Buscar

adm estrategica apol 2

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise Econômica
A concorrência monopolística é um tipo de mercado em que há muitos produtores, vendendo seus produtos para muitos compradores.
Fonte: Aula 3, pg. 20
 
Uma das principais características deste mercado é:
Nota: 20.0
	
	A
	existência de barreiras à entrada.
	
	B
	há pouca propaganda e publicidade.
Você acertou!
A opção correta é a letra b porque há pouca propaganda e publicidade devido aos altos custos de se fazer propagada. E, como o mercado é bem competitivo a propaganda não cobriria os lucros deste tipo de mercado.
Nas demais opções, na realidade ocorre o inverso do que foi citado, não há barreiras à entrada, há muitos vendedores, os produtos deste mercado são elásticos e não são desenvolvidas bastante pesquisa e tecnologia. (Aula 3, pág. 18-19)
	
	C
	são poucos os vendedores.
	
	D
	os produtos deste mercado são inelásticos.
	
	E
	há significativos investimentos em pesquisa e tecnologia.
Questão 2/5 - Análise Econômica
 A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização responsável pela distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e cidades do entorno, que pode ter causado prejuízos de cerca de R$ 1 bilhão por ano. De acordo com as investigações, as principais redes de postos combinavam preços, determinando os valores a serem cobrados do consumidor e as redes menores eram comunicadas pelos coordenadores regionais da organização. Uma das principais estratégias das redes de postos envolvidas no esquema, era tornar o etanol um combustível economicamente inviável para o consumidor, mantendo o valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina, mesmo durante a safra de cana-de-açúcar. Com isso, os consumidores eram forçados a adquirir gasolina, o que facilitava o controle de preços e evitava a entrada de etanol a preços competitivos no mercado.
Fonte:<http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pf-desarticula-cartel-de-postos-de-combustiveis-no-df> Acesso em 12 abr. 2016 (adaptada)
 
A partir do texto acima, identifique o nome desta prática de mercado, o tipo de acordo formado entre eles e a denominação deste grupo:
Nota: 20.0
	
	A
	concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.
	
	B
	conluio, definição conjunta de preços e cartel. 
Você acertou!
A letra “b” está correta porque o acordo entre as empresas é o conluio, o acordo que fazem, na maioria das vezes é sobre o preço, e o grupo de empresas que fazem esse acordo é chamado de cartel.
Nas opções “a”, “c”, “d” e “e” citam estruturas de mercados como concorrência perfeita, monopólio e oligopólio que não é o que está perguntando na questão, embora, são as nomenclaturas corretas desses tipos de estrutura de mercado. E, na letra “c” o poder de mercado é justamente o que beneficia as empresas do cartel por possuírem o poder de definir os preços, evitando a concorrência no mercado. Porém, não é o que está sendo solicitado na questão.
(TEBCHIRANI, 2012, p. 75)
	
	C
	poder de mercado, definição conjunta de preços e concorrência perfeita.
	
	D
	definição conjunta de preços, monopólio e conluio.
	
	E
	cartel, conluio e monopólio.
Questão 3/5 - Análise Econômica
Bens públicos são tipos de bens que são benéficos a todos os consumidores, mas a oferta destes bens ou é insuficiente no mercado ou em alguns casos, inexistente.
Fonte: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo, Editora Prentice Hall, 5ª ed., 2002, 711 p. (adaptado, pg. 631)
 
A partir das características dos mercados em que há bens públicos, analise as afirmativas a seguir:
I. Não há rivalidade no consumo dos bens públicos.
II. A praça pública e a iluminação pública são exemplos de bens públicos.
III. O consumo do bem público é excludente.
IV. Estradas com pedágios, congestionadas ou não, são bens públicos.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas
	
	C
	Afirmativas I e II, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e II são verdadeiras.
Já na afirmativa III, o consumo do bem público é não excludente uma vez que o uso da praça pública pode ser de todos, independentemente da renda de cada um e o consumo dele por uma pessoa não exclui o consumo do outro. E, na opção IV, as estradas sem pedágio e não congestionadas é que são consideradas bens públicos.
Aula 3, pág. 24-25.
	
	D
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
Uma rede paulistana de hotéis acaba de arrecadar 435 milhões de reais para seu primeiro fundo de investimentos em hotéis, criado no fim de 2011, em parceria com uma gestora de investimentos. É o primeiro fundo criado para comprar hotéis inteiros no Brasil. Nas próximas semanas, esse recurso financeiro vai ser usado para comprar seis empreendimentos e integrá-los à rede de 25 hotéis, que hoje fatura 255 milhões de reais. Outros 20 empreendimentos estão no radar do fundo em todas as regiões do Brasil, com exceção do Norte do país.
Fonte: LETHBRIDGE, T. Exame, São Paulo, ano 46, n. 1017, p. 19, 30 mai. 2012 (adaptado).
Que estratégia de crescimento foi utilizada pela rede de hotéis?
Nota: 20.0
	
	A
	Integração vertical
	
	B
	Integração horizontal
Você acertou!
Opção a – Falsa: a integração vertical prevê integração para frente ou para trás na cadeia de suprimentos; Opção B – Verdadeira: o objetivo da captação de capital da rede de hotéis é o de adquirir novas unidades em seu próprio ramo de negócio, por isso integração horizontal; Opção C – Falsa: a empresa não está abrindo novas unidades de negócios diferentes das atuais; Opção D – Falsa: a empresa está captando dinheiro de investidores para ampliar seu negócio e deverá remunerá-los, não se trata de compra de ações ou fusão; Opção E – Falsa: em uma joint venture as empresas parceiras trocariam ações, estabeleceriam uma nova empresa independente, não é o caso proposto.
(Aula 03, tema 8).
	
	C
	Diversificação
	
	D
	Fusão
	
	E
	Joint venture
Questão 5/5 - Administração Estratégica
Para Barney e Hesterly (2011) uma empresa, quando escolhe uma estratégia de liderança de custos, foca em ganhar uma vantagem competitiva em relação à concorrência que lhe permita duas opções estratégicas: operar com preços baixos mantendo margens de lucro; aumentar a margem de lucro de seus produtos e serviços em função de seu baixo custo operacional.
Já para Porter (2004), essa estratégia consiste em um conjunto de políticas funcionais orientadas para um conjunto de objetivos básicos que envolvem: redução do custo total (custos e despesas); excelência no processo produtivo (qualidade assegurada, redução de desperdícios, aumento da produtividade, redução da necessidade de assistência técnica, entre outros); ganhos de escala; criação de barreiras à entrada de novos concorrentes no mercado.
São algumas das características da liderança de custos:
Nota: 20.0
	
	A
	Variabilidade de máquinas; altos volumes de produção; e poder de barganha.
	
	B
	Economia de escala; altos volumes de produção; e mão de obra especializada
Você acertou!
Alternativa “b”. São apresentadas como características da liderança de custos: economia de escala; maquinário especializado; altos volumes de produção; mão de obra especializada; tecnologia dedicada; altos investimentos para entrantes. Poder de barganha e vantagens em relação aos rivais correspondem a vantagens da Liderança de custos. Os demais itens estão fora do contexto teórico apresentado. (Aula 3, pg. 12).
	
	C
	Vantagens em relação aos rivais; variabilidade de máquinas; e baixo investimento pra entrantes
	
	D
	Ausência tecnológica; altos volumes de produção; e mão de obra especializada
	
	E
	Ausência tecnológica; altos volumes de produção; e ausência de mão de obra especializada

Outros materiais