A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento apol 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
A auditoria trabalhista é uma das ramificações da contabilidade, e surgiu das necessidades das organizações em função da complexidade e abrangência de suas diferentes áreas, e da dificuldade do departamento de pessoal em encontrar profissionais capacitados para executá-las.
Considerando esse contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I - A auditoria trabalhista corresponde à uma análise e revisão da situação jurídico trabalhista de uma empresa, visando solucionar os problemas ou preveni-los, a fim  de evitar desde demandas judiciais e infrações, até divergências comportamentais dentro da organização.
II - Os benefícios gerados pela auditoria trabalhista são a redução dos custos que a empresa tem com tais erros legais e a credibilidade que é gerada na relação empresa/funcionário e com seus acionistas.
III - A auditoria trabalhista se diferencia das demais por ter características de prevenção em vez de fiscalização.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
A resposta correta é E) I, II e III.
De acordo com a aula 03, tema 01, a auditoria trabalhista consiste num trabalho preventivo e de autoanálise que auxilia a área de Recursos Humanos na busca da excelência e da execução de suas obrigações e processos organizacionais. A auditoria trabalhista se diferencia das demais por ter características de prevenção em vez de fiscalização. O não cumprimento das obrigações trabalhistas e a não observância das normas têm gerado altos custos para a empresa. Os processos trabalhistas e as autuações acabam levando a alienação de bens, multas, indenizações e autuações do Ministério do Trabalho.
Os benefícios gerados por tal Auditoria são a redução dos custos que a empresa tem com tais erros legais e a credibilidade que é gerada na relação empresa/funcionário e que é de suma importância à empresa, assim como ter credibilidade com seus acionistas e seus funcionários.
 
Questão 2/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Uma competência individual pode, então, ser definida como habilidades para realizar certas atividades e, quando em âmbito organizacional, pode-se inferir que a organização possui determinadas competências se puder superar os concorrentes, ou que não possui a competência se o seu desempenho for pior do que os concorrentes.
Sobre a noção de competências analise o caso abaixo:
Uma indústria de panelas tem a capacidade de fundir e modelar o metal para a produzir competência referente a fundição e modelagem do metal em panela. Contudo, a manipulação dos plásticos componentes do cabo é deficiente, porque não se tem domínio de conhecimento, habilidade e tecnologia para lidar com este material, o que ocasiona um produto de baixa qualidade e com custos elevados.
No que se refere às competências da indústria de panelas avalie as afirmativas abaixo:
I - A competência de fundição e modelagem do metal em panela está bem desenvolvida.
II - A competência para manipulação dos plásticos componentes do cabo é baixa, ou seja, não se tem domínio de conhecimento, habilidade e tecnologia para lidar com este material.
III - Para garantir a vantagem competitiva da indústria de panelas sugere-se a terceirização da fundição.
IV - Para garantir a vantagem competitiva da indústria sugere-se investimento na competência de manipulação de plástico, visto que é a competência essencial dessa indústria.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas I e II.
Você acertou!
I - A competência de fundição e modelagem do metal em panela está bem desenvolvida. Afirmativa correta, como a empresa tem a capacidade de fundir e modelar o metal para a produção de panelas essa indústria possui essa competência bem desenvolvida.
II - A competência para manipulação dos plásticos componentes do cabo é baixa, ou seja, não se tem domínio de conhecimento, habilidade e tecnologia para lidar com este material. Afirmativa correta,  essa competência é baixa, pois não possui a conhecimento, habilidades e tecnologia que suportem a competência de produção de cabos plásticos.
III - Para garantir a vantagem competitiva da indústria de panelas sugere-se a terceirização da fundição. Afirmativa incorreta, a competência de fundição do metal é uma competência essencial, logo ela é essencial para a sobrevivência da organização e de sua estratégia, por esse motivo não pode ser terceirizada.
IV - Para garantir a vantagem competitiva da indústria sugere-se investimento na competência de manipulação de plástico, visto que é a competência essencial dessa indústria. Afirmativa incorreta,  a competência de manipulação de plástico não é uma competência essencial.
	
	B
	Apenas II e IV.
	
	C
	Apenas I e III.
	
	D
	Apenas II e III.
	
	E
	Apenas III e IV
Questão 3/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
A entrevista de seleção por competências tem por objetivo detectar os candidatos que demonstram as competências relevantes para o desempenho das atividades e para a adaptação à empresa.
Lotz e Burda (2015, p. 183), apresentam interessante técnica de entrevista que utiliza as "perguntas em SAC", cujo estilo de pergunta estimula que o candidato   estruture as suas "respostas em CAR".
 
Relacione o texto acima e o conteúdo do roteiro de aprendizagem com a caso a seguir.
 
Leia o caso:
Joana atua na área de RH de uma empresa. Fez o curso de Gestão de RH, aprendeu sobre seleção e entrevista de seleção por competências. Pretende implantar este modelo em sua empresa. Para isso, está elaborando um roteiro de entrevista
Tomando base o texto e caso, analise os itens abaixo e identifique aqueles que apresentam de forma correta as perguntas para um roteiro de entrevista que utiliza as "perguntas em SAC".
I - Relate as empresas que trabalhou, os cargos que ocupou e tempo de permanência em cada empresa.
II - Comente sobre o projeto mais relevante que desenvolver, explique a sua participação no projeto e qual resultado trouxe para a empresa e para seu setor?
III - Comente sobre os motivos que o levaram a sair do seu último emprego e dos anteriores.
IV - Relate uma situação que teve dificuldade para lidar em seu trabalho, como foi a sua atuação e o que você aprendeu com esse fato?
V - Comente sobre seus pontos fortes e seus pontos a melhorar.
Nota: 20.0
	
	A
	I; III e V.
	
	B
	II; III e V.
	
	C
	II e IV.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra "c".
As "perguntas em SAC" são:
Comente sobre o projeto mais relevante que desenvolver, explique a sua participação no projeto e qual resultado trouxe para a empresa e para seu setor?
Relate uma situação que teve dificuldade para lidar em seu trabalho, como foi a sua atuação e o que você aprendeu com esse fato?
O "S" é de situação: a pergunta solicita que o candidato descreva o cenário, o contexto vivido. Pede que candidato explique as circunstâncias nas quais a situação ocorreu.
O "A" é de ação: solicita que o candidato indique o que ele fez. Permite que o candidato relate o comportamento diante da situação.
O "C" é de consequência: permite que o candidato relate os resultados obtidos com a ação, podendo trazer tanto resultados positivos como negativos e os aprendizados com os mesmos.
Resposta: Aula 3 - Tema 03.
	
	D
	III e V.
	
	E
	I e IV.
Questão 4/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o caso:
João Carlos ingressou em uma indústria automotiva desenvolvendo  atividades  do eixo de carreira operacional, ocupava o cargo de auxiliar de produção, estava com 19 anos e tinha ensino médio incompleto. Concluiu o ensino médio, desenvolveu suas competência, fez uma faculdade de Gestão de RH. Em razão das novas competências e de suas entregas, passou para a carreira gerencial da área de produção, ocupando o cargo de encarregado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.