Buscar

APOL 4 ADM ESTRATÉGICA E ANÁLISE ECONÔMICA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise Econômica
Antes da humanidade inventar a moeda, a remuneração do trabalho humano era feita com mercadorias, como carneiro, porco, sal e peles. A palavra salário, aliás, surgiu a partir da porção de sal que era dada como pagamento aos soldados na Roma antiga. Ao descobrir que o sal, além de ajudar na cicatrização, servia para conservar e dar sabor à comida, os romanos passaram a considerá-lo um alimento divino, uma dádiva de Salus, a deusa da saúde.
Fonte:< http://super.abril.com.br/comportamento/salario> Acesso em 12 abr. 2016
 
A evolução da moeda tem acompanhado a sofisticação das necessidades comerciais da sociedade. Esse desenvolvimento da moeda ao longo do tempo, desde o sal, passando pelo ouro até a moeda escritural, conhecida nos dias atuais, resultou em quatro características físicas da moeda atual que são:
Nota: 20.0
	
	A
	dificuldade de falsificação, durabilidade, transportabilidade e desvalorização.
	
	B
	monetarização, desvalorização, dificuldade de falsificação e divisibilidade.
	
	C
	divisibilidade, durabilidade, inflacionalização e monetarização.
	
	D
	dificuldade de falsificação, divisibilidade, durabilidade e transportabilidade.
Você acertou!
A opção correta é a letra “d”. As características físicas da moeda são: dificuldade de falsificação, divisibilidade, durabilidade e transportabilidade. Desvalorização, inflacionalização e Monetarização não são funções da moeda e, portanto, são incorretas as opções “a”, “b”, “c” e “e”.
	
	E
	desvalorização, inflacionalização e monetarização e transportabilidade.
Questão 2/5 - Análise Econômica
Moeda é o conjunto de ativos de uma economia utilizados pelas pessoas para comprar bens e serviços das demais pessoas, como roupas ou pagar as refeições.
Fonte: MANKIW, N. G. Introdução à Economia: princípios de Micro e Macroeconomia. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1999, 805 pg.
Desta definição, a moeda possui três funções. Com base nessas funções julgue as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) Meio de troca - É o dinheiro dado para o vendedor quando o consumidor compra uma camisa.
II. ( ) Unidade de conta – É a mensuração do valor econômico para todos os bens e serviços representado pela moeda em vigor, seja este um hambúrguer ou uma camisa, a unidade de conta é o Real.
III. (   ) Reserva de valor – É aquilo que as pessoas podem usar para transferir poder aquisitivo do presente para o futuro, por exemplo, o dinheiro recebido pelo dono da padaria poderá ser utilizado amanhã para comprar outro bem.
IV. ( ) Meio de poupar – É capacidade de guardar riqueza em moeda sem interferência da inflação, mesmo em períodos de inflação elevada, como o hábito de guardar moedas em cofres.
 
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	V, F, V, F
	
	C
	V, V, V, F
Você acertou!
Só há três funções da moeda: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor. Estas funções são exatamente o que diz, respectivamente, em I, II e III. Apenas a afirmativa IV é falsa porque não há a função “meio de poupar”, além disso, guardar moeda em cofre em períodos de alta inflação deteriora rapidamente o valor da moeda guardada.
	
	D
	F, V, V, F
	
	E
	V, F, F, V
Questão 3/5 - Administração Estratégica
Os produtos da organização parada estão com as vendas estagnadas nos mesmo patamar há dois anos. No entanto, na elaboração de estratégias foi identificado que existe necessidade urgente de aumentar as vendas para garantir a saúde financeira da organização. Nesse sentido, a utilização da matriz produto/mercado de Ansoff demonstrou que a organização parada pode utilizar estratégias de desenvolvimento de mercado.
A partir do contexto apresentado, sobre as estratégias de desenvolvimento de mercado avalie as alternativas a seguir e assinale a resposta correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Desenvolvimento de mercado se aplica quando a organização ainda deseja crescer dentro do seu próprio mercado.
	
	B
	Descobrir novos produtos para inseri-los em novos mercados é a essência de desenvolver mercados.
	
	C
	Um produto já existente em um mercado existente e repleto de players (concorrentes) não serve para desenvolver um mercado novo.
	
	D
	Se o produto for levemente transformado com outras formas de uso, mesmo entregue a novos mercados, já não se configura desenvolvimento de mercado.
	
	E
	Desenvolvimento de mercado serve para a expansão dos negócios, pois o mercado atual está saturado, sendo que a saída é buscar novos mercados.
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “e”
Justificativa: O desenvolvimento de mercado serve para que novos mercados sejam encontrados pelas organizações sem a necessidade de se produzir novos produtos. Dessa maneira, a organização pode se beneficiar com o aumento nas suas vendas sem precisar realizar altos investimentos no desenvolvimento de inovações.
Rota 5 Tema 3 P. 10
Questão 4/5 - Administração Estratégica
A Empresa Modificar está buscando maneiras para aumentar sua base operacional criada com a venda de produtos logísticos. Seguindo a orientação da matriz de produto/serviço de Ansoff, ela procura realizar um crescimento orgânico sem sobressaltos para consolidar posição de mercado de modo consistente.
Assim sobre as estratégias de penetração e crescimento que podem ser elaboradas para uma organização, avalie as alternativas a seguir e assinale a resposta correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O uso de recursos de terceiros ou certa parcela de endividamento é muito aconselhável para organizações que procuram crescimento orgânico.
	
	B
	A empresa que procura aumentar sua base operacional com a venda de produtos deve se concentrar na sua eficiência líquida.
	
	C
	No crescimento orgânico a empresa deve buscar otimizar suas ações com uma reconfiguração de sua cadeia de valor.
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “c”
Justificativa: O crescimento orgânico promovido por ações de penetração de mercado com base em produtos existentes deve ser acompanhada de avaliação de amplo espectro nos processos operacionais de uma organização visando a reconfiguração de sua cadeia de valor e consolidando uma estrutura de custos operacionais mais enxuta.
Rota 5 Tema 2 P. 7
	
	D
	Uma estratégia agressiva de preços apenas gera resultados efêmeros para organização.
	
	E
	Em algumas situações o crescimento orgânico não é o mais indicado para uma organização, pois é necessário o crescimento alavancado.
Questão 5/5 - Análise Econômica
As flutuações de emprego e produto que ocorrem na economia são explicadas por duas teorias que podem ser consideradas como a base da macroeconomia. Uma voltada para as flutuações de longo prazo e determinantes da oferta agregada e outra para as flutuações de curto prazo que determinam a demanda agregada.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
Com base no texto acima, sabe-se que há duas linhas de pensamento sobre as flutuações macroeconômicas. A linha de pensamento que é baseada na Lei de Say, na qual a oferta cria sua própria demanda e, portanto, havendo equilíbrio de mercado é:
 
Nota: 20.0
	
	A
	demanda de fatores;
	
	B
	oferta de bens e serviços;
	
	C
	macroeconomia keynesiana;
	
	D
	economia clássica do pleno emprego;
Você acertou!
A opção correta é a letra “d”. A economia clássica é baseada na lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda. De acordo com a economia clássica do pleno emprego, a demanda agregada será igual a oferta agregada. E, esta última é determinada pelos insumos, pelo progresso tecnológico e pela capacidade instalada. No longo prazo, o nível de emprego é o de pleno emprego e os preços ajustam o mercado.
As demais alternativas são incorretas porque na opção “a” a demanda por fatores é apenas a demanda de insumo das empresas, na opção “b”, a oferta de bens e serviços é apenas a oferta do mercado de bens, na opção “e” microeconomiada demanda é um conceito que não existe na economia. Já a opção “c” é o outro modo de enxergar o equilíbrio de longo prazo, citado no texto base, mas é o contrário da economia clássica do pleno emprego pois analisa o equilíbrio a partir da demanda.
	
	E
	microeconomia da demanda;

Outros materiais