Buscar

RELATORIO DE FISICA Experimento 31 Corrente Eletrica NOTA100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
Corrente Elétrica
SEU NOME AQUI
Centro Universitário Uninter
PAP SEU POLO – ENDERECO
E-mail: SEU EMAIL@
Resumo. O comportamento da corrente elétrica nos resistores simples, ligados em série ou em paralelo é distinta em cada aplicação. É necessário, analisar como a corrente se comporta nessas aplicações partindo desse conceito básico, assim, podermos analisar qualquer tipo de circuitos empregados nos equipamentos eletroeletrônicos. 
Palavras chave: (Resistor simples, resistores em série e resistores em paralelo)
�
�
Introdução
A corrente elétrica se comporta de forma distinta nas aplicações de resistores simples, ligados em serie e ligados em paralelo.
Nos experimentos descritos a seguir, podemos analisar com mais clareza qual comportamento da corrente elétrica em resistores simples, resistores ligados em série e ligados em paralelo.
Procedimento Experimental
Neste primeiro experimento, utilizamos um resistor R1= 100 Ω ligado a uma fonte de tensão de 20 V e corrente contínua, vamos medir a corrente que entra no resistor e a corrente que sai pelo resistor. 
Análise e Resultados
A tabela abaixo mostra as medições de tensão e corrente feitas no resistor descrito acima.
Erro! Vínculo não válido.Como é possível perceber a partir dos dados coletados, em um resistor simples, a corrente que entra pelo resistor é a mesma que sai por ele. A corrente que vai circular pelo resistor, se considerarmos o sentido eletrônico da corrente elétrica, os elétrons saem do polo negativo e vão em sentido para o polo positivo da fonte.
O segundo experimento a ser realizado, foi executado utilizando 3 resistores ligados em série e alimentados pela fonte de 20 VDC, foi medida a corrente que entra e a corrente que sai em cada resistor, segue tabela com os valores de cada resistor e as medições efetuadas utilizando um amperímetro ligado em serie antes e depois de cada resistor.
	Resistores em série
	Corrente de entrada (A)
	Corrente de saída (A)
	Resistor 150  
	0,047
	0,047
	Resistor 180 
	0,047
	0,047
	Resistor 100 
	0,047
	0,047
Tabela 2: Medição da corrente elétrica de entrada e saída nos resistores em série.
Como é possível perceber a partir dos dados coletados, em um circuito de resistores ligados em série, a corrente é a mesma em qualquer parte do circuito, independentemente do valor de cada resistor.
No terceiro experimento, foi utilizado 3 resistores ligados em paraleo e alimentados pela fonte de 20 VDC, foi medida a corrente que entra e a corrente que sai em cada resistor, segue tabela com os valores de cada resistor e as medições efetuadas utilizando um amperímetro ligado em serie antes e depois de cada resistor.
	Resistores em paralelo
	 Corrente de entrada(A)
	Corrente de saída (A)
	1 k
	 0.020
	 0.020
	200 
	 0.100
	 0.100
	500 
	 0.040
	 0.040
Tabela 3: Medição da corrente elétrica de entrada e saída nos resistores em paralelo.
Neste experimento foi observado que a corrente no circuito de resistores em paralelo é diferente para cada resistor em função do seu valor ôhmico, mas a mesma corrente que entra pelo resistor e igual a corrente que sai por ele.
Conclusão
A corrente elétrica se comporta de forma distinta em circuitos de resistores ligados em série e em paralelo.
Em resistores simples ou em série, a corrente elétrica em todos os componentes do circuito é a mesma, independente do valor de suas resistências individuais.
A corrente elétrica em resistores ligados em paralelo possui fluidez diferente. Nesta configuração, a corrente elétrica é diferente em cada elemento a depender do valor de sua resistência, mas a corrente que entra pelo resistor é sempre a mesma corrente que sai por ele. Vale ainda ressaltar que o sentindo da corrente, adotando o sentido eletrônico será sempre dado do polo negativo para o polo positivo. 
Referências
Sears e Zemansky, Física III: Eletromagnetismo, 12.ª Edição.

Outros materiais