Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA POLITICAS PÚBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão A
Em relação a qualidade de ensino, a  Constituição Federal de 1988 dispõe no art. 214 que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à melhoria da qualidade do ensino. Você, como profissional da educação, acredita que a Constituição Cidadã conseguiu cumprir seu objetivo? De que forma isso vem ocorrendo? Com base neste artigo, faça um paralelo entre a lei e a realidade que vivenciamos hoje destacando os aspectos mais relevantes sobre este assunto, fundamentem bem a sua resposta.
A constituição de 1988 garante à todos igualdade de muitos direitos, dentre eles garante direito a uma educação de qualidade,penso que apenas a lei não garante esta qualidade de forma igualitária, vemos nossa educação pública sendo desmontada, nossos professores sendo desvalorizados e desprestigiados, vemos nossa educação pública perdendo sua qualidade por falta de investimentos dos nossos governantes nesta instituição.Não vejo por parte do governo, nenhum esforço para dar aos cidadãos uma educação de qualidade, as escolas que ainda resistem estão abandonadas pelo poder público, sem equipamentos tecnológicos de qualidade, prédios depredados, e em algumas até sem merenda escolar para oferecer aos seu alunos.Um governo que não incentiva seus professores a se qualificarem, nem favorece que isso aconteça, pois para conseguir um ganho considerável para compensar o baixos salários tem professores trabalhando até 60 horas mensais, decaindo assim a qualidade de vida nos nossos professores.
Questão B
Professor Genivaldo foi aprovado no último concurso público na cidade onde mora, nomeado como professor no início do ano letivo foi prestar seus serviços na Escola Municipal Bandeirante. Durante a semana pedagógica, o professor Genivaldo solicitou para que a equipe pedagógica explicasse a ele o que era esse tal de 20% de hora atividade que a resolução 03/97 do MEC tanto fala. Relate, qual a posição da equipe pedagógica diante dessa situação e destaque dois pontos relevantes do contexto para o professor.
A jornada de trabalho de um docente pode ter de 25, no mínimo, e no máximo 40 horas semanais, neste período estão incluídos 80% de horas/aula efetivamente e 20%de horas/atividade, que são horas destinadas, sempre de acordo com o regimento ou proposta pedagógica da escola, a preparar o trabalho didático a ser desenvolvido, as avaliações a serem realizadas, bem como pode ser desenvolvido um trabalho de aperfeiçoamento profissional. Desta forma o professor Genivaldo poderá, juntamente com sua equipe pedagógica realizar outras atividades como planejar suas aulas, estudar sobre um tema e fazer projetos para serem desenvolvidos em sala de aula, realizar monitorias a fim de auxiliar alunos com dificuldade de aprendizado, ou em pesquisas, ainda poderá auxiliar sua turma de forma interativa, se utilizando da internet como meio de aprendizado, fortalecendo assim desta forma a relação professor/aluno.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes