Buscar

Exercício de Revisão. Todos assuntos da 1ª VA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO – FIS
DIRETORIA ACADÊMICA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
Exercício Geral de Revisão de Constitucional I. 2014.2
1- Acerca do conceito, dos elementos e da classificação da CF, do poder constituinte e da hermenêutica constitucional, assinale a opção correta. 
a) De acordo com o princípio da força normativa da constituição, defendida por Konrad Hesse, as normas jurídicas e a realidade devem ser consideradas em seu condicionamento recíproco. 
A norma constitucional não tem existência autônoma em face da realidade. Para ser aplicável, a CF deve ser conexa à realidade jurídica, social e política, não sendo apenas determinada pela realidade social, mas determinante em relação a ela. 
b) Segundo Kelsen, a CF não passa de uma folha de papel, pois a CF real seria o somatório dos fatores reais do poder. Dessa forma, alterando-se essas forças, a CF não teria mais legitimidade. 
c) A CF admite emenda constitucional por meio de iniciativa popular. 
d) Segundo Pedro Lenza, os elementos limitativos da CF estão consubstanciados nas normas constitucionais destinadas a assegurar a solução de conflitos constitucionais, a defesa da Constituição, do Estado e das instituições democráticas. 
e)Constituição rígida é aquela que não pode ser alterada. 
2- Sabe-se que a teoria do poder constituinte é, na sua essência, teoria de legitimidade do poder. Na busca de sua teorização encontrou em Sieyès seu maior expoente no século XVIII para quem "Uma idéia sã e proveitosa se estabeleceu em 1788: a divisão entre poder constituinte e poderes constituídos." A partir dessa afirmativa, faça a distinção entre poder constituinte e poder constituído.
3- Explique o que é o fenômeno da desconstitucionalização. 
4- Na Constituição, a dinâmica do processo político não se adapta às suas normas, embora ela conserve, em sua estrutura, um caráter educativo, com vistas ao futuro da sociedade. Seria uma Constituição prospectiva, isto é, voltada para um dia ser realizada na prática. Mas, enquanto não realizar todo o seu programa, continuaria a desarmonia entre os pressupostos formais nela insculpidos e sua aplicabilidade. É como se fosse uma roupa guardada no armário que será vestida futuramente, quando o corpo nacional tiver crescido. De acordo com o texto de Uadi Bulos, faça um paralelo entre este e classificação de aplicabilidade da norma constitucional. 
5- De acordo com a classificação das constituições, denomina-se dogmática a constituição que
a) contém uma parte rígida e outra flexível e sistematiza os dogmas aceitos pelo direito positivo internacional.
 b) sistematiza os dogmas sedimentados pelos costumes sociais e, também conhecida como costumeira, é modificável por normas de hierarquia infraconstitucional, dada a rápida evolução da sociedade. 
 c) é elaborada, necessariamente, por um órgão com atribuições constituintes e, somente existindo na forma escrita, sistematiza as ideias fundamentais contemporâneas da teoria política e do direito.
 d) somente pode ser alterada mediante decisão do poder constituinte derivado, sendo também conhecida como histórica.
6- Explique o que é e como acontece a mutação constitucional.
7- Comente a seguinte afirmativa; “ Norma constitucional que reúna condições de produção de efeitos, mas não completos e não conforme o querido pela Constituição são classificáveis, para José Afonso da Silva, como normas de eficácia contida, e para Maria Helena Diniz, como norma de eficácia restringível”.
8- No que se refere ao Poder Constituinte Originário, qual é a corrente adotada pela Brasil para explicar a natureza ilimitada desse poder. Fundamente sua resposta.
9- analise as assertivas abaixo com v (verdadeiro) e f (falso), lembrando de justificar quando for falsa.
I - O Poder Constituinte Originário não se esgota quando se edita uma constituição, razão pela qual é considerado um poder permanente.
II - No tocante ao Poder Constituinte Originário, o Brasil adotou a corrente positivista, de modo que o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza pré-constitucional.
III- A Constituição Federal pode ser alterada, a qualquer momento, por intermédio do chamado poder constituinte derivada reformador e também pela derivado revisor.
IV- A verdadeira Constituição é aquela que segundo Conrad Hesse é “fruto dos fatores reais de poder”.
10- “É o fenômeno da volta à vigência da lei revogada, por ter deixado de viger a lei revogadora” 
Segundo essa afirmativa, de qual teoria, modificadora do ordenamento jurídico anterior, é esse conceito, qual seu significado e é ou não regra no ordenamento jurídico brasileiro. 
11- Descreva detalhadamente o conceito de uma Constituição Analítica, dogmática e costumeira. A Constituição Federal tem algumas dessas características? Quais? 
12- Qual é a diferença entre uma norma programática para uma norma de eficácia contida? Fundamente e Exemplifique cada uma delas.
13- Para Hans Kelsen a validade pertence à ordem do “dever-ser” enquanto que a eficácia à ordem do “ser”. Partindo dessa nota faça uma comparação com as normas constitucionais, fazendo as devidas conceituações e dando exemplos de cada um. Não esqueça de destacar a importância de ambas para o ordenamento jurídico.
14- Faça a classificação da Constituição Brasileira de 1988 segundo a estabilidade, extensão, elaboração e ao conteúdo, explicando cada uma delas.
15- O laureado Profº José Afonso da Silva é o autor de reconhecida classificação acerca da eficácia das normas constitucionais. Segundo a sua classificação, o art. 33 da CF, que diz: “ A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios”, é norma classificada Como? Fundamente sua resposta. 
16- Explique e exemplifique qual é a diferença entre a mutação constitucional e a emenda constitucional.
17- Explique as limitações ao Poder Constituinte derivado Reformador.
18- Faça a conceituação e distinção entre o poder constituinte derivado reformador e o poder constituinte revisor.

Outros materiais