Buscar

MEDULA ESPINHAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

VIRGÍNIA DE CARLI
ATM 2018/2
MEDULA ESPINHAL
É uma massa cilindroide, mede 45 cm no homem, e um pouco menos na mulher. Inicia ao nível do forame magno. Termina, nos caucasianos entre L1-L2, e nos negros entre L2-L3.É importante saber o final da medula, para que se possa introduzir uma agulha sem o risco de lesão medular. A medula termina afilando-se, para formar um cone – CONE MEDULAR - que continua com um delgado filamento meníngeo ate o FILAMENTO TERMINAL. O cone medular forma um ângulo agudo. Há a emissão de 31 pares de nervos raquidianos, e TODOS são MISTOS. 
FORMA E ESTRUTURA GERAL: é achatada no sentido antero-posterior. A medula é mais larga do que profunda. Não possui calibre uniforme → dilatações → INTUMESCÊNCIAS. Existe a Intumescência Cervical e a Intumescência Lombar. Essas intumescências correspondem às áreas em que a medula faz conexão com as grossas raízes nervosas do plexos braquial (MS) e lombossacral (MI).
A superfície da medula apresenta sulcos longitudinais que a percorrem em toda sua extensão:
 Sulco Mediano Posterior : fica no meio e posteriormente; é menos profundo.
Fissura Mediana Anterior: fica no meio e anteriormente; é mais profunda. 
Sulco Lateral Anterior: fica na lateral, mas mais anteriormente. Fazem conexão as raízes ventrais dos nervos espinhais. 
Sulco Lateral Posterior: fica na lateral, mas mais posteriormente. Fazem conexão as raízes dorsais dos nervos espinhais.
Sulco Intermédio Posterior: existente na medula cervical; situado entre o sulco mediano posterior e o sulco lateral posterior. Ele continua em um septo intermédio posterior no interior do funículo posterior. 
Na medula: substância cinzenta (acúmulo de corpos neuronais – melanina) → dentro; substância branca(acúmulo de mielina – gordura) → fora. A substância cinzenta possui a forma de um H → H Medular. Nela, distinguimos de cada lado 3 colunas que aparecem como cornos, e que são chamados: Corno ou Coluna Posterior → sensitivo; Corno ou Coluna Anterior → Motor; Corno ou Coluna Lateral → SNAutônomo. Esse último só aparece na medula torácica. O SNA da região torácica é tão forte que chega a ter um corno próprio. 
No centro da subst. cinzenta há o Canal Ependimário, que é um resquício do tubo neural do embrião. Nele circula o líquido cefalorraquidiano. 
A subst. branca é formada por fibras, a maioria delas, mielínicas, que sobem e descem na medula e que podem ser agrupadas de cada lado em três funículos ou cordões:
Funículo Anterior: situado entre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior. 
Funículo Lateral: situado entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior. 
Funículo Posterior: situado entre o sulco lateral posterior e o sulco medinho posterior. Esse último é ligado à subst. cinzenta pelo septo mediano posterior. Na parte cervical da medula, o funículo posterior é dividido pelo sulco intermédio posterior em Fascículo Grácil e Fascículo Cuneiforme. 
CONEXÕES COM OS NERVOS ESPINHAIS: Nos sulcos lateral anterior e lateral posterior fazem conexão os pequenos filamentos nervosos (filamentos radiculares) que se unem para formar, as raízes ventral e dorsal dos nervos espinhais, respectivamente. As duas raízes se unem para formar os nervos espinhais, que são mistos. Em seguida, esses nervos se dividem, para que uma parte vá para a região ventral e outra para região dorsal. Porém as duas partes são mistas. 
TOPOGRAFIA VERTEBROMEDULAR: No adulto, a medula não ocupa todo o canal vertebral. Ela termina em L1-L2 (caucasianos) e em L2-L3(negros). Abaixo desse nível, o canal vertebral contem apenas as meninges e as raízes nervosas dos últimos nervos espinhais, que dispostas em torno do cone medular e filamento terminal, constituem em conjunto a CAUDA EQUINA. A ≠ de tamanho entre a medula e a coluna vertebral e a disposição das raízes dos nervos espinhais mais caudais resultam de ritmo de crescimento ≠ em sentido longitudinal. Até 4° vida intra-uterina → crescimento igual(medula ocupa todo o comprimento do canal vertebral). A partir dai, coluna começa a crescer mais rápido, principalmente em sua porção caudal. Como as raízes nervosas mantém as relações com os respectivos forames intervertebrais, ocorre o ALONGAMENTO das raízes e ↓ do ângulo que elas fazem com a medula. Esses fenômenos são mais acentuados na porção caudal da medula, levando à formação da cauda equina. 
Outra consequência da ≠ de ritmo de crescimento entre medula e coluna é o afastamento dos segmentos medulares das vertebras correspondentes. Por exemplo, no adulto, as vertebras T11 e T12 não estão relacionadas com os segmentos medulares de mesmo nome, mas sim com os segmentos lombares. 
ENVOLTÓRIOS DA MEDULA: A dura- máter envolve toda a medula, como se fosse um dedo de luva, o Saco Dural. Cranialmente, a dura-máter espinhal continua com a dura-máter craniana, caudalemente termina em Fundo de Saco (nível de S2). Prolongamentos laterais da dura-máter embainham as raízes dos nervos espinhais, continuando com o tecido conjuntivo(epineuro)que envolve esses nervos. A aracnoide está justaposta à dura-máter. A pia-máter está aderida ao tecido nervoso da superfície da medula, e penetra na fissura mediana anterior. Quando a medula termina no cone medular, a pia-máter continua caudalmente, formando um filamento esbranquiçado chamado de Filamento Terminal.Esse filamento perfura o fundo-de-saco dural e continua, caudalmente, ate o hiato sacral. 
A pia máter (ARACNOIDE) forma de cada lado da medula uma prega longitudinal denominada LIGAMENTO DENTICULADO, que se dispõe em um plano fronta ao longo de toda a medula. Ele prende a medula ao canal vertebral. Na medula o liquor também está presente no espaço subaracnóideo.
MEDULA SEGMENTAR: Parte anterior → nervos somáticos; Parte Posterior → Nervos Sensitivos. Parte Intermediária → Vegetativa. 
ARCO REFLEXO: Ocorre com estímulos muito fortes de manutenção da vida. Possui dois neurônios, um Aferente(sensitivo) e um Eferente(motor). Porém, pode haver no arco reflexo, um neurônio a mais → o Neurônio de Conexão ou Internuncial, que será discutido posteriormente. 
TIPOS DE SENSIBILIDADE: O embrião é tridérmico:
 ┌ Epicrítica – discriminatória → predomina nas polpas digitais 
 │ (oque é?)
ECTODERMA - EXTEROCEPTIVA - estímulos da pele, região externa do corpo. 
 │ ┌ Frio
 │ ┌ Temperatura 
 │ ├ Dor └ Calor 
 │ ┌Termoalgesica 
 └ Protopática. 
 └ Contato – não tem certeza do que foi – não 
 discriminatório. 
São ativados por agentes como calor, frio, tato, pressão, luz e som 
 ┌ Consciente – vai p/ encéfalo.
MESODERMA – PROPRIOCEPTIVA - tônus da musculatura,tendões,ligamento e capsulas 
 └ Inconsciente - vai p/ cerebelo. articulares. 
ENDODERMA - INTEROCEPTIVA – vísceras, musculatura lisa e vasos → dá origem a sensações pouco localizadas, como fome, sede, prazer sexual e dor visceral. 
ZONAS DAS SENSIBILIDADES – as sensibilidades exteroceptivas, proprioceptivas, e interoceptivas tem aferência/ comunicação com uma zona especifica da medula. 
	Tipo de sensibilidade 
	Zona da Medula p/ “Aferencia”
	EXTEROCEPETIVA 
	CABEÇA DO CORNO POSTERIOR DA MEDULA 
	PROPRIOCEPTIVA
	COLO DO CORNO POSTERIOR DA MEUDLA
	INTEROCEPTIVABASE DO CORNO POSTERIOR DA MEDULA 
Assim, a eferência muda de zona. Se for visceromotra ou somatomotora.
 
	Tipo de Eferência 
	Zona da Medula p/ Eferência 
	VISCEROMOTORA 
	BASE DO CORNO ANETRIOR DA MEDULA
	SOMATOMOTORA
	CABEÇA DO CORNO ATERIOR DA MEDULA
O primeiro neurônio de uma via é chamado de Protoneurônio.
O segundo neurônio de uma via é chamado de Deutoneurônio.
Tudo que é relacionado ao cérebro → lado oposto 
Tudo que é relacionado ao cerebelo → mesmo lado → Ipselateral. 
MEDULA COMO LUGAR E TRÂNSITO: 
Vias meduloencefalicas - feixes ascendentes → via espinocortical: são mais longitudinais do que transversa
Vias encefalomedulares - feixes descendentes → via corticoespinhal: são mais longitudinais do que transversas. 
FEIXES ASCENDENTES: existem as vias exteroceptivas, as proprioceptivas, e as interoceptivas. 
	TIPO DE SENSIBILIDADE
	VIA DE CONDUÇÃO ASCENDENTE
	Exteroceptiva Epicrítica 
	Lemnisco-Medial.
	Exteroceptiva Protopática Termoalgesica 
	Feixe Espinotalâmico Lateral
	Exteroceptiva Protopática de Contato
	Feixe Espinotalâmico Anterior
	Proprioceptiva Consciente 
	Lemnisco-Medial (= epicrítica)
	Proprioceptiva Inconsciente
	Espino-cerebelar Anterior (cruzado)
Espino-cerebelar Posterior (direto)
	Interoceptivas
	Não são topograficamente Individualizadas
FEIXES DESCENDENTES: Existem as vias piramidais e as extra-piramidais (relacionada com o bulbo). 
Todas as vias serão estudadas mais profundamente na aula de vias de condução.

Outros materiais