Buscar

analise moral e etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Francine Kazue Tome
Fisioterapia-UENP 2ºano 
O infanticídio indígena
Na reportagem feita pelo Fantástico no dia 07/12/2014 é discutido sobre a tradição, o costume, a cultura indígena que faz os pais tirarem a vida de crianças que nascem com deficiência física, “ infanticídio não é um ato cruel, é um ato de amor, porque não queremos ver um filho nosso sofrendo” disse Silvia índia formada em fisioterapia e tenente do exército. Os antropólogos defendem a não interferência na cultura, e a solução para reduzir o infanticídio indígena é o diálogo.
Analisando toda essa situação é encontrado o conflito entre o direito à vida e à liberdade cultural. Tirar a vida de outro ser humano é considerado um ato contrário a moral para diversos povos, considerando a sua cultura, costumes e tradições. A moral então são os costumes, herança cultural, ou seja, é externa ao indivíduo, cabe a ele refletir se deve ou não seguir os costumes (ética).
Para nossa cultura o infanticídio indígena é considerado um ato imoral (conduta contrária a moral na sociedade em que vivemos). Para algumas tribos o infanticídio é considerado moral, mas cabe ao indivíduo em julgar se para ele isso é certo ou errado, se deve ou não seguir as tradições, na presente reportagem tem o exemplo da mãe que fugiu de sua tribo para evitar a morte de sua filha que nasceu com a distrofia muscular, ela escolheu não seguir a tradição de sua tribo porque para ela esse ato era visto como uma conduta errada.
O artigo 231 diz que “são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”. E a abertura (caput) do 5º afirma: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.
Reportagem: 
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/12/tradicao-indigena-faz-pais-tirarem-vida-de-crianca-com-deficiencia-fisica.html

Outros materiais