Buscar

ESTUDO DIRIGIDO P1 META

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO P1 
METAPSICOLOGIA PSICANALÍTICA
Prof. Jefferson Krug
1) Qual a importância de Charcot na história da Psicanálise? Charcot teve grande importância na psicanálise por ter provado que a histeria poderia ser influenciada pelas emoções. Ele Sabia separar as pacientes com problemas de histeria “psicológica” de “orgânica”. Ele não acreditava em tratamento.
2) Porque Freud abandonou a hipnose e o método catártico, criando a associação livre? Por que ele se considerava um mau hipnotizador e ele acreditava que o método catártico não mantinha a cura. Outro motivo pelo qual fez om que Freud abandonasse a hipnose e o método catártico foi sua paciente Emmy Von N. que pediu que não o hipnotiza-se a deixando falar livremente sobre o que lhe vinha em sua cabeça. Assim surgiu a associação livre.
3) O que é associação livre? É deixar que suas pacientes pudessem falar livremente sem sugestão e sem hipnose, sobre o que lhe viesse em mente sem medo de julgamentos ou moral por parte do terapeuta.
4) O que é metapsicologia? Foi um termo criado para conceber a leitura sobre o psiquismo. Metapsicologia algo além da psicologia. Aonde é questionado o aparelho psíquico, a Psicanálise.
5) O que significa sexualidade para a Psicanálise? O que é sexualidade infantil? Sexualidade é uma energia psíquica destinada para a obtenção do prazer. Sexualidade infantil seriam as zonas erógenas de cada fase na infância em que é destinada para a criança obter prazer. Como por exemplo, na fase oral seria a boca. 
6) Explique o que é a Teoria do Trauma e porque Freud a abandonou. A teoria do trauma seria de que todas as suas pacientes histéricas teriam sido abusadas realmente na infância, e que então de fato todos os pais daquela cidade seriam abusadores. Foi quando então Freud descobriu que não se passava de uma fantasia de suas pacientes, que sim, seria um trauma na infância, mas não relacionado com abusos sexuais. A partir dai Freud abandona a teoria. 
7) Diz-se em Psicanálise que o ser humano é um ser conflitivo. O que significa conflito psíquico para a Psicanálise? Quando, no sujeito, opõem-se exigências internas contraditórias. O conflito pode ser manifesto ou latente. Como por exemplo: Amor ou odiar uma mesma pessoa.
8) Qual a concepção de sintoma para a Psicanálise? Representação simbólica do conflito inconsciente.
9) O que significa dizer que os sonhos são a realização de um desejo inconsciente? Explique seus mecanismos (deslocamento, condensação, transformação no contrário). Durante a noite, a sequência de pensamentos consegue encontrar vinculação com uma das tendências inconscientes desde a infância na mente do que sonha, mas originalmente recalcada e excluída da consciência. Os pensamento e resíduos do dia tornam então ativos novamente e surgem na consciência sob forma de sonho. Deslocamento: quando a representação se desliga de uma ideia original e se liga a uma nova representação. Condensação: é quando uma representação única representa por si só várias cadeias associativas.
10) Caracterize e diferencie o princípio do prazer e o princípio da realidade. Princípio do prazer tem por objetivo evitar o desprazer e proporcionar o prazer. Ele age sob o inconsciente. Princípio da realidade está ligado ao Pré-consciente/consciente, está a serviço do ego, ele já adia o prazer pelas condições impostas pelo mundo externo. “MORAL”.
11) Porque dizemos que um sintoma é uma formação de compromisso? Por que todo trauma recalcado para retornar precisa passar pela barreira de censura e para isso precisa ter uma formação de compromisso de que ele só voltara em forma de sintoma. 
12) O que é um ato falho para a Psicanálise? O ato falho seria um sintoma de um trauma ou um conflito psíquico que ao invés de se expressar fisicamente ele se expressa verbalmente. 
13) Explique e caracterize os dois sistemas que compõem a Primeira Tópica Freudiana. Sistema Inconsciente: Amoral, atemporal e expresso pelo princípio do prazer e o sistema do Pré-consciente/consciente: é moral, tem lógica do pensamento, rege o princípio da realidade e tem função perceptiva, motora e cognitiva.
14) O que significa dizer que o Inconsciente é atemporal? Significa que nossos traumas e conflitos psíquicos não possuem tempo. Que eles podem ter ocorrido á 10 anos ou á 10 dias que eles vão ter a mesma importância, ambas vão afetar seu comportamento e vão ter uma influência sobre o sujeito.
15) O que é auto-erotismo para a Psicanálise? Auto-erotismo é quando o sujeito busca obtenção de prazer nele mesmo, o objeto existe mas não é reconhecido como outro.
16) O que é disposição perverso polimorfa? É quando o sujeito sente prazer em diferentes áreas do corpo ou com diferentes atividades sem se preocupar com o objeto (outro).
17) O que são e quais são as principais zonas erógenas para a Psicanálise? São locais que se obtém prazer no corpo, são: Fase oral (0 a 1 ano): boca, língua e arredores, fase anal (1 a 3 anos): esfíncteres, fase fálica (3 a 5 anos): genitais, período de latência (6 a 12 anos): não definida, fase genital (puberdade em diante): genitais. 
18) Porque dissemos, do ponto de vista tópico, econômico e dinâmico, que o Recalcamento é o pilar fundamental da Psicanálise? Por que devemos considerar do ponto de vista tópico: ele tem uma importância no seu ponto de vista tópico porque é ele nas suas primeiras vivências do recalcamento chamadas recalcamento originário que é os que fundão o aparelho psíquico criando os topos, os lugares. Uma teoria topográfica, econômico: do ponto de vista econômico o recalcamento é uma defesa que tenta afastar tudo que tem uma intensidade pulsional que eu não consigo tolerar, trauma. O ponto de vista econômico tenta separar a representação de afeto porque ficando juntos produzem muita tensão, então para diminuir ele separa memória de afeto e dinâmico: é o fluxo das representações, das transformações dessa pulsão entre os sistemas, esse aspecto dinâmico é o retorno do recalcado, sintomas, chistes, sonhos. 
19) Como age o recalcamento? O recalcamento é um mecanismo defensivo que separa representação de afeto quando essa vivência produz um conflito. Esta representação é encaminhada ao inconsciente e o afeto tem determinados destinos que podem se destinar ao deslocamento, pode se destinar ao corpo ou ficar solta em forma de angústia. 
20) Comente a diferença existente entre Recalcamento e Repressão. Recalcamento é quando leva o conteúdo da representação para o inconsciente e a repressão leva o afeto para o pré-consciente que volta em forma de sintoma.
21) Cite, descreva e diferencie os três tempos do Recalcamento estudados na disciplina. Recalcamento originário ou primário: consiste em negar que o representante psíquico da pulsão entre na consciência. Recalcamento propriamente dito ou secundário: quando os derivados estiverem suficientemente afastados do seu representante recalcado, poderão ter acesso ao consciente. O sistema consciente é que determinará a atuação do recalcamento secundário. Retorno do recalcado: é um derivado da representação pulsional e seus efeitos serão os sintomas, atos falhos, chistes e sonhos. Realizados por deslocamentos, condensação, conversão e outras formas.
22) Por que o conceito de narcisismo pode ser considerado muito importante na obra freudiana? Por que é ele que vai fazer com que o sujeito mude o modo de relacionamento com os objetos. Como na primeira fase do narcisismo o sujeito só investe em si próprio e na segunda fase ele já passa a investir no objeto.
23) Cite, descreva e diferencie os três modos de investimento libidinais (auto-erotismo, narcisismo e relação de objeto) descritos por Freud em “Sobre o narcisismo, uma introdução”. Auto-erotismo: no qual há satisfação sem que recorra a um objeto externo. O objeto existe, mas não é reconhecido como não sendo seu. Ainda não existe o Eu. Narcisismo: Direcionamento libidinal egóico, o Eu já é visto diferente do não-Eu. Relação de Objeto: a criança passa a investir libido no objeto, o eu ideal passa a ser o ideal de eu.
24) Caracterizeo que é Ego Ideal e Ideal de Ego e como cada um deles se desenvolve. Ego ideal: quando criança. Ela se acha perfeita e não precisa de mais nada, está ótima assim como está. Díade M-BB. Ideal de ego: já existe uma identificação com uma projeção para o futuro, “eu vou ser”.
25) Diferencie narcisismo primário de narcisismo secundário. Narcisismo primário: o bebê faz investimento libidinal apenas nele próprio, e quando investe em outra pessoa é pensando em se auto satisfazer. Narcisismo secundário: o sujeito começa a investir libido em objetos e já consegue abrir mão da sua satisfação pela satisfação do outro.
26) Qual o papel do Complexo de Édipo na passagem do narcisismo primário ao narcisismo secundário? O Édipo serve para que ocorra a castração da díade M-BB, para que a criança comece a ver que não é perfeito então comece a investir libido em um terceiro e inicie uma identificação com um objeto.

Outros materiais