de Informação de Marketing
A competência essencial é o aprendizado contínuo da organização, sua capacidade de integrar tecnologias, o grau de comunicação, envolvimento e comprometimento entre os integrantes da organização. Todos esses fatores valorizam os talentos e os conhecimentos que possam gerar produtos essenciais. Para tanto, são necessárias a criação e a implantação de uma arquitetura estratégica, apoiada em quatro grandes pilares. 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente estes quatro pilares:
	
	A
	Posicionamento, mercado, valores e competências;
	
	B
	Qualitativa, quantitativa, mercado e preços;
	
	C
	Tecnologia, economia, mercado e valores;
	
	D
	Produto, preço, qualitativa e tecnologia;
	
	E
	Tecnologia e preço.
Questão 3/5 - Sistema de Informação de Marketing
De acordo com o que vimos sobre ESTRATÉGIA COMPETITIVA/ VANTAGEM COMPETITIVA, observe as sentenças abaixo:
I- Estratégia competitiva é uma combinação das metas e das políticas adotadas para atingi-las.
II- Estratégia competitiva é o diferencial, a vantagem competitiva sustentável das organizações. 
III- A vantagem competitiva de uma empresa significa que esta possui um composto mercadológico considerado pelos mercado-alvo melhor do que o de seus concorrentes.
IV- A vantagem competitiva tem origem em uma competência sustentável (e de difícil imitação)  pelo maior tempo possível. Quando pensamos em algumas marcas ou em alguns produtos, logo os associamos a alguma característica que os diferencie.
É correto afirmar:
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas;
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas;
	
	C
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas;
	
	D
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas;
	
	E
	Apenas a sentença I está correta.
Questão 4/5 - Comportamento do Consumidor
A cultura inclui valores e padrões de comportamento que envolvem grupos de pessoas e que ajudam a distinguir um grupo dos demais, afetando tanto a maneira pela qual as pessoas enxergam uma determinada situação como a forma pela qual essas observações influenciam o seu comportamento. Ela é formada de vários elementos (religião, arte, educação, governo, família, língua etc.) que se inter-relacionam permanentemente. As influências culturais determinam em grande parte como o consumidor se comporta, o tipo de comida que ele come, o tipo de residência que ele aspira possuir, o estilo de design que mais lhe agrada etc. (MAJARO, 1989). As características culturais afetam até mesmo as condições de uso de um produto e as expectativas relativas à sua longevidade (GROSSE e KUJAWA, 1992). Por exemplo, os consumidores americanos têm propensão a consumir produtos mais descartáveis, enquanto os europeus prezam mais a durabilidade dos produtos. Portanto, muitos dos atributos desejados para um produto estão intimamente ligados à cultura na qual ele está inserido.
GUILHOTO, Lúcia de Fátima Martins. A Influência Do País De Origem Na Percepção Do Consumidor Sobre A Qualidade Dos Produtos. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 08, nº 4, outubro/dezembro 2001. Disponível em: http://www.regeusp.com.br/arquivos/v08n4art5_intern.pdf. Acesso em 13/03/2015.
 
A partir do texto acima analise a propaganda abaixo e escolha a alternativa correta em relação ao fundamento estratégico que embasou a criação da mesma.
Fonte: http://baccofacom.blogspot.com.br/
	
	A
	Tem como pano de fundo teórico o recente apoderamento das classes C e D que agora podem participar ativamente de outros segmentos de consumo.
	
	B
	Tem como base fundamental a percepção da existência de diferentes etnias, que trazem consigo suas crenças e costumes, sendo que estas embasam suas escolhas.
	
	C
	Tem como raciocínio a diferenciação sócio cultural existente na sociedade que pode atuar influenciar nas escolhas de marcas em busca de uma imagem social diferenciada.
	
	D
	Consiste em uma abordagem focada nos dados demográficos existentes na sociedade, onde se destaca um público com diferenciação baseada em status.
	
	E
	Justifica-se pela percepção do número de pessoas que possuem condições econômicas para consumir produtos elitizados, sendo uma estratégia assertiva nesse cenário
Questão 5/5 - Sistema de Informação de Marketing
Analise as sentenças abaixo:
I- Seu objetivo é analisar as oportunidades oferecidas pelos ambientes empresariais, os pontos fortes e fracos da empresa, escolhendo uma estratégia que satisfaça do melhor modo possível aos objetivos empresariais.
II- O planejamento estratégico é a elaboração e utilização, do modo mais eficiente e eficaz, dos recursos da empresa para a obtenção de vantagens competitivas.
III- É uma visão específica do futuro da empresa, tendo como base o mercado no qual vai competir, os concorrentes, os produtos, os serviços e os valores a serem oferecidos, as vantagens e a lucratividade em logo prazo, tudo isso compatibilizado com as atividades da organização, como o ambiente no qual ela opera e com as capacidades de seus próprios recursos.
IV- É uma forma de comunicação paga, impessoal, que identifica o patrocinador e utiliza veículos de mídia para promover produtos ou serviços junto a um público-alvo definido.
Assinale a alternativa que apresenta as sentenças relacionadas ao PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL:
	
	A
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas;
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas;
	
	C
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas;
	
	D
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas;
	
	E
	Apenas a sentença II está correta.

Outros materiais