Buscar

SEMANA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito Processual Civil
Caso Concreto Semana 2 
Questão Subjetiva
1.a) O primeiro parecer é o mais adequado ao caso exposto, visto que a improcedência liminarmente julgada pelo magistrado não se teve como arrimo nenhuma das hipóteses do art 332 do CPC, cujas mesmas são taxativas, e ainda, a lide do caso em tela carece de fase instrutória. Portanto, existe a possibilidade de entrar com o recurso de apelação junto ao tribunal de justiça. O magistrado poderá retratar-se, e mesmo que isso não faça`, deverá citar o réu para apresentação de defesa.
b) A principal diferença está no teor das decisões terminativas, tendo em vista que na decisão de improcedência liminar do pedido, quando ocorrer alguma das hipóteses no art. 332 do CPC, será com efeito de resolução do mérito, não podendo o autor entrar com a mesma causa de pedir em nova ação.
Já no Indeferimento da P.I ocorre quando há algum vício na peça iniciall constatado pelo magistrado, nos termos do art. 330 CPC, aqui, via de regra, o juiz poderá conceder ao autor a oportunidade de emendar a inicial, salvo se a peça for flagrantemente inepta. A decisão terminativa será sem resolução de mérito, com isso, poderá o autor entrar novamente com a mesma causa de pedir e pedidos, atentando agora para os requisitos da exordial apta.
Questões Objetivas
1. D.
2. D.

Outros materiais