Buscar

Diencéfalo: Tálamo, Hipotálamo e Epitálamo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VIRGÍNIA DE CARLI
ATM 2018/2
DIENCÉFALO
O diencéfalo e o telencéfalo formam o cérebro, que corresponde ao prosencéfalo. O telencéfalo cobre quase totalmente o diencéfalo, que permanece em situação impar e mediana. Ele pode ser visto apenas na face inferior do cérebro. Ele compreende o TÁLAMO, o HIPOTÁLAMO e o EPITÁLAMO. O diencéfalo se desenvolveu menos no ser humano para que o telencéfalo se desenvolvesse. 
CAVIDADE DO DIENCÉFALO = II VENTRÍCULO: é uma estreita fenda ímpar e mediana. Em um corte sagital do cérebro, as paredes laterais do III ventrículo são amplamente expostas. Observa-se a existência de uma depressão → sulco hipotalâmico (se estende do aqueduto cerebral até o forame interventricular). As porções situadas acima deste sulco pertencem ao tálamo, e as situadas abaixo ao hipotálamo. 
A Aderência Intertalâmica é uma trave de subst. cinzenta que une os dois tálamos, atravessando em ponte a cavidade ventricular. 
No assoalho do III ventrículo dispõem-se de diante p/ trás as seguintes estruturas: QUIASMA ÓPTICO,INFUNDÍBULO DA HIPÓFISE, TÚBER CINÉRIO e CORPOS MAMILARES. Essa ordem tb responde a questão: Estruturas do assoalho do diencéfalo de anterior p/ posterior.
A parede posterior do ventrículo é formada pelo epitálamo, que está acima do sulco hipotalâmico. De cada lado do epitálamo saem as estrias medulares do tálamo, onde se insere a tela corioide que forma o tecto do III ventrículo. Essas estrias, que são feixes de fibras nervosas, percorrem a parte mais alta das paredes laterais do ventrículo. A partir da tela corioide, as estrias invaginam-se na luz ventricular do plexo corioide do III ventrículo. As estrias medulares marcam o limite entre a face superior e a face medial do tálamo. Essa ultima forma a maior parte das paredes laterais do III ventrículo. 
A parede anterior do III ventrículo é formada pela lâmina terminal, fina lâmina de tecido nervoso que une os 2 hemisférios e se dispõe entre o quiasma óptico e a comissura anterior. A comissura anterior, a lâmina terminal e as partes adjacentes das paredes laterais do III ventrículo pertencem ao telencéfalo. 
A luz do III ventrículo se evagina → forma 4 recessos: recesso do infundíbulo(na região do infundíbulo); recesso óptico(acima do quiasma óptico); recesso pineal(na haste da glândula pineal); recesso suprapineal(acima do corpo pineal).
TÁLAMO: 2 massas volumosas de subst. cinzenta, dispostas uma de cada lado, na porção látero-dorsal do diencéfalo. Tem formato ovoide. 
Extremidade anterior de cada tálamo: apresenta uma eminência → tubérculo anterior do tálamo (participa na delimitação do forame interventricular).
Extremidade posterior do tálamo: maior que a anterior. Apresenta uma grande eminência → pulvinar (se projeta sobre os corpos geniculados lateral e medial). O CORPO GENICULADO MEDIAL faz parte da VIA AUDITIVA; o LATERAL da VIA ÓPTICA; e ambos são considerados por alguns autores como uma divisão do diencéfalo chamada METATÁLAMO. 
A porção lateral da face superior do tálamo faz parte do assoalho do ventrículo lateral e é revestido por epitélio ependimário. 
A porção medial junto com tecto do III ventrículo constitui o assoalho da fissura transversa do cérebro, cujo tecto é composto pelo fórnix e pelo corpo caloso (formações telencefalicas). A fissura transversa é ocupada por um fundo de saco da pia-máter, cujo folheto inferior recobre a parte medial da face superior do tálamo e depois entra na constituição da tela corioide que forma o tecto do III ventrículo. 
A face lateral do tálamo é separada do telencéfalo pela capsula interna, compacto feixe de fibras que liga o córtex cerebral a centros nervosos subcorticais. A face inferior do tálamo continua com o hipotálamo e subtálamo. 
Todos os impulsos sensitivos, antes de chegarem ao córtex fazem relé (sinapse) no tálamo, com exceção dos olfatórios. 
O tálamo é um integrador das vias sensitivas. Ele faz a triagem. A única que não passa por ali é a olfação. 
HIPOTÁLAMO: Área pequena, situada abaixo do tálamo. Possui importantes funções, como: controle da atividade visceral; controle do SNA; regula a temperatura; controla as emoções; regula sono e vigília; regula a fome e a sede; regula a diurese; regula metabolismo H.C e gorduras; regula a adeno-hipófise; regula o sistema porta-epifisário; produz os hormônios da neuro-hipófise. Faz o controle sobre as glândulas, sobre função endócrina.
O hipotálamo compreende estruturas situadas nas paredes laterais do III ventrículo, abaixo do sulco hipotalâmico, além das seguintes formações do assoalho do III ventrículo, visíveis na base do cérebro = Corpos mamilares: 2 eminências arredondadas de subst. cinzenta evidentes na parede anterior da fossa interpeduncular. Túber cinério: área ligeiramente cinzenta, mediana, situada atrás do quiasma e dos tractos ópticos, entre esses e os corpos mamilares. A hipófise se prende, no túber, por meio do infundíbulo. Quiasma óptico: está na parte anterior do assoalho ventricular; recebe fibras mielínicas dos nervos ópticos(NCII), que ai cruzam em parte e continuam nos tractos ópticos que se dirigem aos corpos geniculados depois de contornarem os pedúnculos cerebrais. Infundíbulo: formação nervosa em forma de funil que se prende ao túber cinério, contendo um pequeno prolongamento na cavidade ventricular → Recesso do Infundíbulo. A extremidade superior do infundíbulo dilata-se p/ constituir a eminência mediana do túber cinério. A extremidade inferior continua com o processo infundibular, ou lobo nervoso da neuro-hipófise. Geralmente, qdo o cérebro é retirado do crânio, o infundíbulo se rompe, permanecendo com a hipófise na cela turca, na base do crânio. Assim, na maioria das peças, observa-se no tuber cinerio apena sum orifício. 
EPITÁLAMO: Limita posteriormente o III ventrículo, acima do sulco hipotalâmico, já na transição do mesencéfalo. GLÂNDULA PINEAL ou EPÍFISE: secreta melatonina e tem ação inibidora sobre as gônadas. A luz inibe a pineal. A base do corpo pineal prende-se anteriormente a dois feixes transversais de fibras que cruzam o plano mediano, a comissura posterior e a comissura das habênulas. A comissura posterior é considerada o limite entre mesencéfalo e diencéfalo.A comissura das habenulas se interpõe entre 2 pequenas eminências triangulares, os trígonos da habênula, situados entre a glândula pineal e o tálamo; continua anteriormente, de cada lado, com as estrias medulares do tálamo. A tela corioide do III ventrículo, insere-se lateralmente nas estrias medulares do tálamo, fechando assim, o III ventrículo. 
SUBTÁLAMO: zona de transição entre o diencéfalo e o tegmento. É de difícil visualização, pois não se relaciona com as paredes do III ventrículo. Se localiza abaixo do tálamo, sendo limitado lateralmente pela capsula interna e medialmente pelo hipotálamo. Está abaixo do epitálamo. O elemento mais evidente do subtalâmo é o núcleo subtalamico
Função motora extra-piramidal. Lesão relacionada a movimentos bruscos → hemibalismo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes