A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento 4

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
Evidência da auditoria é um fato objetivo, um registro, um depoimento, um documento ou qualquer observação que comprove a ocorrência ou não de determinada atividade. A evidência deve permitir a verificação e deve ser pertinente aos critérios de auditoria. A partir das diversas tipologias de evidência, assinale a alternativa que representa uma evidência física.
Nota: 20.0
	
	A
	Resultante de inspeção física ou observação direta, e também por meio de gráficos, fotos etc.
Você acertou!
A evidência física é resultante de inspeção física ou observação direta, e também por meio de gráficos, fotos etc. (BUSSE; MANZOKI, 2014, p. 108)
	
	B
	Refere-se ao exame dos documentos, registros, contratos, ofícios comprobatórios.
	
	C
	Resultante de informações obtidas por intermédio de pessoas, inclusive pela aplicação de entrevistas e questionários.
	
	D
	Resultante da análise, dos cálculos, de comparações e correlações feitas pelo auditor.
Questão 2/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
As listas de verificação de auditoria utilizadas devem ser desenvolvidas para dar assistência ao processo de auditoria de recursos humanos. Com base nos itens que podem conter na lista de verificação da auditoria de recursos humanos, considere as afirmativas a seguir, após, assinale a alternativa correta. 
I.        Como é feito o treinamento de funcionários em sua unidade? 
II.        Como o setor de recursos humanos ajuda nos seus problemas de treinamento e desenvolvimento? 
III.        Selecionar uma amostra de arquivos pessoais e de provas para a documentação adequada com respeito às áreas de: finanças e marketing.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Você acertou!
A lista de verificação pode conter: • Como é feito o treinamento de funcionários em sua unidade? • Como o setor de recursos humanos ajuda nos seus problemas de treinamento e desenvolvimento? • Selecionar uma amostra de arquivos pessoais e de provas para a documentação adequada com respeito às áreas de: recrutamento; transferências e promoções; desligamentos; avaliações de desempenho; queixas; formação/desenvolvimento de atividades. (BUSSE; MANZOKI, 2014, p. 111 - 112)
Questão 3/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Nesta questão você encontra duas assertivas (frases) separados pela palavra PORQUE. Relacione a primeira assertiva com a segunda e analise a adequação das mesmas.
Pode-se entender o processo de aprendizagem de uma empresa como resultante da relação que a aprendizagem estabelece com as competências.
 
PORQUE
 
Existe uma estreita relação entre aprendizagem e competência, a qual se vincula ao processo de mudança e ao fluxo de conhecimento.
Após a análise da adequação das assertivas, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A primeira assertiva é verdadeira e segunda é falsa.
	
	B
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra "b".
Conforme visto na Aula 5, Tema 05, diz Takahashi (2015) que ao se investigar o processo de aprendizagem de uma empresa, pode-se entendê-lo como resultante da relação que a aprendizagem estabelece com as competências. Existe uma estreita relação entre aprendizagem e competência, a qual se vincula ao processo de mudança e ao fluxo de conhecimento. Portanto, as duas assertivas são verdadeiras e se completam.
Resposta: Aula 5 - Tema 05.
	
	C
	As duas assertivas são falsas.
	
	D
	A primeira assertiva é verdadeira, porém a segunda contrapõe a primeira.
	
	E
	A primeira assertiva é falsa, mas a segunda é verdadeira.
Questão 4/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
"A aquisição, a utilização e a incorporação de conhecimento são fundamentais para que ocorra a aprendizagem organizacional" (Takahashi, 2015, p. 158). 
Existem, no entanto, fatores que afetam o estado de conhecimento de uma organização.  Takahashi (2015, p. 161) aponta três deste fatores, os quais são a história, o hábito e a experiência.
Considerando o texto acima, analise as sentenças e assinale-as com V verdadeiras ou com F falsas, quanto aos motivos para que estes três fatores afetem o estado de conhecimento de uma organização.
 
(   ) A história afeta estado de conhecimento de uma organização porque o conhecimento resulta da sedimentação das experiências de aprendizado ao longo do tempo.
(   ) O hábito afeta estado de conhecimento de uma organização porque quando o conhecimento é profundamente internalizado e institucionalizado, tende-se a utilizá-lo de forma de automática.
(    ) A experiência afeta estado de conhecimento de uma organização porque a falta de experiência faz com que os resultados não sejam alcançados.
Nota: 20.0
	
	A
	F; F; V.
	
	B
	V; F; F.
	
	C
	V; V; F.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra "c".
Os motivos referentes a história e o hábito afetem o estado de conhecimento de uma organização estão corretos.
O motivo do fator experiência está escrito de forma incorreta. Comenta Takahashi (2015, p. 161), que o fator experiência afete o estado de conhecimento porque é a base conhecimento tácito.
Resposta: Aula 5 - Tema 04
	
	D
	F; V; V.
	
	E
	V; F; V.
Questão 5/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Analise os itens a seguir e identifique aqueles que são corretos sobre aprendizagem organizacional.
I - Aprendizagem organizacional se refere a como acontece a aprendizagem em uma organização, isto é, as habilidades e processos de construção e utilização do conhecimento.
II - Aprendizagem organizacional está associada as ações de um empresa voltas a  saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber se engajar, assumir responsabilidades e ter visão estratégica.
III - São focos fundamentais a serem observados por organizações que cultivam a aprendizagem: processo, transformação, grupo, criação e reflexão, além da ação.
IV - A aprendizagem organizacional pressupõe um alinhamento entre a estratégia organizacional, o desempenho e as competências organizacionais e individuais.
V - As novas descobertas e a memória organizacional são componentes importantes da aprendizagem organizacional.
Nota: 20.0
	
	A
	II; III; IV.
	
	B
	I; III; V.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra "b".
Sobre aprendizagem organizacional é correto afirmar:
Refere-se a como acontece a aprendizagem em uma organização, isto é, as habilidades e processos de construção e utilização do conhecimento.
Os focos fundamentais a serem observados por organizações que cultivam a aprendizagem, são: processo, transformação, grupo, criação e reflexão, além da ação.
As novas descobertas e a memória organizacional são componentes importantes da aprendizagem organizacional.
Resposta: Aula 5 - Tema 01.
O item II se refere à competência. Veja o que diz Takahashi (2015, p. 23), "a noção de competências está associada a ações, como: saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber se engajar, assumir responsabilidades e ter visão estratégica" (Aula 1 - Tema 01).
O item IV se refere a gestão por competências. Veja em Takahashi (2015, p. 57), "a gestão por competências pressupõe um alinhamento entre a estratégia organizacional, o desempenho e as competências organizacionais e individuais" (Aula 3 - Tema 01).
	
	C
	IV; V.
	
	D
	I; II; III.
	
	E
	I; V.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.