Buscar

SIMULADO FILOSOFIA GERAL E JURIDICA ESTACIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
		
		
	
	  FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
	
	Simulado: CCJ0109_SM_201307388833 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): MARIA BENIZA DE OLIVEIRA NETA
	Matrícula: 201307388833
	Desempenho: 3,0 de 10,0
	Data: 23/11/2014 19:48:47 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307460337)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 Como se sabe, a filosofia nasce a partir da transformação dos mitos gregos. Essa palavra, nos dias de hoje, têm significação semântica múltipla, mas para a filosofia ela tem um significado mais preciso. Neste sentido, após ler as assertivas abaixo, assinale aquela que traduz uma visão INCORRETA acerca do mito:
		
	
	O mito é um relato das origens e que, enquanto tal, tem uma função de instauração: só há mito se o acontecimento fundador não tem lugar na história, mas num tempo antes da história.
	 
	O mito diz sempre como nasceram as coisas, as instituições, as regras etc.
	 
	O mito exige sempre que a explicação seja coerente, lógica e racional.
	
	O mito nasce da experiência espontânea e marcou a sociedade grega antiga.
	
	O mito não se preocupa com as contradições, como o fabuloso e o incompreensível.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307611863)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia a manchete e a seguir que trata da crença numa justiça divina e marque a única opção correta com relação ao pensamento de Platão expresso no Mito de Er. "A justiça divina. O homem costuma avaliar os acontecimentos da vida como castigos divinos. A maioria das pessoas acredita que o ser humano é pecador, e que seus pecados redundam em castigos por parte de Deus. Outra conseqüência desse erro é se acreditar que Deus é cruel e vingativo, e que Ele castiga aos seus filhos. E erro maior ainda é o de se considerar esse castigo eterno em local destinado ao suplício dos pecadores, por toda a eternidade". (Disponível em: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/correio-fraterno /justica-divina.html)
		
	
	Para Platão, a justiça é a aplicação do imperativo categórico.
	 
	Para Platão, a justiça só poderá ser realizada a partir de uma experiência concreta.
	
	Para Platão, a justiça é uma característica da sofística.
	 
	Para Platão, a justiça se afigura como retributiva no transcendente.
	
	Platão compreendeu a justiça a partir da Lei de Talião.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307611872)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise a citação e marque a opção que apresenta corretamente o pensamento de Sócrates em relação ao tema sofística. "Para falar bem em público, é importante ser autêntico", diz especialista Falar em público deixa muita gente com frio na barriga, com as mãos suadas. Se você também fica desesperado nesta situação, saiba que não está sozinho. Existem profissionais que ajudam as pessoas a falarem bem para uma plateia grande. A arte de falar bem surgiu na Grécia antiga. As técnicas eram ensinadas primeiro pelos "sofistas", conhecidos por "tornar forte o mais fraco argumento". Depois, Platão e Aristóteles desenvolveram outras teorias sobre oratória, e as ideias foram ganhando uma dimensão cada vez maior. Hoje, é comum ver empresários e até atletas dandopalestras para multidões. O poder de persuasão e a emoção do discurso contam ponto (Fonte: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/09/).
		
	
	A citação observa o sentido da a maiêutica de Sócrates.
	
	A citação observa os tipos de personalidades que encontramos no mundo da vida.
	
	A citação observa a importância da tese de Kant sobre a moral.
	 
	A citação analisa o sentido de felicidade como bem maior.
	 
	A citação avalia a importância do discurso adequado e sua origem na sofística.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307552681)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação ao perfil do ESTADO de NATUREZA presente no contratualismo hobbesiano, é possível afirmar que:
I - Tal estado se encontrava referenciado às condições de vida levadas por sociedades ditas primitivas, especialmente pelos grupos indígenas que habitavam a costa leste do continente norte-americano.
II - Nesta condição, os homens viviam em comunidades marcadas por elevados níveis de solidariedade econômica e social e pelo respeito absoluto aos direitos e às garantias fundamentais.
III - Este estado se configuraria como um estado de guerra de todos contra todos em que todo homem teria direito a todas as coisas, incluindo os corpos dos outros.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
 
.
		
	
	Somente a afirmativa I está CORRETA.
	 
	Todas as afirmativas estão ERRADAS.
	
	Somente a afirmativa II está ERRADA.
	
	Todas as afirmativas estão CORRETAS.
	 
	Somente a afirmativa III está CORRETA.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307552728)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No diálogo de A República, observa-se uma descrição da república ideal, a qual deve ter como objetivo a realização da justiça entendida como atribuição a cada um da obrigação que lhe cabe, de acordo com as próprias aptidões. Assim, no que se refere às formas de governo pensadas e analisadas por Platão, podemos afirmar que:
I - Ainda que o governo da Pólis fosse tomado pelos guerreiros, gerando uma TIMOCRACIA, tal forma de governo se caracterizaria pelas tendências pacíficas, gerando um ambiente de repartição mais igualitária da riqueza e da justiça pelas diversas classes sociais.
II - A forma de governo oligárquica, na qual o poder encontra-se ligado à fortuna, resultando no enriquecimento de poucos e na extrema pobreza de muitos, poderia gerar o governo da multidão (a democracia) que aspiraria à igualdade absoluta, desrespeitando hierarquias naturais e legítimas.
III - Apenas a aristocracia de espírito (governo dos sábios, dos filósofos) se constituiria na única forma de governo que poderia ser considerada como justa e legítima, já que somente poderia governar a cidade aqueles que fossem justos em virtude das implicações e dos mecanismos das ações justas, fornecidas, obviamente, pelo conhecimento filosófico. 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	As afirmativas I e III estão ERRADAS.
	 
	As afirmativas II e III estão CORRETAS.
	
	Todas as afirmativas estão ERRADAS.
	 
	Todas as afirmativas estão CORRETAS.
	
	As afirmativas I e II estão ERRADAS.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307539198)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo o pensamento de Aristóteles, é correto afirmar:
I - A ética compreende duas virtudes: morais e intelectuais.
II - A justiça legal baseia-se na tradição, nos costumes e apresenta universalidade.
III - A ética é o estudo que visa assegurar o cumprimento do dever por puro dever.
IV - A justiça comutativa regula as ações entre particulares, apresentando o critério do justo meio aritmético.
		
	 
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Os itens III e IV estão corretos.
	 
	Todos os itens estão corretos.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307539190)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Platão, filósofo grego, em sua obra, República, apresenta o denominado Mito da Caverna com o objetivo de ilustrar a passagem, de um grau de conhecimento (doxa) para outro (episteme), o que exige acentuada mudança de mentalidade das pessoas. Observe as alternativas abaixo e assinale aquela que evidencia a referida passagem.
		
	
	Corresponde a um processo lento de mudança em que a pessoa se afasta da visão do senso comum e procura alcançar um nível de atitudes pautado no bom senso da doxa (opinião).
	
	Trata-se
de um caminho que é percorrido pela razão humana, que sai das sombras e encontra sempre muitos obstáculos para atingir a luz divina.
	
	Consiste em levar as pessoas da compreensão do mundo concreto, sensível, para atingir o mundo do ser divino.
	 
	Trata-se de um processo gradativo de libertação que vai tirar das pessoas as correntes da alienação e favorecer o conhecimento sobre a realidade e a Filosofia.
	
	Nela se resume a concepção a respeito do conhecimento, em que as pessoas saem do simples âmbito das opiniões e tentam encaminhar-se ao alcance da verdade, jamais alcançada.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307539192)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No livro VII, da obra República, Platão narra um mito de extraordinária força, em que se representa simbolicamente a situação do homem e sua relação com a filosofia e, ao mesmo tempo, a estrutura da realidade social. Este mito narrado pelo filósofo ficou conhecido como Mito da:
		
	 
	caverna.
	
	sombra.
	
	realidade.
	
	intelectualidade.
	 
	república.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307539194)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ética aristotélica, que representa uma ética típica do mundo antigo, apresenta uma análise do conceito justiça. Sobre essa contribuição, assinale a resposta correta:
I - que o justo particular distributivo realiza-se no momento em que se faz importante uma atribuição a membros da comunidade de bens pecuniários, honras, cargos etc.
II - que a ética repousa sobre a preponderância da alma racional sobre a alma irascível e apetitiva.
III - que o bem comum é o bem individual dos cidadão de uma polis.
IV - que o homem é um ser gregário por natureza e que, portanto, só pode haver realização humana plena em sociedade.
		
	
	Somente o item I está correto.
	
	Somente o item III está correto.
	 
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Todos os itens estão incorretos.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307539202)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ética estoica pode ser expressa em duas fórmulas célebres: "Vive de acordo contigo mesmo" e "Vive de acordo com a natureza". Marque a afirmativa correta em relação ao pensamento estoico:
I. Para Zenão a natureza humana caracteriza-se por ser irracional, pelo logos e, nesse sentido, viver segundo a natureza significa viver segundo o mundo ecológico. O império da natureza sobre os sentidos, eliminando as paixões e os vícios.
 II. Para Zenão a natureza humana caracteriza-se por ser racional, pelo logos e, nesse sentido, viver segundo a natureza significa viver segundo a razão. O império da razão sobre os sentidos, eliminando as paixões e os vícios.
III. Para Zenão a natureza humana caracteriza-se por ser irracional, pelo logos e, nesse sentido, viver segundo a sociedade significa viver segundo a razão. O império da sensibilidade sobre os sentidos, aceitando as paixões e os vícios.
IV. Para Zenão a natureza humana caracteriza-se por ser racional, pelo logos e, nesse sentido, viver segundo a natureza significa viver segundo a ecologia. O império da razão sobre os sentidos, ressaltando as paixões e os vícios.
		
	
	Somente o item I está correto.
	
	Somente o item III está correto.
	 
	Somente o item II está correto.
	
	Somente o item IV está correto.
	
	Todos os itens estão incorretos.
		
	
	
	 Voltar
	
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais