Buscar

APOL 1 ADM ESTRATÉGICA E ANÁLISE ECONÔMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração Estratégica
A estratégia é discutida por diversos autores; cada qual apresenta o aspecto mais relevante na sua percepção e busca justificar sua escolha. Na literatura especializada, são encontrados diversos tipos de estratégia.
A transformação estratégica irá requerer da organização, e, portanto, de seus principais e destacados gestores, uma atuação que produza e conduza o processo de mudança das atitudes e das ações que visam à adoção da nova forma de pensamento e de agir da empresa. Para essa transformação, é necessário que a empresa adote uma das estratégias: (i) corporativa; (ii) negócios; (iii) funcional. 
Sobre a estratégia corporativa é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Geralmente ocorre na unidade de negócio ou no nível do produto e enfatiza a melhoria da posição competitiva dos produtos ou serviços de uma corporação.
	
	B
	É a abordagem adotada por uma área funcional específica para alcançar os objetivos da unidade de negócios.
	
	C
	Geralmente ocorre por meio de uma competência única e singular, que proporcione vantagem competitiva a uma empresa ou unidade de negócio.
	
	D
	É formada por um conjunto de ações competitivas e cooperativas, enfatizando a maximização da produtividade dos recursos.
	
	E
	Descreve a direção geral de uma empresa em relação à sua atitude geral para com o crescimento e à gestão de seus vários negócios e linhas de produtos.
Você acertou!
Resposta correta: Descreve a direção geral de uma empresa em relação à sua atitude geral para com o crescimento e à gestão de seus vários negócios e linhas de produtos.
Letra “e”.
Justificativa:Rota 2 Tema 2 Pg. 6.
Questão 2/5 - Análise Econômica
A demanda é a quantidade de um bem ou um serviço que os consumidores desejam adquirir em um período determinado de tempo.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
A partir do conceito de demanda, assinale as alternativas a seguir e, identifique os fatores que influenciam a demanda por parte dos consumidores e deslocam a curva de demanda:
 I. Fatores sazonais, como Dia das crianças e Dia das Mães.
II.Aumento dos salários reais.
III. Os lucros das empresas.
IV. As preferências dos consumidores.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	a) Afirmativas, I, II e III, apenas.
	
	B
	b) Afirmativas, II e III, apenas.
	
	C
	c) Afirmativas, I, II, III e IV, apenas.
	
	D
	d) Afirmativas, I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são corretas por serem fatores que determinam a demanda, enquanto a afirmativa III se refere às empresas e, portanto, não afetam a demanda ou o deslocamento da curva de demanda.
Especificamente, a afirmativa I se refere aos fatores sazonais como datas festivas em que há aumento na demanda por determinados produtos. Como, por exemplo, o aumento de demanda por brinquedo nos períodos próximos ao dia das crianças ou por presentes femininos no mês de maio devido ao dia das mães.
A afirmativa II se refere ao aumento da renda real dos trabalhadores, ou seja, aumento da renda que desloca a curva de demanda para a direita. E, a afirmativa IV que é a base da teoria do Consumidor, as preferências. Cada consumidor tem uma preferência por determinados bens e pela quantidade de cada bem sendo, portanto, um fator que determina diretamente a demanda.
	
	E
	e) Todas as afirmativas.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
A identificação e a análise de cenários sempre irão possibilitar a tomada de decisões que possam minimizar o impacto das constantes e, por vezes, profundas alterações que se processam nos ambientes empresariais e, em função disto, permitir resultados mais satisfatórios a respeito da transformação estratégica.
Existe mais de um método consagrado para elaboração e estudo de cenários. São métodos de análise de cenários:
Nota: 20.0
	
	A
	Método da lógica intuitiva, produção enxuta e análise de competências.
	
	B
	Análise dos impactos tendenciais, gestão de portfólio e análise prospectiva.
	
	C
	Produção enxuta, análise prospectiva e análise dos impactos tendenciais.
	
	D
	Análise de competências, método hipotético dedutivo e produção enxuta.
	
	E
	Análise prospectiva, método da lógica intuitiva e análise dos impactos tendenciais.
Você acertou!
Resposta correta: Análise prospectiva, método da lógica intuitiva e análise dos impactos tendenciais.
Letra “e”.
Justificativa: A análise prospectiva parte do princípio da busca de diversos possíveis e futuros cenários.
A lógica intuitiva permite aos administradores, por intermédio do desenvolvimento dos cenários, as bases para a percepção sobre cenários futuros e alternativos, permitindo adoção de decisões prévias.
A análise dos impactos tendenciais possui uma metodologia de planejamento de cenários baseada na projeção independente de variáveis-chave.
Questão 4/5 - Análise Econômica
A análise da quantidade demandada pelo consumidor leva em consideração o preço do bem. Por exemplo, uma redução no preço do arroz leva a um aumento na demanda por arroz, ceteris paribus. Porém, nem sempre só o preço é considerado nesta decisão do consumidor.
 
Leia as afirmativas a seguir:
 I. O consumidor aumenta a quantidade demandada de arroz quando o preço diminui.
Porque
II. O consumidor consome mais arroz em relação aos outros bens que não sofreram alterações de preços (efeito substituição) e pelo aumento do poder aquisitivo ocasionado pela redução do preço do arroz (efeito renda).
 
A respeito destas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	a) As assertivas I e II são falsas
	
	B
	b) A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	c) As duas assertivas são falsas e a primeira explica a segunda.
	
	D
	d) A assertiva II é falsa e a I é verdadeira.
	
	E
	e) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda explica e complementa a primeira.
Você acertou!
A primeira afirmativa é exatamente a relação entre preço e quantidade demandada. Na segunda afirmativa são citados os efeitos por trás do aumento da quantidade demandada, a partir da redução do preço, definidos pela teoria microeconômica como efeito substituição e efeito renda. Ou seja, a segunda afirmativa explica e complementa a primeira.
Em relação aos efeitos, o primeiro diz que como os demais preços não se alteraram, a relação de preços se torna mais convidativa para aumentar o consumo de arroz, agora, mais barato. Enquanto o segundo efeito se refere ao aumento relativo da renda uma vez que o consumidor já demandava arroz, mas com a redução do preço, ao consumir a mesma quantidade “sobra” renda para este consumidor que pode aplicá-la aumentando o consumo de arroz.
Questão 5/5 - Análise Econômica
A Economia estuda como a sociedade administra os recursos escassos. Assim, o problema econômico fundamental se refere à escassez de recursos, mas existem outros aspectos econômicos estudados pela economia e definidos como princípios econômicos.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
São considerados princípios econômicos, apenas as seguintes pressuposições:
Nota: 20.0
	
	A
	a) os trade-offs enfrentados pelas pessoas, a existência de custos ocultos, os incentivos a que as pessoas são influenciadas, a pressuposição de que os mercados são eficientes e a possibilidade de o governo melhorar o mercado em certas circunstâncias.
Você acertou!
A única alternativa correta é a letra a. Os princípios econômicos se referem a: trade-offs das pessoas e das empresas, custos ocultos ou custos de oportunidade, pessoas respondem a incentivos em relação aos preços dos bens, os mercados são, em geral, eficientes e a necessidade de atuação governamental em casos de externalidades ou poder de mercado em determinados setores que podem ser maléficos ao funcionamento dos mercados.
Nas demais alternativas, todas as informações estão completamente incorretas ou são absurdasdo ponto de vista da teoria econômica, sem exceção. Pode-se citar, por exemplo, rendas ilimitadas, igualdade de preços em quaisquer situações, oferta de máquinas pelas famílias, os custos de produção são finitos e inexistentes, etc.
	
	B
	b) as pessoas possuem rendas ilimitadas, as pessoas são influenciadas apenas pelos governos, há a necessidade de um governo para produzir alimentos, os custos de oportunidade que é a definição de custo financeiro de produção de bens e as externalidades numéricas.
	
	C
	c) a existência de preços iguais em todos os mercados em quaisquer situações, a necessidade de concentração de renda para haver produção, os custos de produção são sempre finitos, o governo deve sempre definir os custos de oportunidade das pessoas e a oferta por máquinas das famílias.
	
	D
	d) a renda das famílias é sempre igualitária em todos os países em economias capitalistas, a produção deve ter custos infinitos, o mercado é sempre capaz de lidar com as externalidades negativas sem interferência do governo, a ilusão da existência de preços no mercado e a elasticidade do trade-off.
	
	E
	e) as inovações tecnológicas que diminuem a produtividade das empresas, os modelos econômicos que só analisam economias com recursos abundantes, as famílias que não participam das economias de mercado, o governo que sempre deve concentrar renda e os custos de produção são finitos e inexistentes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes