Buscar

Ciências do Amb. - AV1 - Trabalho (exercício avaliado)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício em aula 
Professora: Dra Bárbara Monteiro 
Aluno: Ricardo Paiva da Silva 
Faculdade/Curso: Estácio de Sá – Engenharia de Petróleo – 1º período 
 
Questão 1
Meio Ambiente, por definição, é o ‘’conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e bem-estar dos seres vivos, incluindo não apenas o lugar no espaço, mas todas as condições físicas, químicas e biológicas (ambientes naturais e artificiais)’’ Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994. Seja para preservar, com nenhuma intervenção do homem e 20% da área total por lei, ou para proteger/conservar, onde já existe intervenção do homem, precisamos que os adultos de hoje desenvolvam e as crianças já cresçam com o pensamento da Educação Ambiental incorporado no seu dia a dia.
Não podemos iniciar a questão da Educação Ambiental sem falar na sua definição. No Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999 – PNEA - Política Nacional de Educação Ambiental, enxergamos que "Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do Meio Ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.". No final deste artigo, vemos que um dos objetivos da Educação Ambiental é ‘’a conservação do Meio Ambiente’’ e que esta mesma conservação é ‘’essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade’’. Esta frase vai ao encontro da idéia básica do Desenvolvimento Sustentável, que iremos dar o devido tratamento no parágrafo a seguir.
Desenvolvimento Sustentável, de acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas - ONU, é "aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades". A partir desta definição, alguns denominadores comuns devem estar presentes na ideia do que seja o desenvolvimento sustentável a fim de que haja um senso comum nos quatro cantos do mundo. De acordo com Mari Elizabete Bernardini Seiffert (Gestão Ambiental, 2007, p. 26), são eles:
I - Igualdade: todos os povos devem ter acesso à possibilidade de melhorar seu bem-estar econômico, tanto suas gerações presentes, quanto futuras;
II - Administração responsável: os processos produtivos e financeiros devem ser responsáveis com relação àquilo que é objeto de suas ações, sendo elaborados de forma a causar o menor prejuízo ambiental;
III - Limites: o desenvolvimento deve ser encaminhado dentro dos limites tanto dos recursos naturais não renováveis, quanto da intervenção tolerável do ser humano sobre os ecossistemas;
IV - Comunidade global: não há fronteiras nacionais ou geográficas para os prejuízos ambientais; somente as ações e a cooperação internacional possibilitam reparar prejuízos já causados e assegurar um desenvolvimento seguro no futuro;
V - Natureza sistêmica: o desenvolvimento deve considerar os inter-relacionamentos entre ecossistemas naturais e as atividades humanas.
A partir disso, observamos que o Desenvolvimento Sustentável tem três colunas de sustentação: Economia, Meio Ambiente e Equidade Social. A Economia deve e têm que se desenvolver sim, no entanto com muita pesquisa e o auxílio da tecnologia, precisa preservar e proteger o Meio Ambiente. O Meio Ambiente, por definição da PNEA, é ‘’ bem de uso comum do povo’’, não há distinções entre as classes, se houver um acidente ambiental ambas irão sofrer as consequencias. Essa questão da igualdade e não distinção entre as classes na questão do Meio Ambiente é o que podemos denominar com a coluna Equidade Social. Agora uma pergunta: Qual o objetivo do Desenvolvimento Sustentável?
Conservar o planeta para as futuras gerações. Este é o grande objetivo e meta do Desenvolvimento Sustentável. Esta é a mensagem que deve ser compreendida e absorvida por todos.
Nós da atual geração temos muito mais facilidade de acesso e recebemos esses tipos de informação relacionadas a Meio Ambiente, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável a todo instante, de toda parte; diferente das gerações passadas. 
Logo, baseado na Lei 9795/99 – PNEA, nós da presente geração temos a obrigação de conservar e proteger o planeta, um ‘’bem de uso comum do povo’’ e que será ‘’essencial à sadia qualidade’’ das futuras gerações.
O poder público e privado também têm essa obrigação por lei. Cabe a cada um de nós cobrar para que se faça valer. Não podemos cruzar nossos braços. Está é a mensagem.
Questão 2
A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais, sim. Mas por que isso? Baseado na história, temos um bom exemplo na 2ª Guerra Mundial. Resumidamente, foi uma guerra com fundamentação econômica, onde a Alemanha nazizta não estava satisfeita com o retrato da economia mundial, se planejou através de seu principal articulardor, Hitler, acabou invadindo a Polônia em setembro de 1939 e deu início a secunda grande guerra, entre denominados EIXO e Aliados. Logo, enchergamos a importância que a economia tem no equilibrio do planeta. Não é de hoje que o petróleo ‘’faz a Terra girar’’, no entanto, cada dia que passa ele está presente em menor quantidade e indo de encontro a nossa demanda. Pergunto: E se países não possuidores de petróleo, hoje ou daqui 10 anos, não estiverem mais satisfeitos com o valor cobrado, taxas e outros? Poderemos viver a 3ª G.M.? Está pergunta só o tempo poderá nos responder. Vamos torcer que não.
Fonte 01: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4379/1/SEGUNDA-GUERRA-MUNDIAL-Resumo/Paacutegina1.html
Fonte 02: Aulas do professor Queiroga, consultor em Petróleo e ex PETROBRAS.

Outros materiais