Buscar

avaliando processo civil III

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201501834660)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	 
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501817529)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pedro ingressou com uma ação de cobrança em face da empresa Monsenhor. Diante da dissolução irregular da empresa, o autor requereu a desconsideração da personalidade jurídica com o objetivo de viabilizar a condenação dos sócios ao pagamento da respectiva dívida. O Juiz indeferiu o requerimento de desconsideração da personalidade jurídica e, após a fase instrutória, condenou a empresa ré a pagar o montante devido. Pedro interpôs recurso de apelação contra a sentença condenatória visando reformar tão a decisão que indeferiu a desconsideração da personalidade jurídica. Diante do caso, assinale a opção correta:
		
	
	Pedro agiu equivocadamente, pois somente cabe impugnação de decisões interlocutórias, em preliminar de recurso de apelação, quando o recorrente pretender, também, a reforma do mérito julgado na sentença.
	 
	Pedro agiu equivocadamente, pois, neste caso, operou-se a preclusão temporal considerando que não foi interposto agravo de instrumento no prazo legal, sendo incabível a impugnação da respectiva decisão interlocutória em sede de apelação.
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que cabe ao recorrente optar entre interpor agravo de instrumento contra decisões interlocutórias no prazo legal ou impugnar todas as decisões interlocutórias no recurso de apelação em razão da ausência de preclusão das questões incidentes na Lei nº 13.105/2015.
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que não há mais preclusão das decisões interlocutórias proferidas ao longo do processo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501817521)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marcio ajuizou ação indenizatória em face da Fazenda Pública estadual visando obter compensação pelos danos sofridos em decorrência de ter sido mantido preso em período excessivamente superior ao fixado na sentença penal. Considerando que o pedido foi julgado improcedente Marcio interpôs recurso de apelação contra a respectiva sentença, que foi enviado ao Tribunal de Justiça após as formalidades legais. Após a distribuição do recurso Márcio pretende desistir do recurso. De acordo com a teoria geral dos recursos assinale a alternativa correta:
		
	
	A desistência somente poderá ser homologada após a anuência da parte contrária e poderá ser indeferida caso o relator identifique má-fé do recorrente.
	
	A desistência do recurso principal não impede o julgamento de eventual recurso adesivo interposto pela parte recorrida.
	 
	A desistência do recurso não impedirá a análise pelo Tribunal de questões cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	A desistência será homologada, independente de anuência da parte recorrida, desde que seja requerida antes da intimação da parte contrária para apresentação das contra-razões.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501817518)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XLIV Concurso para Magistratura do TJ/RJ) Sobre o princípio do duplo grau de jurisdição, é correto afirmar que:
		
	 
	não é garantia constitucional expressa na Carta Magna, pelo que é perfeitamente possível a edição de lei ordinária que venha suprimir algum recurso previsto no sistema.
	
	não é garantia constitucional, mas a previsão expressa desse princípio, na Carta Magna, no sentido de propiciar a revisão da decisão judicial, impede a supressão, por lei ordinária, de qualquer recurso.
	
	é garantia constitucional expressa que assegura à parte o direito de ter a decisão judicial revista e que veda a edição de lei ordinária que venha a suprimir recursos previstos no sistema.
	
	é garantia constitucional expressa, constituindo cláusula pétrea, que garante aos jurisdicionados o direito de recorrer, através dos meios recursais previstos no sistema, que não podem ser suprimidos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501834902)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O recurso adesivo é comportável:
		
	
	No agravo regimental, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário;
	 
	No recurso especial, no recurso extraordinário e na apelação;
	
	No recurso especial, no recurso extraordinário somente.
	
	Nos embargos infringentes, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário
	
	No recurso extraordinário, no recurso especial, na apelação e no recurso ordinário;
	
	
	1a Questão (Ref.:201501809717)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(NCPC)Uma vez acolhida a perempção será proferida ___ da qual poderá a parte interpor recurso de __ . Interposto o recurso poderá o Tribunal, conforme doutrina majoritária, examinar questões que não constam das razões ou das contrarrazões do recurso, ou seja, que não foram arguidas pelas partes; a este fenômeno dá-se o nome de efeito ___:
		
	
	E) n.d.a
	
	C) sentença terminativa, apelação,expansivo.
	 
	D) sentença processual, apelação, translativo
	
	A) sentença de definitiva, apelação, translativo
	
	B) sentença de mérito, apelação, expansivo
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501817567)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paulo, insatisfeito com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, interpôs recurso extraordinário visando reformar acórdão que, segundo as razões de recorrente, violou frontalmente a lei federal e a Constituição Federal de 1988, justificando adequadamente a repercussão geral no caso concreto. O Ministro Relator, ao considerar que a violação ao texto constitucional era reflexa ou indireta, inadmitiu o respectivo recurso. Considerando as normas processuais sobre o tema é correto afirmar:
		
	 
	O Ministro agiu equivocadamente, pois nessas hipóteses o recurso extraordinário encaminhar para o Superior Tribunal de Justiça para que o respectivo recurso seja julgado como recurso especial.
	
	Caberá ao Supremo Tribunal Federal julgar recursos extraordinários nas hipóteses de violações diretas e indiretas ao texto constitucional.
	
	Agiu acertadamente o Ministro considerando que o recurso extraordinário somente é cabível nas hipóteses em que a violação ao texto constitucional seja direta.
	
	Neste caso o Ministro deveria ter admitido o respectivo recurso extraordinário e encaminhá-lo para ser julgado improvido pelo colegiado devido à fundamentação inadequada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501834655)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	O prazo para interpor todos os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.
	 
	O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.No prazo para interposição de recurso, a petição será protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado o disposto em regra especial.
	 
	O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.
	 
	Para aferição da tempestividade do recurso remetido pelo correio, será considerada como data de interposição a data de postagem.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501817752)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Rodolfo ingressou com ação rescisória de sentença prolatada em ação de cobrança, fundada na obtenção, após a sentença, de documento novo capaz de lhe assegurar pronunciamento favorável. Entretanto, o pedido foi julgado improcedente pelo Tribunal de Justiça, por acórdão não unânime. A maioria dos julgadores entendeu que a parte sabia da existência do documento apresentado como novo e não conseguiu demonstrar o motivo de sua não utilização na ação original. Assinale a opção que contém o(s) recurso(s) contra o referido provimento jurisdicional.
		
	
	Recurso ordinário constitucional.
	 
	Recursos especial e extraordinário.
	
	Embargos infringentes.
	
	O provimento judicial em questão é irrecorrível.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501834907)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na teoria dos recursos:
		
	
	o prazo para interposição só pode ser interrompido na hipótese de falecimento de um dos advogados constituídos pela parte perdedora.
	
	são recorríveis todos os despachos, decisões interlocutórias e sentença.
	
	segundo o princípio da taxatividade, somente serão recursos aqueles expressamente determinados e regidos pelo Código de Processo Civil;
	
	o interesse constitui um dos pressupostos objetivos de admissibilidade.
	 
	pelo princípio da unirrecorribilidade para cada decisão deve haver um único recurso adequado.

Outros materiais

Perguntas Recentes