Buscar

Auditoria PRINCÍPIOS E PRÁTICAS CONTÁBEIS exercicio ii Respostas

Prévia do material em texto

ESTÁCIO
Auditoria
Prof. Ribamar Barros
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS CONTÁBEIS
Exercício
1) De acordo com a Resolução CFC 750, de 29.12.1993, os princípios fundamentais de contabilidade são os seguintes:
a) da entidade, da continuidade, da relevância, do custo como base de valor, da atualização monetária, da prudência e da competência.
b) da entidade, da relevância, da atualização monetária, da prudência, da consistência, da competência e da continuidade. 
c) da entidade, da atualização monetária, da prudência, da competência, da uniformidade e da oportunidade.
d) da entidade, da continuidade, da oportunidade, do registro pelo valor original, da atualização monetária, da prudência e da competência.
2) Assinale a alternativa incorreta:
a) os princípios, postulados e convenções contábeis são leis científicas capazes de serem provadas através de testes empíricos.
b) os princípios, postulados e convenções contábeis são, na realidade, normas que por, consenso geral, são adotadas e consideradas, adequadas para demonstrar o patrimônio de uma empresa e as suas mutações ocorridas durante um período.
c) os princípios, postulados e convenções contábeis são, portanto, normas que variam no tempo e no espaço, evoluindo de acordo com as circunstâncias.
d) os princípios, postulados e convenções contábeis repousam em conceitos fundamentais que se desenvolvem e se adaptam de acordo com o contexto econômico em que são aplicados.
3) De acordo com as normas brasileiras de contabilidade são consideradas atributos da informação contábil:
a) objetividade e confiabilidade
b) Compreensibilidade e comparabilidade
c) Confiabilidade e sensibilidade
d) Temporalidade e comparabilidade
4) Assinale a alternativa correta:
a) de acordo com o princípio do custo histórico como base de valor, as receitas só devem ser reconhecidas no período contábil onde houve efetivamente a sua utilização, ou seja, a troca do valor pago/recebido pelo serviço ou bem comprado/vendido.
b) de acordo com o princípio da realização da receita e confrontação das despesas, toda a receita da empresa deve ser realizada concomitantemente com as despesas efetuadas para sua geração.
c) o patrimônio que pertence à entidade se confunde com patrimônio dos sócios, não havendo necessidade de separação no momento da escrituração no patrimônio líquido da empresa.
d) o princípio do denominador comum monetário define a adoção do menor valor pago para os componentes do ATIVO e do maior valor para os componentes do PASSIVO, ou seja, deve ser escolhida a alternativa que resulte um menor efeito no PL da empresa. 
5) Sabendo-se que nos registros contábeis um dos princípios fundamentais de contabilidade adotado é o de competência, qual o efeito que representa uma despesa incorrida, mas não paga no decurso do exercício, se adotado o regime de caixa?
a) um passivo maior que o real e lucro maior que o real.
b) um passivo menor que o real e lucro maior que o real.
c) um ativo maior que o real e um passivo menor que o real.
d) um ativo maior que o real e lucro menor que o real.
6) As demonstrações contábeis societárias devem ser elaboradas de acordo com as normas estabelecidas pela:
a) Lei das Sociedades Anônimas
b) Legislação fiscal
c) Pelo – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon
d) Pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM
7) Assinale a alternativa correta:
a) A contabilização de receitas realizadas e não recebidas é feita em obediência ao princípio de competência de exercícios, observados os limites impostos pelos princípios da realização da receita e do conservadorismo.
b) A distribuição de dividendos é uma despesa para a empresa.
c) os grupos resultados de exercícios futuros e permanente diferido só existem em função do princípio da prudência.
d) a despesa antecipada deve ser computada no resultado do exercício de sua incorrência e a receita antecipada no resultado do exercício em que for realizada. 
8) Qual a utilidade, para o usuário externo à empresa, da convenção da consistência (ou uniformidade) na aplicação dos critérios contábeis?
a) permite a comparabilidade das demonstrações contábeis ao longo do tempo.
b) facilita a análise dos índices de liquidez
c) permite a apuração e demonstração, com maior clareza e transparência, do resultado do exercício.
d) facilita a análise do parecer dos auditores independentes.
e) permite a compreensão e análise do relatório da administração da empresa auditada, mesmo que o usuário seja leigo em contabilidade e auditoria. 
9) Deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da Entidade, em um período de tempo determinado, base necessária para gerar informações úteis ao processo decisório da gestão: “o trecho em destaque refere-se ao princípio da:
a) Prudência
b) Competência
c) Entidade
d) Oportunidade
10) O princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. O procedimento para as provisões deverá observar:
a) desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.
b) só podem ser registradas considerando apenas os elementos quantitativos e físicos quando houver absoluta certeza de sua ocorrência.
c) o registro de provisões oriundas de estimativas é facultativo até o momento de sua ocorrência ou quando houver certeza de perda para a entidade.
d) mesmo que precisamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito por não existir razoável certeza de sua ocorrência.

Outros materiais

Perguntas Recentes