Buscar

APOL 2 ADM ESTRATÉGICA E ANÁLISE ECONÔMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise Econômica
Em muitos setores, os produtos são diferenciados entre si. Os consumidores enxergam a marca de cada empresa como algo distinto, diferenciando-se das outras marcas. A marca x de creme dental é considerada melhor que as marcas y, z e t para um grupo de consumidor, devido às características como aroma, consistência e reputação. Esta imagem da marca x melhor que a marca y para este grupo de consumidores se deve a relativa eficácia do creme dental x na prevenção de cáries e, portanto, alguns consumidores estariam dispostos a pagar mais por este produto.
Fonte: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo, Editora Prentice Hall, 5ª ed., 2002, 711 p. (adaptado, pg. 422)
 
O texto acima caracteriza um tipo específico de estrutura de mercado. De acordo com as características das estruturas dos diferentes mercados, o tipo citado no texto se refere a:
Nota: 20.0
	
	A
	Monopólio – porque a marca x é a única marca consumida pelos consumidores.
	
	B
	Concorrência perfeita – porque há poucas empresas de pasta de dente como a x, y, z e t, além de todas ofertarem produtos diferenciados.
	
	C
	Oligopólio – porque há diferenciação de produtos e há apenas uma única empresa no mercado de pasta de dente.
	
	D
	Concorrência monopolística – porque há várias empresas que vendem produtos diferenciados
Você acertou!
Apenas a afirmativa d está correta porque é a definição de concorrência monopolística.
As demais alternativas são incorretas. Em “a”, não existe apenas uma empresa no texto base e, portanto, não se caracteriza um monopólio. Em “b” a definição de concorrência perfeita é justamente o contrário do escrito nesta alternativa, pois há muitas empresas e produtos homogêneos.
Em “c”, a caracterização de um oligopólio é justamente o contrário do que foi escrito nesta alternativa, não é apenas uma empresa, esta definição é de um monopólio. E, por fim, a letra “e” está toda equivocada uma vez que no monopsônio há poucos compradores e, no caso do texto base, as empresas x, y, z e t são todas ofertantes de pasta de dente.
	
	E
	Monopsônio – porque há vários compradores de pasta de dente e, portanto, as empresas y, z e t apenas compram da empresa x.
Questão 2/5 - Administração Estratégica
A matriz BCG foi criada pela empresa de consultoria denominada Boston Consulting Group, na década de 1970, e representa uma análise de portfólio de produtos da organização, classificando-os com base em se podem contribuir mais ou menos para o sucesso empresarial.
A principal contribuição e conceito da Matriz BCG advém da ideia que:
Nota: 20.0
	
	A
	A empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que têm capacidade maior para gerar rentabilidade.
Você acertou!
Resposta correta: A empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que têm capacidade maior para gerar rentabilidade.
Letra “a”.
Justificativa: Os autores Certo e Peter (1993) ensinam, em relação à Matriz BCG, que sua principal contribuição e conceito advém da ideia de que a empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que têm capacidade maior para gerar rentabilidade.
Rota 3 Tema 3 Pg. 8
	
	B
	A empresa deve ter um portfólio reduzido de produtos, de forma que se possa identificar os recursos que têm capacidade para gerar mais rentabilidade.
	
	C
	Os negócios devem ser cada vez mais simples e modestos, no sentido de gerar maior rentabilidade e produtividade para a empresa.
	
	D
	A ampliação dos negócios está inversamente proporcional a capacidade dos produtos gerar mais rentabilidade.
	
	E
	Os negócios devem ser cada vez mais complexos e tecnológicos, no sentido de gerar maior rentabilidade e produtividade para a empresa.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
A administração do ciclo de vida de um produto, e suas diversas implicações, é tarefa das mais importantes, não só diante da necessidade de manter sempre atualizadas as propriedades e características intrínsecas e extrínsecas dos produtos oferecidos no mercado, mas principalmente por precisar considerar que o sucesso do produto (ou dos produtos) é, no âmbito global da organização, a mola propulsora para a consecução de seus objetivos.
Assim, analise as afirmativas abaixo, identifique quais delas possuem relação com o ciclo de vida do produto, conforme tratado no texto acima.
I - As alterações pelas quais passam os sistemas econômicos, os anseios, desejos e necessidades dos consumidores levam a que seja necessária – durante a “vida útil” de um produto – a observância de inúmeras alterações em algumas de suas propriedades e/ou características.
II - Uma das fases do ciclo de vida do produto acontece por meio de um período de redução do crescimento de vendas, porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais. O lucro se estabiliza ou entrada em declínio em função do aumento de despesas de marketing para defender o produto contra a concorrência. Essa fase do ciclo chama-se maturidade.
III - Nas diversas fases do ciclo de vida do produto, poucas variações ocorrem em seu mercado, obrigando fabricantes a realizarem poucas operações e alterações. As vendas permanecem estáveis e os lucros sofrem algumas alterações, por conta essencialmente do comportamento volátil dos consumidores.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
Você acertou!
Resposta correta: As alterações pelas quais passam os sistemas econômicos, os anseios, desejos e necessidades dos consumidores levam a que seja necessária – durante a “vida útil” de um produto – a observância de inúmeras alterações em algumas de suas propriedades e/ou características.
Uma das fases do ciclo de vida do produto acontece por meio de um período de redução do crescimento de vendas, porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais. O lucro se estabiliza ou entrada em declínio em função do aumento de despesas de marketing para defender o produto contra a concorrência. Essa fase do ciclo chama-se maturidade.
Letra “c”.
Justificativa: As alterações pelas quais passam os sistemas econômicos, os anseios, desejos e necessidades dos consumidores, os aspectos sociais, psicológicos, ambientais, etc. levam a que seja necessária - durante a “vida útil” de um produto - a observância de inúmeras alterações em algumas de suas propriedades e/ou características, sejam essas de natureza intrínseca e/ou extrínseca, mas que, de alguma forma, provocarão alterações que tornaram esses sistemas econômicos mais adaptados ao ambiente no qual estão inseridos.
Maturidade: período de redução do crescimento de vendas porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais. O lucro se estabiliza ou entra em declínio em função do aumento de despesas de marketing para defender o produto contra a concorrência.
Rota 3 Tema 2 Pg. 4, 5. 7 e 8
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
A administração do ciclo de vida de um produto, e suas diversas implicações, é tarefa das mais importantes para monitorar a rentabilidade da organização e sua aprovação no mercado. As  quatro fases do ciclo de vida do produto encontram-se na figura abaixo:
Avalie as sentenças abaixo sobre cada fase:
I - Introdução: período de crescimento rápido das vendas, à medida que o produto é introduzido no mercado. O lucro é inexistente neste estágio porque as despesas de lançamento são grandes.
II - Crescimento: período de rápida aceitação de mercado e de melhoria substancial do lucro.
III - Maturidade: período de redução do crescimento de vendas porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais.
IV - Declínio: período em que as vendas voltam a crescer, mas o lucro desaparece.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II eIII, apenas.
Você acertou!
Resposta correta:
I - Crescimento: período de rápida aceitação de mercado e de melhoria substancial do lucro.
II - Maturidade: período de redução do crescimento de vendas porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais.
Letra “b”.
Justificativa:
Introdução: período de crescimento lento das vendas, à medida que o produto é introduzido no mercado. O lucro é inexistente neste estágio porque as despesas de lançamentos são grandes.
Crescimento: período de rápida aceitação de mercado e de melhoria substancial do lucro.
Maturidade: período de redução do crescimento de vendas porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais.
Declínio: período em que as vendas mostram forte queda e o lucro desaparece.
Rota 3 Tema 2 Pg. 7 e 8
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	I e IV, apenas.
Questão 5/5 - Análise Econômica
Dadas estruturas de concorrência, assinale a alternativa correta que caracteriza uma empresa oligopolista:
Nota: 20.0
	
	A
	Possuem baixos recursos disponíveis para pesquisa e desenvolvimento.
	
	B
	Embora possuam muitos vendedores, apenas poucos compradores participam do mercado.
	
	C
	São identificadas na nossa economia, por possuírem algum tipo de órgão independente regulador ou fiscalizador do mercado.
Você acertou!
Empresas oligopolistas são muito conhecidas no nosso mercado pela existência de um órgão regulador ou fiscalizador da atividade, como Anatel, Bacen, ANS, entre outros. Possuem muitos recursos para pesquisa e desenvolvimento, poucos vendedores e muitos compradores e não dominam o mercado, embora almejem isso ou até tentem com práticas ilícitas como o cartel.
	
	D
	Dominam o mercado em que atuam, controlando produção e preços.
	
	E
	Não possuem recursos para pesquisa e desenvolvimento.

Outros materiais