Buscar

SAÚDE DA FAMILIA AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Único de Saúde
Aula 1
Reforma Sanitária
Modelos Assistenciais de Saúde
Datas Importantes:
1953: Criação do Ministério da Saúde
1500: Período de Colonização: Surgimento de doenças que aqui não prevaleciam; Aumento da mortalidade Indígena (interiorização indígena e perda da mão de obra de trabalho indígena).
1800: Vinda da família real para o Brasil: anseio da vinda da família Real para o Brasil. Existência de várias epidemias no Brasil. Devido ao receio de serem acometidos por doenças inicia o controle sanitário.
-Dr Manoel Vieira da silva: solicitam a esse cidadão que tomem medidas de controle sanitário
-Controle de Navios e Saúde dos Portos: Dr Manoel iniciou seu controle sanitário pela via mais provável de disseminação da época.
-Quadro Sanitário Caótico;
-Propagação das Doenças Conceitos (Propostos por Dr Manoel como forma de aprimorameto, aprofundamento dos conceitos e ações de sanitarismo da época)
Endemia: conhece-se 3 fatores principais: A doença, o local + período onde essa doença é acometida, e o nº de casos. Na endemia Eu tenho controle sobre a doença; Ex: Dengue (sei qual é a doença); local e período e número de acometidos.
Epidemia: Eu não tenho mais um controle sobre a doença (relacionado à um único país);
Pandemia: Quando relacionado a outros países (outros continentes) e não temos controle sobre a doença. A AIDS é considerada uma pandemia mundial. Seria ERRADO dizer que a AIDS é uma epidemia mundial. O Câncer não entra nesse conceito porque a doença necessariamente deve ser infecciosa e transmissível. Seria errado eu falar que o câncer é uma pandemia mundial.
-Esse período não é muito satisfatório no particular de haver grandes avanços.
Período Campanhista: 1900
Sanitarismo Campanhista: onde as campanhas foram lançadas.
Rodrigues Alves: problemas econômicos relacionados às doenças existentes naquela época. Os produtos brasileiros estavam sofrendo sanções internacionais. Solicita a Oswaldo Cruz que encontre alguma solução.
Oswaldo Cruz: solicitou ajuda do exército para promoção do sanitarismo campanhista. Promoveu limpeza. Envia pessoas para locais mais distantes. Adentrou muitas residências e isso causou rejeição populacional. Motins e revolta. O segundo movimento foi a obrigatoriedade da vacina. A população não aceita ocasionando a revolta da vacina.
Revolta da Vacina (vacina contra a varíola)

Outros materiais